Publicado ontem (09), o boletim InfroGrip da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou aos grandes centros urbanos e turísticos para o risco de importação de casos de influenza A e de registros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em adultos e crianças.
A Semana Epidemiológica 48, analisada, compreende o período de 28 de novembro a 4 de dezembro, e a investigação tem como base os dados inseridos no SivepGripe até 6 de dezembro.
Segundo o boletim, entre as 27 unidades federativas, Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo, últimas seis semanas, para crianças e adultos.
A Fiocruz informou também que no Acre, Amazonas e Amapá, na Bahia, no Espírito Santo, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro, em Rondônia e em São Paulo, houver sinal forte de crescimento na tendência de longo prazo e que, no Amapá, na Bahia, no Espírito Santo, Pará e Rio de Janeiro e em Rondônia, o sinal é de crescimento na tendência de curto prazo (últimas três semanas).