TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Ministra Marina Silva afirma que criação de unidades de conservação no Amapá não afeta exploração de petróleo na Margem Equatorial

Distância entre blocos e unidades no Amapá é de 137 km

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra Marina Silva afirma que criação de unidades de conservação no Amapá não afeta exploração de petróleo na Margem Equatorial
Lula Marques/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, em audiência pública na Comissão de Inferaestrutura no Senado, que as quatro unidades de conservação que estão em processo de criação no estado do Amapá não impedem a prospecção de petróleo na Margem Equatorial.

“Os esforços que nós estamos fazendo lá no Amapá não incidem sobre os blocos de petróleo. A distância entre os blocos e as unidades de conservação é de 137 quilômetros no ponto mais perto”, ressalta.

A ministra foi convidada pela comissão para falar sobre o processo, iniciado em 2005 pelo ministério, para criar as reservas extrativistas (Resex) marinhas Flamã, Goiabal, Amapá-Sucuriju e Bailique, no estado do Amapá. Juntas, as unidades somam 1,3 milhão de hectares de proteção aos ecossistemas costeiros marinhos e fortalecem atividades produtivas sustentáveis das populações tradicionais, ribeirinhos, indígenas, quilombolas que vivem na região.

“Não são peças soltas em um tabuleiro, estão dentro de uma estratégia. Nós olhamos os aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais”, afirma a ministra.

De acordo com Marina, a proteção dos ecossistemas vai além da conservação dos biomas, já que impacta diretamente na economia de um país. “Celebramos muito quando o PIB cresce 2%, 3,% e é uma festa quando chega a 4% e a biodiversidade é responsável por 50% do PIB dos países. No caso dos países em desenvolvimento, isso chega a quase 70%, então ninguém em sã consciência destruiria 50% do seu PIB.”

A ministra lembrou que os negócios globais também levam em conta o cumprimento de compromissos internacionais e do reflexo direto nos processos produtivos, como na agricultura e em outras atividades que dependem da água, que é viabilizada pelo equilíbrio do clima e dos ecossistemas.

“O Brasil é signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica, que estabeleceu metas de redução de perda da biodiversidade. Os países que são signatários passam a cumprir certos requisitos.”

Segundo Marina, entre os compromissos previstos estão:

Garantir a conservação de 30% de terra, mar e águas interiores, na modalidade de unidade de conservação, distribuídas nos diferentes biomas brasileiros.

Restaurar 30% dos ecossistemas degradados pela atividade humana, tanto com restauração para uso produtivo da terra, quanto restauração para reestabelecer o funcionamento dos ecossistemas.

Cessar os investimentos em atividades produtivas que são destrutivas da vida e das condições da vida.

O trabalho já vinha sendo realizado por diversos governos em mais de três décadas, tendo sido interrompido em 2017 e retomado em 2023, lembra.

“A criação das unidades de conservação não se dá como se jogássemos um baralho contra a parede. Temos um mapa de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, temos uma lei que estabelece um Sistema Nacional de Unidade de Conservação, o SNUC, temos compromissos de redução de perda de biodiversidade.”

O cumprimento das metas internacionais, segundo expicou, possibilita um modelo de desenvolvimento mais forte. “Vamos aumentar a produção por ganho de produtividade e não por expansão predatória da fronteira agrícola.”

Para a ministra, isso é possível pelo modelo criado pela Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, que prevê no sistema diferentes formas de conservação, com possibilidades de manejo de acordo com cada tipo de unidade de conservação.

“Criamos um sistema sui generis que vai além da proteção integral dessas unidades, temos sistemas completamente disruptivos na modalidade da Reforma Agrária, para uso sustentável. Temos a reservas extrativistas, entendo a necessidade dos agricultores, criamos a modalidade dos assentamentos extrativistas do Incra”, diz.

Resultados

De acordo com Marina, todos os esforços têm resultados positivos. Além de proteção, como a reduçãa do desmatamento em 46% na Amazônia, em comparação com 2022, e a redução do desmatamento em 32% em todos os biomas.

“Em dois anos, retomamos o plano de enfrentamento ao desmatamento, retomamos o Fundo Amazônia, dobramos os recursos e estamos em um processo de execução em benefício dos estados, da pesquisa, da comunidade, de empreendimentos com esses recursos a fundo perdido e que a gente consegue captar graças aos resultados de redução do desmatamento”, ressalta.

Ela lembrou, ainda, que o acordo da União Europeia com o Mercosul levou em conta esses resultados, assim como a abertura mais de 300 mercados para a agricultura brasileira. “Só abrimos os mercados agora pelo fato do desmatamento ter caído 46% na Amazônia e agora caiu 32% em todo o pais.”

Os impactos da falta de unidades de conservação no país resultaram em catástrofes como as enchentes no Rio Grande do Sul, que vitimaram 184 pessoas em maio de 2024.

“Temos um déficit de 10 milhões de hectares de unidades de conservação, sendo 700 mil no Rio Grande do Sul, 10 milhões de déficit em reserva legal e áreas de proteção permanentes. As pessoas dizem que, com isso, estão prejudicando a agricultura. Mas veja o que aconteceu com as pessoas que foram para mais perto do rio, dos lagos, das encostas. É por isso que a proteção ambiental dialoga com tantos setores”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L

Marcos Rocha exalta que Rondônia virou potência nacional na produção de cacau

A expectativa é de que o setor ganhe ainda mais visibilidade em 2025, quando Cacoal será a sede do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Para Marcos Rocha, a conquista é motivo de orgulho.
L

Porto Velho sedia workshop sobre regularização ambiental na pecuária da Amazônia

A proposta é orientar os participantes sobre como atender às exigências legais e ainda aumentar a produtividade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental.
L

Conexão RH | Entrevista Luiz Fernando C. Alves – Servidor Público, Professor e Pastor

Nesta terça-feira, dia 24, às 09h, o programa Conexão RH recebe Luiz Fernando C. Alves — servidor público, professor e pastor.
L

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz solicita a realização de obras de encascalhamento e patrolamento na RO-006, em Porto Velho

Além do encascalhamento e patrolamento, a adequação de saídas de água complementa a realização dos serviços na localidade.
L

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L

Pensando no futuro de Rondônia, Ismael Crispin conduz última audiência sobre atualização do zoneamento em Machadinho D’Oeste

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 25, no estande da Alero, durante a 6ª edição do AgroShow.
L

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Publicidade

POLÍCIA

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Homem é esfaqueado por ex-enteado dentro de bar; agressor foi preso em flagrante

Homem é esfaqueado após tentar pegar bebida de outro morador de rua

A vítima relatou aos policiais que se envolveu em uma briga com outro morador de rua após tentar tomar sua garrafa de cachaça.
12
Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

O homem justificou a separação pelo frequente uso de drogas da parceira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Semana da Diversidade: Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Inclusão no mercado de trabalho é discutida sob a ótica da população LGBTI+.
L

O papel dos jovens na proteção ambiental foi tema de aula do MPRO

A atividade integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, que leva temas jurídicos e sociais a escolas de todo o estado.
L
O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

Colocando a informação pública ao alcance de todos, a ação reafirma o compromisso da instituição com a transparência e a inovação.
L
MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

Planejamento busca enfrentar o avanço do fogo com ações integradas de monitoramento, repressão e educação ambiental
L

Pé-de-Meia beneficia mais de 34 mil estudantes e reforça combate à evasão escolar em Rondônia

O Pé-de-Meia concede um incentivo financeiro mensal a alunos que cumprem requisitos como frequência escolar mínima de 80%
L
Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

É preciso esforço e técnica, diz maratonista que fez o roteiro em 2015
L
Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Maioria dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro
L

Ministério Público recomenda à Sesau que amplie capacidade de atendimento do estado em casos de urgência e emergência

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) emitiu recomendação à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), orientando a adoção de providências para a ampliação da capacidade de atendimento na rede estadual em situações de urgência e emergência.
L

Projeto de melhoria da eficiência reprodutiva fortalece bovinocultura leiteira em Rondônia

Uma das principais ações do projeto Rufião Movel é o exame ginecológico das matrizes através do exame de ultrassonografia
L

Climatização da rodoviária de Porto Velho está em processo de instalação

Rodoviária segue com uma série de ações voltadas para a conclusão de sua construção
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.