Dados divulgados hoje (19) pela Campanha Nacional de Despejo Zero que reúne mais de 100 organizações da sociedade civil revelam uma triste tendência para o mês de dezembro de 2021 onde 120 mil famílias estão sob a ameaça de despejo.
Em Rondônia, seria 1.290, no total. Os estados de São Paulo, Amazonas e Pernambuco seguem sendo os estados onde mais famílias estão ameaçadas de perder sua moradia.
Em linhas gerais, o número de 120 mil no país é 554% maior do que o registrado no início da pandemia. “São 123.153 famílias ameaçadas de remoção durante a pandemia no Brasil frente a 18.840 famílias ameaçadas em agosto de 2020. Desde o último levantamento, divulgado em agosto deste ano, o número de famílias ameaçadas aumentou 32%”.
A entidade lembra que “atualmente, essas famílias estão protegidas por determinação do Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, no âmbito da ADPF 828. Pela decisão, ficam impossibilitadas, por seis meses, medidas administrativas ou judiciais que resultem em despejos, desocupações, remoções forçadas ou reintegrações de posse de natureza coletiva em imóveis que sirvam de moradia ou que representem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar de populações vulneráveis".