A V Mostra Cultural do Judiciário de Rondônia inicia nesta quinta-feira, 2, as apresentações com 14 números, iniciados com a música "O que serei?", interpretada por Leonardo Nepomuceno e Fernando de Oliveira Lessa. A partir das 19h, com entrada franca, o público terá acesso a músicas nacionais, internacionais, apresentações individuais e em grupos, e até um show de stand up (comédia). O Teatro Palácio das Artes fica na Rua Presidente Dutra, no Bairro Olaria, em Porto Velho.
Os artistas destes dois dias de espetáculo, durante o ano inteiro estão nas varas, gabinetes e departamentos da Justiça de Rondônia, atuando como juízes e juízes, servidores e servidoras que emprestam um pouco do talento que têm para a realização da Mostra, que este ano traz o tema "Todos pela vida. Todos pela Arte!". O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça, por intermédio da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), com apoio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia e do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário (Sinjur), além de ser um evento parceiro do projeto Papai Noel dos Correios. Por isso, apesar de o ingresso ser gratuito, o público é convidado a participar do projeto tradicional que reúne doações de brinquedos e materiais escolares para crianças que enviam cartas com pedidos especiais de Natal. A produção executiva do evento é de Luís Salmento e a direção artística de Gilca Lobo.
A programação tem continuidade na sexta-feira, 3, com mais 15 apresentações. Francisco Casimiro da Silva (Piauí) canta Roberto Carlos e a servidora Fabiana Cristhie P. Moreira apresenta o espetáculo de dança 'Luz que evidencia a arte da vida'. E tem muito mais atrações, numa programação que foi cuidadosamente montada para impressionar o público que vai ao teatro, mas também que estiver em casa, pois, para aqueles que não puderem ir ao teatro, a mostra terá transmissão pelo Canal do TJRO no YouTube (clique no link). Por conta dos cuidados que são necessários para prevenir a transmissão do novo coronavírus, a capacidade de público do teatro está limitada a 50%, sendo obrigatórios o uso de máscaras e a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19.