SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

BR-364, UMA FÁBRICA DE ENXUGAR GELO

A 364 continua o eterno problema.

Publicado em 

BR-364, UMA FÁBRICA DE ENXUGAR GELO - News Rondônia

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Um ponto positivo no deputado Gehlen Diniz (PROGRESSISTA) é que não encobre mal feito de aliados. Ontem, fez uma crítica dura e justa contra o DNIT, comandado pelo engenheiro Thiago Caetano, indicado pelo governador eleito Gladson Cameli, por este estar fazendo um serviço que equivale a enxugar gelo. Destaca que não adianta fazer um trabalho de qualidade no verão e deixar de instalar balanças para regular a tonelagem dos caminhões que trafegam no trecho entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul. “Chega o inverno e acaba com tudo o que foi feito. Não se pode rasgar dinheiro, principalmente, quando se trata de dinheiro público”, adverte o parlamentar. Géhlen, que já denunciou a não instalação de balanças na BR-364, promete fazer nova denúncia á PGR, caso a questão não se resolva. A 364 continua o eterno problema.

BR-364, UMA FÁBRICA DE ENXUGAR GELO - News Rondônia

O JOGO É EM FEVEREIRO

Tudo o que for discutido este ano sobre quem ocupará a presidência da Assembléia Legislativa ficará no campo do imaginário, uma espécie de reino da fantasia. É um assunto que somente se resolverá em fevereiro e com a interferência do governador eleito Gladson Cameli.

NADA DEMAIS

Cargo de confiança pode ser demitido a qualquer momento. Não vejo, pois, nada demais no fato do governador estar promovendo uma procissão de demissões de alguns ocupantes.

BRIGA ZERO

A derrota da deputada Leila Galvão (PT) não quebrou a sua boa relação com a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem. Ficou claro numa postagem da parlamentar, com ambas em uma foto. Leila também descarta disputar a prefeitura do município em 2020. E fica no PT.

COMPLETAMENTE DESCARTADO

Conversei ontem com uma dos mais próximos assessores do deputado Ney Amorim (PT). Confirmou o que o Ney já tinha me dito semana passada: não ficará no PT. E tampouco vai para um partido de oposição, deve buscar uma sigla independente para entrar com seu grupo.

SERIA O MARINHEIRO DO BARCO

O deputado Ney Amorim (PT) não está errado em descartar a oposição. Em qualquer barco dos grandes partidos da oposição, entraria como um simples marinheiro. Iria parecer oportunismo.

REJEIÇÃO NATURAL

E uma sua vinda para a oposição haveria uma natural reação das alas mais radicais. Já ouvi de vários setores da oposição se posicionando contra a vinda do deputado Ney Amorim (PT).

BATEU EXATO

Os petistas passaram a campanha tentando desmoralizar as pesquisas regionais do DATA- CONTROL e DELTA. Veio a votação, urnas abertas, e ambas acertaram todas as previsões majoritárias. Os seus donos não jogariam seus institutos ao descrédito forjando resultados.

NÃO SIGNIFICA NADA

Foi divulgada a lista dos indicados para compor a equipe de transição com o atual governo. Ser indicado para a lista não significa ganhar um passaporte para vir a ser um futuro secretário.

PROVOU LIDERANÇA

Por mais incrível que possa parecer o ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, conseguiu fazer da candidata Meire Serafim (MDB) a mais votada do município, com 1.180 votos, batendo os candidatos regionais, Branca Menezes (PSDB) e Jairo Carvalho (PSD).

FOI PERFEITO

O senador Jorge Viana (PT) disse após a eleição que faltou ao seu partido reconhecer os atos de corrupção praticados. Quem veio no mesmo tom e de forma incisiva num ato do PT, em Fortaleza, acusando os petistas de não reconhecerem os seus erros e mal feitos, foi o senador eleito Cid Gomes, que vaticinou em meio às vaias: “vocês vão perder, babacas”.

DERROTA RECONHECIDA

Nem o mais otimista dos petistas ainda acredita que o Fernando Haddad (PT) poderá reverter os 18% a favor do Jair Bolsonaro (PSL), que contra toda a resistência dos medalhões políticos tende a ser eleito com uma votação espetacular. Não entro na canoa dos alarmistas que o Brasil acabará e a ditadura voltará. E tampouco teremos uma invasão marciana.

VAMOS CONTAR A VERDADEIRA HISTÓRIA

Não foi nenhum deputado do PT, que fez retornar o pagamento das pensões de ex-governadores, benefício que tinha sido cortado pelo ex-governador Orleir Cameli. O projeto foi de autoria do então deputado Vagner Sales (PMDB). Não vamos querer desvirtuar a história.

TREZENTOS SECRETÁRIOS

Pelos nomes que estão sendo ventilados para o secretariado do governador eleito Gladson Cameli, o número já deve estar pela casa dos trezentos. Falta combinar com o Cameli. E a lembrar da sua promessa de cortar secretarias e cargos de confiança, como primeira medida.

UMA CORREÇÃO

Uma correção sobre nota publicada na coluna: o deputado federal Raimundo Angelim (PT) não voltará a lecionar na UFAC, como foi divulgado, já se encontra aposentado daquela instituição.

A FOICE ESTÁ COMENDO SOLTA

A foice das demissões que o atual governador está manejando nos últimos dias não tem poupado nem a cabeça dos companheiros, foi o caso do petista radical, o médico José Hassem, que perdeu o posto no hospital de Sena Madureira, onde estava à disposição.

CONFUSÃO BRABA

A confusão está para mais de metro para as bandas da Câmara Municipal de Rio Branco. Até aqui já são três vereadores que se lançaram candidatos: N.Lima (PSL), Antonio Morais (PT) e Emerson Jarude. O candidato da base política da prefeita Socorro Neri é o vereador petista.

DE PRIMEIRO MOMENTO

O senador eleito Márcio Bittar (MDB) e o Alan Rick (DEM) foram os primeiros da coligação do Gladson Cameli a manifestar apoio à candidatura à presidência do Jair Bolsonaro (PSL). É natural que venham ter espaços no futuro governo Bolsonaro, nos cargos federais, no Acre.

CARLOS BEIRUTE

Teve um papel importante na reta final da campanha do candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), juntando apoios novos. Justamente num momento delicado da indefinição da segunda vaga de senador. Na reta final, Beirute entrou de cabeça na campanha do Bittar.

ALERTEI VÁRIAS VEZES

Alertei várias vezes que se tratava apenas de uma eleição para o governo e mandatos legislativos, e que por isso não comportava tantas agressões entre os que defendiam candidaturas diferentes. Terminou a eleição e os que assim agiram ficaram muito mal.

PODE HAVER MODIFICAÇÕES

Dependendo de ações por compra de votos que estão correndo na justiça eleitoral poderá haver modificações na composição das bancadas na Assembléia Legislativa. É com a justiça.

PROVA DE FOGO

Ganhar a eleição com certeza não foi tão difícil como a tarefa que espera o vice-governador eleito Major Rocha (PSDB), que é quem comandará as ações de uma das pastas mais delicadas, a da segurança pública, num momento em que vivemos um clima de execuções na capital. Terá um ano para provar a incompetência que denunciava dos gestores da pasta.

FORA DE COGITAÇÃO

O vice-governador eleito Major Rocha descarta ar hipótese de ser secretário de Segurança.

A NOVELA DO VICE

A escolha do vice na chapa do Marcus Alexandre (PT) passou por fases conturbadas. Os nomes do Márcio Batista (PCdoB) e Jenilson Lopes (PCdoB) foram vetados de pronto. O governador indicou a chefe de gabinete, Márcia Regina, mas o Marcus não aceitou e escolheu o deputado Daniel Zen (PT). Em represália ao veto, o governador rejeitou Zen e escolheu Emylson Farias (PDT) para vice.

ACERTOU NA LOTERIA

Foi um ultimato e o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) teve que aceitar a indicação do Emylson farias (PDT) para compor como vice da chapa. Mas não foi a indicação a causa da derrota.

SAIU GANHANDO

O deputado Daniel Zen (PT), pelo visto, escapou de estar hoje sem um mandato parlamentar, se estivesse como vice na chapa do Marcus Alexandre (PT). Um mal que virou bem.

MAL VOTADO

O ex-prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, dava como certa a eleição à ALEAC. Ficou longe. Uma votação que pode ser considerada ridícula, no município que governou.

DESTROÇOU A COLUNA SINDICAL

A candidata derrotada à deputada federal, Rosana Nascimento (PPS), não conseguiu eleger-se, mas deu uma colaboração importante à campanha do Gladson Cameli ao governo, ao quebrar a corrente sindical na qual os petistas sempre tiveram a hegemonia nas últimas eleições.

A QUESTAO NÃO É GANHAR

Conversava ontem com alguns deputados sobre as projeções para o próximo governo. De um deles peguei um comentário que grafei: “depois de tudo o que criticamos não podemos nos dar ao luxo de errar”. É isso mesmo, todos os olhos estarão voltados para as mudanças.

APOIO TOTAL

O Gladson Cameli vai querer fazer um governo que marque a sua administração em Cruzeiro do Sul, a principal cidade do Juruá, e aonde nasceu. E isso passa pelo apoio que vier a dar ao prefeito Ilderlei Cordeiro, para que possa a executar os seus projetos. São da mesma sigla.

VOLTA AO CENÁRIO

Na próxima eleição para a prefeitura de Brasiléia, quem deve voltar ao cenário político no comando da oposição é o ex-prefeito Aldemir Lopes (MDB). Melhor articulador da oposição, naquela região.

CLIMA DE LARGADA

Há uma expectativa para as ações que o Gladson Cameli vai tomar nos primeiros dias da sua administração. Se cumprir a promessa de reduzir o tamanho do estado, cortando secretarias, estatais, assessorias especiais e outros cargos de confiança, mandando uma mensagem com as mudanças para ser votada nas primeiras sessões da Assembléia Legislativa, ele vai criar um apoio popular muito grande. As grandes tomadas de decisões não podem ser postergadas. Outra promessa que não poderá deixar de cumprir é que a verba da Mídia será menor que a da PM. O PT pode não ser tão bom em governar, mas com certeza é em fazer oposição.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos começam no dia 24 de julho para quem teve descontos indevidos entre 2020 e 2025.
L
assinatura-da-concessao-da-br-364-marca-novo-capitulo-na-infraestrutura-de-rondonia

Assinatura da concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de Rondônia

Contrato foi celebrado nesta quinta-feira (18), em Brasília; mesmo antes da formalização, a Nova 364 já atuava com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia.
L
AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Delson Xavier – Professor, advogado e pesquisador

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (18), às 18h, recebe o professor e advogado Delson Fernando Barcellos Xavier, referência em Direito e políticas públicas na região amazônica.
L

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L

Prefeitura instala bebedouro gratuito no Espaço Alternativo de Porto Velho

Bebedouro gratuito no Espaço Alternativo contará com água potável, vapor refrescante e estrutura adaptada para pets
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: YEM SERVIÇOS TECNICOS E CONSTRUÇÕES LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Vilhena entra no mapa da inovação com edição do NASA Space Apps Challenge 2025

Vilhena entra no mapa da inovação com edição do NASA Space Apps Challenge 2025

Maior hackathon de inovação do mundo chega a Vilhena com apoio do Sebrae em Rondônia, conectando o estado à agenda global da ciência e tecnologia
L

TRT-14 realiza oficina de defesa pessoal para magistradas e servidoras em Porto Velho

Oficina de defesa pessoal promovida pela Escola Judicial visa reforçar segurança e empoderamento de mulheres no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.