SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios

O estudo apresenta como produto a versão liofilizada do curativo de pele da tilápia, ou seja, o curativo é desidratado por um processo a frio e sob baixa pressão.

Publicado em 

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios - News Rondônia

O revolucionário tratamento brasileiro com pele de tilápia, desenvolvido por cientistas Universidade Federal do Ceará, ganhou três prêmios nacionais em apenas um mês, um reconhecimento merecidíssimo.

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios - News Rondônia

As pesquisas premiadas envolvem o uso medicinal da pele do peixe em diversas áreas: para tratar queimaduras, feridas, para cirurgias plásticas e reparadoras e também no uso veterinário, em cães.

Com essas comendas recebidas em novembro, as pesquisas com a pele de tilápia já somam 19 premiações, todas em primeiro lugar. Que orgulho dos nossos cientistas!

Os prêmios

No último dia 24 de novembro, um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC recebeu o Prêmio Mentes da Inovação, promovido pela empresa Bayer.

Com a pesquisa “O curativo biológico de pele de tilápia liofilizada: um novo dispositivo regenerativo para tratamento de feridas, queimaduras e cirurgias plásticas reparadoras”, os pesquisadores foram premiados na categoria Saúde.

O estudo apresenta como produto a versão liofilizada do curativo de pele da tilápia, ou seja, o curativo é desidratado por um processo a frio e sob baixa pressão.

“É muito diferente de você fazer desidratação por calor. Quando você a faz por aquecimento, você acelera a degradação do tecido, você desnatura as proteínas. Já a liofilização conserva a estrutura do tecido”, explica o pesquisador Carlos Roberto Koscky Paier, que é um dos orientadores da pesquisa, juntamente com os professores Felipe Rocha, Odorico de Morais e Elisabeth de Morais e o médico Edmar Maciel, coordenador-geral das pesquisas com pele de tilápia.

A vantagem

A vantagem desse novo curativo é que ele reduz os custos existentes no curativo de pele de tilápia conservada em glicerol, que é o material que vem sendo utilizado atualmente nas pesquisas e tratamentos.

Como esse curativo tem a necessidade de estar armazenado sob refrigeração, ele gera gastos maiores com a energia e com o transporte. Já o liofilizado não necessita dessa preocupação no armazenamento, uma vez que pode ser mantido em temperatura ambiente.

“Para se ter uma ideia, quando a gente precisa esterilizar a pele em São Paulo, a gente envia a pele liofilizada por SEDEX, pagando quarenta, cinquenta reais. Antigamente, quando a pele estava no glicerol, a gente pagava mil reais, porque ela tinha que ser refrigerada. Então, é um ganho logístico absurdo”, avalia Paier, que também é técnico de laboratório da UFC e coordenou a submissão do trabalho, detalhado em forma de monografia, para concorrer ao prêmio da Bayer.

A defesa do trabalho foi feita em apresentação oral pela doutoranda em Farmacologia Nathaly Mendonza, sob orientação de Paier.

Aplicação ginecológica

Pela segunda vez, as pesquisas com pele de tilápia vencem o Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde. Desta vez, na edição de 2021, um grupo de pesquisadores da área de ginecologia, coordenado pelos professores Leonardo Bezerra e Zenilda Bruno, da Faculdade de Medicina da UFC, venceu a comenda na categoria Tratamento. A cerimônia de premiação acontecerá em formato virtual em 15 de dezembro.

O prêmio foi destinado ao estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave”.

Desde 2016, o Prof. Leonardo Bezerra vem trabalhando, de forma pioneira, na técnica de utilização do curativo de pele de tilápia para uso ginecológico.

O uso da pele de tilápia na área da Ginecologia, iniciado a partir de pesquisas desenvolvidas em Fortaleza, ganhou destaque internacional. A primeira cirurgia de redesignação de sexo (masculino para feminino), realizada no mundo, utilizando a pele do peixe, ocorreu em Cali, na Colômbia, com matéria prima originária do Banco de Peles de Tilápia, instalado no NPDM/UFC.

O procedimento cirúrgico, que teve duração de uma hora, foi realizado em um paciente de 36 anos de idade, por uma equipe que contou com as participações dos pesquisadores cearenses Edmar Maciel Lima Júnior e Leonardo Bezerra, bem como do cirurgião plástico Álvaro Rodriguez, referência na Colômbia em cirurgia de redesignação sexual.

Mais de trinta cirurgias desta em pacientes da América Latina já foram realizadas naquele país.

Autor da técnica de neovaginoplastia usando a pele de tilápia, Leonardo Bezerra informa que o procedimento é mais rápido, favorece a recuperação e apresenta resultados anatômicos bastante satisfatórios, já amplamente publicados na literatura médica.

As cirurgias vêm sendo realizadas desde 2017 sob protocolo de pesquisa clínica e já beneficiaram mais de 20 pacientes na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC) com rara síndrome de agenesia vaginal congênita ou câncer vaginal, sob coordenação da Profa. Dra. Zenilda Vieira Bruno.

Uso na veterinária

A terceira premiação foi dada à primeira pesquisa que utiliza a pele da tilápia para o uso oftálmico. A veterinária Mirza Melo apresentou, no XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária, o estudo “Enxerto de pele de tilápia em úlcera de córnea de cães”, o qual recebeu o prêmio de melhor trabalho do congresso. Fruto de sua pesquisa de mestrado na UFC em Medicina Translacional, sob orientação do Prof. Odorico de Morais, o trabalho descreve o primeiro caso de uso da pele da tilápia in natura em lesões de olhos de cães.

“Apesar de haver 48 aplicações para a pele de tilápia na medicina humana, o uso oftálmico nunca havia sido realizado, e o que vemos em nossos resultados é que, além de fácil conservação e manipulação no transcirúrgico, temos um ótimo reparo corneano e um pós- cirúrgico sem dor, sem infecções ou complicações após a aplicação da pele”, explica a pesquisadora Mirza Melo.

Mirza esclarece que hoje a técnica vem sendo usada utilizando não mais a pele in natura, mas a sua matriz dérmica, também denominada scaffold, que é um arcabouço feito de colágeno puro, obtido através de um longo processo laboratorial de remoção das células do peixe. Ela aponta que esse novo material tem proporcionado ótima cicatrização e transparência corneana.

A veterinária informa que 119 cães já foram operados com a técnica e que, agora, estão sendo estudadas novas possibilidades de aplicação em cirurgia nos olhos. “Estamos evoluindo com nossos resultados para que a técnica também seja usada em olhos humanos”, adianta.

Expansão da pesquisa

O coordenador-geral das pesquisas com pele de tilápia, Edmar Maciel, que foi quem iniciou esses estudos em 2015, comemora as premiações como a valorização da importância desses achados científicos.

“Esses prêmios foram ganhos em três áreas distintas, por três pessoas diferentes que não a minha pessoa, o que mostra um engajamento de todos na pesquisa, nas mais diversas especialidades e nas mais diversas áreas. Isso mostra que a nossa pesquisa é gerenciada de forma horizontal, na qual todos participam, todos alcançam o sucesso e todos têm o reconhecimento”, celebra.

Edmar destaca que, neste semestre, o grupo de pesquisadores envolvidos nos estudos com pele de tilápia chegou a 297 pessoas, distribuídos em nove estados brasileiros e oito países.

“Esses prêmios, em primeiro lugar, reconhecem o mérito, o esforço, a dedicação dos pesquisadores que estão à frente desse projeto ao longo desses anos”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto. Segundo ele, todo o reconhecimento nacional e internacional dessas pesquisas se dá por elas representarem “um exemplo cristalino” dos resultados práticos dos investimentos em pesquisa na melhoria da vida das pessoas.

Ele reforça ainda que a UFC tem procurado atuar de maneira mais próxima dos pesquisadores no processo de reconhecimento da propriedade intelectual de seus inventos, através das patentes. No caso da pele de tilápia, já existem quatro patentes para produtos desenvolvidos a partir desse material. Em três delas, a UFC detém 50% dos direitos autorais e, na quarta, 25%.

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dr. Renan Maldonado defende inovação e sustentabilidade no agronegócio durante o Momento Agro

Entrevista destaca os desafios e as oportunidades do setor diante das mudanças climáticas e das exigências do mercado global
L

Alicante Bouschet em grande estilo: Encostas de Estremoz Grande Reserva reafirma o potencial do Alentejo

Descubra como o Encostas de Estremoz Grande Reserva revela a força da Alicante Bouschet e reafirma o Alentejo como berço de grandes vinhos tintos de guarda.
L
Lula anuncia comitê liderado por Alckmin para proteger economia brasileira após tarifas dos EUA

Lula anuncia comitê liderado por Alckmin para proteger economia brasileira após tarifas dos EUA

Grupo interministerial terá missão de ouvir setores produtivos e adotar medidas contra impactos econômicos causados pela taxação anunciada por Trump.
L
Universidade Federal Unir se prepara para o retorno das atividades do segundo semestre de 2025.2, com a volta de veteranos e calouros

Universidade Federal Unir se prepara para o retorno das atividades do segundo semestre de 2025.2, com a volta de veteranos e calouros

O período, intitulado como segundo semestre de 2025, começa oficialmente na próxima terça-feira (22).
L

Porto Velho destaca oportunidades de estágio e desenvolvimento profissional com IEL e Fiero Talentos

Entrevista com Michele Corrêa e Thansey Iara no programa Momento Empresarial detalha funcionamento dos portais de carreira e ações para inserir jovens no mercado de trabalho
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Patrulha Maria da Penha completa 8 anos em Rondônia com mais de 7 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica

Projeto da Polícia Militar, em parceria com o TJ e MP, reforça proteção de mulheres e amplia ações com novas viaturas e prédio revitalizado
L

Zeekr 7X será lançado oficialmente no Brasil em agosto

SUV elétrico chega ao país com autonomia de 543 quilômetros e recarga em 13 minutos
L
Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Sem esconder o jogo, Chaves afirmou que está reorganizando a estrutura partidária e percorrendo o estado com o objetivo de fortalecer a sigla e abrir caminho para um projeto majoritário.
L

Jovem News | Entrevista Luís Norberto

Nesta segunda-feira, dia 14, às 17h, o programa Jovem News recebe Luís Norberto, coordenador da Juventude no governo de Rondônia. Na pauta, as ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens no Estado. Uma conversa essencial para quem acredita no futuro!
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Edição 2025 da Marcha para Jesus conta com apoio da Prefeitura de Porto Velho e expectativa de público recorde para louvar e clamar bênçãos para a capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Com apoio de Dra. Taíssa, 30ª Expoagum reúne multidão em Guajará-Mirim com shows, montaria e gastronomia típica

Evento gratuito teve investimento de R$ 858 mil em emenda parlamentar da deputada, parceria com Sejucel e Governo de Rondônia, e fortaleceu cultura e economia local
L

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza obra de pavimentação na RO-420 em Jacinópolis viabilizada por emenda de R$ 2 milhões

Parlamentar destaca importância da estrada para o escoamento da produção rural e reforça compromisso com fiscalização de recursos públicos
L

Ieda Chaves investe mais de R$ 90 mil para impulsionar produção agrícola em Nova Mutum Paraná

Novas estufas e bancadas hidropônicas fortalecem o trabalho da Associação do Observatório Socioambiental
L

Com emenda de Cláudia de Jesus, associação rural de Jaru recebe veículo para reforçar agricultura familiar

Recurso de R$ 100 mil fortalece logística da Associação Cristo Bom Pastor
L

Eyder Brasil garante emenda para realização da 31ª Marcha para Jesus em Porto Velho

Cantor Isaías Saad será a atração principal do evento marcado para 2 de agosto
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por roubo qualificado é preso em Porto Velho após tentar fugir pulando telhados

Procurado por roubo qualificado, foi capturado pela PM após denúncia e tentativa de fuga cinematográfica
12
Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Ações da Polícia Militar de Rondônia aumentam patrulhamento e prevenção para evitar furtos e garantir segurança nas férias escolares.
L
Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa "Brasil Antenado" inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Programa “Brasil Antenado” inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Iniciativa beneficia famílias de baixa renda em 323 municípios, garantindo acesso à TV digital.
L
Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Ferramenta unifica dados de roubo, furto e extravio para consulta de IMEI.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Ferramenta moderniza gestão pública, garante economia e mais agilidade nos processos administrativos
L
Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Cristiane Lopes, que sempre participou da Marcha para Jesus, celebra a oportunidade de contribuir diretamente com o evento.
L
RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

Obra fortalece escoamento da produção de calcário e agricultura no município.
L
Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

A reunião foi coordenado pelo líder do grupo o mototaxista Maycom e contou a participação do advogado especializado em direito trabalhista e sindical Itamar Ferreira.
L
Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Novo FPSO já viaja com tripulação embarcada para agilizar início da produção de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos.
L
Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

País facilita entrada de estrangeiros para conferência climática em Belém.
L
Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Nova medida reforça controle fitossanitário, combate fraudes e assegura a qualidade das sementes comercializadas no estado.
L
Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Obra histórica avança para fase final com 81 km já asfaltados, sinalização, pontes de concreto e dispositivos de segurança no Cone Sul.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.