SÁBADO, 21/06/2025

L

Mundo

Israel permite entrada de ajuda humanitária em Gaza, mas suprimentos ainda não chegam à população

Pressão contra Israel cresce por impedir ajuda humanitária

Por Nidal al-Mughrabi e May Angel - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Israel permite entrada de ajuda humanitária em Gaza, mas suprimentos ainda não chegam à população
Ramadan Abed

Israel permitiu a entrada de 100 caminhões de ajuda humanitária com farinha, alimentos para bebês e equipamentos médicos na Faixa de Gaza nesta quarta-feira, disseram militares israelenses, enquanto autoridades da ONU informaram que os problemas de distribuição fizeram com que nenhuma ajuda chegasse até agora às pessoas necessitadas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel estaria aberto a um cessar-fogo temporário para permitir o retorno dos reféns. Mas, caso contrário, ele disse que prosseguiria com uma campanha militar para obter o controle total de Gaza.

Após um bloqueio de 11 semanas à entrada de suprimentos em Gaza, os militares israelenses disseram que um total de 98 caminhões de ajuda entraram na segunda e na terça-feira. Mas mesmo esses suprimentos mínimos não chegaram aos refeitórios, padarias, mercados e hospitais de Gaza, de acordo com funcionários da ajuda humanitária e padarias locais que estavam esperando para receber suprimentos de farinha.

“Nenhuma dessa ajuda — que é um número muito limitado de caminhões — chegou à população de Gaza”, disse Antoine Renard, diretor nacional do Programa Mundial de Alimentos.

O bloqueio deixou os habitantes de Gaza em uma luta cada vez mais desesperada pela sobrevivência, apesar da crescente pressão internacional e interna sobre o governo de Israel, que, segundo uma liderança da oposição, corre o risco de transformar o país em um “Estado pária”.

Milhares de toneladas de alimentos e outros suprimentos vitais estão esperando perto dos pontos de passagem para Gaza, mas até que possam ser distribuídos com segurança, cerca de um quarto da população continua em risco de fome, disse Renard.

“Estou aqui desde as oito da manhã, apenas para conseguir um prato para seis pessoas, embora isso não seja suficiente para uma pessoa”, disse Mahmoud al-Haw, que diz que muitas vezes espera até seis horas por dia, na esperança de conseguir uma sopa de lentilha para manter seus filhos vivos.

Autoridades da ONU disseram que os problemas de segurança impediram que a ajuda saísse do centro de logística no ponto de passagem de Kerem Shalom, mas no final desta quarta-feira parecia haver alguma esperança de que os suprimentos pudessem circular mais livremente.

Nahid Shahaiber, proprietário de uma grande empresa de transportes, disse que 75 caminhões de farinha e mais de uma dúzia de outros carregando suplementos nutricionais e açúcar estavam dentro da área sul de Rafah e testemunhas disseram que caminhões carregados de farinha foram vistos em Deir Al-Balah, na região central da Faixa de Gaza.

Israel impôs um bloqueio a todos os suprimentos que entram em Gaza em março, dizendo que o Hamas estava se apoderando de suprimentos destinados a civis — uma acusação que o grupo nega.

Sob crescente pressão internacional, o governo israelense permitiu que as entregas de ajuda da ONU e de outros grupos de ajuda fossem retomadas brevemente até que um novo modelo de distribuição apoiado pelos EUA, usando agentes privados que operam por meio dos chamados centros seguros, esteja pronto e funcionando até o final do mês.

Mas a ONU diz que o plano não é imparcial ou neutro e que não se envolverá.

Estado Pária

Enquanto as pessoas aguardavam a chegada de suprimentos, ataques aéreos e disparos de tanques mataram pelo menos 50 pessoas em toda a Faixa de Gaza nesta quarta-feira, segundo autoridades de saúde palestinas.

Militares israelenses disseram que ataques aéreos atingiram 115 alvos, que, segundo eles, incluíam lançadores de foguetes, túneis e infraestrutura militar não especificada.

Ao mesmo tempo, cresce o desconforto dentro de Israel com a continuação da guerra enquanto 58 reféns permanecem em Gaza.

O líder da oposição de esquerda, Yair Golan, provocou uma reação furiosa do governo e de seus apoiadores nesta semana quando declarou que “um país são não mata bebês como hobby” e disse que Israel corria o risco de se tornar um “Estado pária entre as nações”.

Golan, ex-vice-comandante das Forças Armadas israelenses que resgatou vítimas do ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, lidera os Democratas de esquerda, um pequeno partido com pouca influência eleitoral.

No entanto, suas palavras e comentários semelhantes feitos pelo ex-primeiro-ministro Ehud Olmert em uma entrevista à BBC ressaltaram a divisão dentro de Israel. Netanyahu rejeitou as críticas, dizendo que estava “chocado” com os comentários de Golan.

Pesquisas de opinião mostram um amplo apoio a um cessar-fogo que incluiria a devolução de todos os reféns, com uma pesquisa da Universidade Hebraica de Jerusalém nesta semana mostrando 70% a favor de um acordo.

Mas integrantes linha-dura do gabinete, alguns dos quais defendem a expulsão completa de todos os palestinos de Gaza, têm insistido em continuar a guerra até a “vitória final”, que incluiria o desarmamento do Hamas e a devolução dos reféns.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

O resgate completo está programado para ser retomado na manhã deste sábado (21), horário local.
L
Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024
L
Israel acusa Irã de usar bombas de fragmentação em ataque, marcando escalada e levantando preocupações sobre perigo civil

Israel acusa Irã de usar bombas de fragmentação em ataque, marcando escalada e levantando preocupações sobre perigo civil

Uma dessas submunições atingiu uma residência em Azor, mas, segundo a Reuters, não houve vítimas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Trump afirma sucesso após bombardear importantes instalações nucleares do Irã

Ataques em três locais, incluindo a instalação nuclear mais fortificada do Irã, colocaram os EUA diretamente na guerra de Israel. O presidente Trump alertou sobre mais ataques “se a paz não chegar rapidamente”.
L

EUA entram no conflito entre Israel e Irã com ataques a instalações nucleares

Bombardeios americanos em Fordo, Natanz e Isfahan marcam nova escalada após ofensiva israelense
L

Vídeo: motorista de aplicativo cancela corrida e é humilhado por passageiros em Porto Velho

O video foi compartilhado nas redes sociais e é possível notar que mesmo diante a hostilidade, o motorista mantém a calma e afirma que não fez nada de errado.
10

Momento Agro | Entrevista Jefferson Siqueira, coordenador de território da Nutron-Cargill

Neste sábado, o Momento Agro recebe Jefferson Siqueira, coordenador de território da Nutron-Cargill, uma das maiores referências em nutrição animal no país.
L

Sintonia 360 | Entrevista Igor Marques, do Areal FC, e Maria Raimunda, do Juventude FC

O Sintonia 360 deste sábado, 21 de junho, às 9h, recebe dois nomes que representam a força do futebol de várzea em Porto Velho: Igor Marques, presidente da equipe Areal FC, e Maria Raimunda, presidente da Juventude FC.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho no dia do aniversário; “papai atirou na mamãe”

O caso aconteceu em uma residência na Rua Prece, bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho, no final da tarde.
18

Criminosos são recebidos a bala durante furto em comércio na zona sul

O empresário contou que estava em casa, que fica na parte superior do comércio, quando viu, pelas câmeras, a presença de quatro criminosos tentando arrombar o estacionamento.
10
Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Três pessoas estavam no carro, e, lamentavelmente, um óbito já foi confirmado no local.
18
Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

O piloto da moto seguiu para uma base da Guarda Civil Municipal e relatou o ocorrido. Em patrulhamento, policiais militares localizaram um dos suspeitos, C.F.S., em uma moto com placa adulterada, e o prenderam.
18
Detalhes do balão que caiu: Cesto de seis metros, custo de R$ 550 e voo a mil metros de altura

Detalhes do balão que caiu: Cesto de seis metros, custo de R$ 550 e voo a mil metros de altura

O balão pertencia à Sobrevoar, uma das diversas operadoras que oferecem passeios pelos cânions da região, conhecida como a “Capadócia do Brasil”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Uma dessas unidades foi destinada ao quartel de Pimenta Bueno.
L
Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Além disso, um convênio de R$ 10 milhões com o Batalhão de Trânsito (BPTran) possibilitou a compra de 30 motocicletas, veículos com câmeras OCR, rádios digitais e etilômetros.
L
Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
L
'Copella Arnoldi': Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

‘Copella Arnoldi’: Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

De acordo com Fernando Dagosta, essa espécie de água doce, pertencente à família Lebiasinidae, é encontrada na Amazônia brasileira e em países vizinhos como Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
L
Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é "frescura"

Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é “frescura”

Caracterizada por um esgotamento tão intenso que até atividades básicas como sair da cama se tornam um desafio, a síndrome não deve ser confundida com depressão, pois está diretamente vinculada ao contexto profissional.
L
Vídeo mostra pessoas saltando de balão em chamas; acidente resulta em oito mortes

Vídeo mostra pessoas saltando de balão em chamas; acidente resulta em oito mortes

O acidente ocorreu na região sul do estado, conhecida por ser um popular destino de balonismo.
18

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L A G TAVARES

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
RAIZ VENCE GRIFE: O Rei esta nu e o mundo viu

RAIZ VENCE GRIFE: O Rei esta nu e o mundo viu

Sim, o futebol de verdade deu as caras. Aquele futebol que respira emoção, improviso e paixão, coisas que o dinheiro ainda não conseguiu comprar.
L
Entregadores de aplicativo buscam melhores condições de trabalho enquanto iFood anuncia novos benefícios

Entregadores de aplicativo buscam melhores condições de trabalho enquanto iFood anuncia novos benefícios

Plataforma vai oferecer bônus, mas sindicato vê risco de “armadilha”
L
Câmara aprova aumento de vagas para deputados federais de 513 para 531

A competência da Câmara dos Deputados nos processos do 8 de janeiro

A Suprema Corte, entretanto, entendeu que não e até impôs uma restrição, decidindo que só poderia o Legislativo suspender aquilo que foi realizado durante o período em que o acusado já era deputado, mas não pelo período anterior.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.