Com a chegada do verão e do consequente aumento de calor em todo o país, não tem coisa pior que ficar com a sensação de pele oleosa. E, em um momento em que as máscaras de proteção ainda são necessárias, a oleosidade da pele, atrelada ao calor, acaba potencializando o surgimento de acne.
Mas a boa notícia é que o mercado de dermocosméticos já pensou em uma solução para reduzir os problemas gerados por uma pele acneica e oleosa: os produtos com ácido lático, que faz parte do grupo dos AHAs, abreviação de alfa-hidroxiácidos, substâncias conhecidas por serem esfoliantes químicos em água que tratam a pele sem brilho e irregular.
O AHA dissolve o material de ligação que une as células mortas da pele, abrindo espaço para que novas células possam atingir a superfície da pele, assim estimula a produção de colágeno e prepara a pele para absorver os produtos da sua rotina. Além disso, é considerado, entre os AHAs, uma substância gentil, que proporciona uma esfoliação química suave, ao mesmo tempo em que promove a hidratação da pele.
Origem
O nome vem originalmente do açúcar do leite (lactose), mas com sua biotecnologia ele pode ser obtido de outras fontes, como da fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.
Além disso, ele pode ser produzido naturalmente pelo nosso corpo quando praticamos exercícios físicos, o que o torna muito importante na criação de energia para o nosso organismo.
Benefícios
A partir da esfoliação, os produtos com ácido lático são capazes de ajudar na limpeza dos poros e remover suavemente a pele morta sem irritar. Com isso, a pele passa por uma renovação celular sem ser prejudicada. O poder hidratante do ácido lático acaba sendo fundamental neste processo na medida em que ele repõe os nutrientes necessários à pele, antes que ela fique exposta.
Por sua ação suave, o ácido lático virou a aposta dos dermatologistas para pacientes que têm a pele sensível e desejam controlar a oleosidade. Antigamente, os produtos destinados à pele oleosa retiravam completamente a hidratação da pele e, de certa forma, acabavam trazendo outros danos aos pacientes.
No caso do ácido lático, a oleosidade passa a ser controlada sem que a pele seja agredida ou danificada. Outra vantagem do ácido lático para quem tem pele acneica é no tratamento das manchas causadas pelas espinhas. Com uso regular de produtos com ácido lático, já é possível ver uma redução nas manchas e uma uniformização do tom da pele.
Rotina
Mesmo sendo brando, por ser um ácido e fazer uma esfoliação química, este produto não deve ter seu uso negligenciado. O ácido lático precisa ser aplicado com alguns cuidados que, apesar de simples, são extremamente necessários.
O primeiro cuidado diz respeito à hidratação. É necessário que, após o uso do ácido, a pele seja hidratada com algum produto que proteja da esfoliação química e potencialize seus efeitos.
O outro cuidado necessário é em relação à proteção solar. É indispensável o uso de filtro solar após a aplicação de produtos com ácido lático. Dessa forma, a pele sensível e recém-esfoliada fica protegida dos raios solares mesmo após a esfoliação.
Dica valiosa
Para que a sua pele se acostume e se adapte à nova rotina com o ácido, procure usá-lo alternando as noites. E como já falamos por aqui, o uso do protetor solar é indispensável. É agindo assim que você conseguirá potencializar os efeitos e resultados do produto na sua pele.