QUINTA-FEIRA, 16/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval

Pesquisa foi divulgada hoje pelo Instituto Locomotiva.

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval
Tomaz Silva/Agência Brasil
No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua imagem muito associada ao carnaval, metade (50%) das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante a festividade e 73% delas têm receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. De acordo com novo levantamento do Instituto Locomotiva, essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval - News RondôniaSete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval - News Rondônia

A pesquisa, que entrevistou 1.507 homens e mulheres com 18 anos de idade ou mais, entre 18 a 22 de janeiro deste ano, indica, ainda, outro dado importante: seis em cada dez mulheres (60%) percebem o carnaval de hoje tão arriscado quanto os do passado, em relação ao assédio sexual. De novo, há diferença entre a porcentagem de mulheres brancas (55%) e mulheres negras -, isto é, pardas e pretas -, (65%) que compartilham tal percepção. A sondagem é um retrato da realidade do Brasil como um todo, já que tem abrangência nacional.

Outro aspecto relevante diz respeito as campanhas de combate a esse tipo de crime. O que se constatou é que essas ações são tidas como fundamentais para quase todas as entrevistadas pelo instituto (97%).

Basta apenas uma pesquisa rápida na rede X (antigo Twitter) para ter acesso a inúmeros relatos de mulheres que se tornaram vítimas de assédio sexual no período. Algumas comentam que, este ano, se sentem desconfortáveis de vestir certas peças de roupa, como pudessem, com isso, inibir a aproximação incômoda.

Outras expressam sua revolta com comentários deixados em postagens de vídeos, nas quais se vê o discurso de que, se mulheres decidem pular carnaval, não têm o direito de reclamar, caso sejam assediadas. “Dizem que é do jogo, que não se pode controlar a multidão. Macho se solidariza é com macho mesmo”, opina uma usuária da rede social.

Pelo levantamento, é possível obter informações relacionadas ao julgamento ou à falta dele, quando o assunto é a roupa da vítima de assédio. Uma parcela de 15% dos brasileiros ainda pensa que, se uma mulher sai para se divertir no carnaval com roupas curtas, é sinal de que está disponível para encontros sexuais. A proporção de brasileiros que discordam disso é de 68%, sendo maior entre mulheres (75%).

Segundo o Instituto Locomotiva, enquanto 81% dos brasileiros acham problemático um homem beijar uma mulher embriagada ou com roupas curtas, sem que ela dê consentimento, a proporção de mulheres com a mesma opinião é superior, atingindo 86%. Apurou-se também que 86% dos brasileiros reconhecem que ainda há assédio sexual praticado no período da festa de rua e que acreditam que todos devem contribuir para coibi-lo. Uma parcela de 7% discorda dessas afirmações, sendo que 5% discordam totalmente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PARABÉNS BODES DO ASFALTO – 15 ANOS

Que o lema “Vamos Fazer Poeira” continue guiando vocês nas estradas e na vida
L

Confirmado em Porto Velho: Menos é Mais traz o primeiro mega show de 2025

Grupo de pagode promete animar a capital com muita música e energia
L
VoltaPorCima

Conflitos e revelações movem o episódio de ‘Volta Por Cima’ em 15/01

Chantagens, segredos e reviravoltas intensificam o drama da novela
L
Garota do Momento

Redenção, conflitos e decisões marcam o episódio de ‘Garota do Momento’ em 15/01

Trama aborda dilemas amorosos, segredos e reencontros em mais um capítulo emocionante
L
Mania de Você

Conflitos e revelações marcam o episódio de ‘Mania de Você’

Novas alianças e segredos desafiam os personagens no capítulo de 15/01
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (16/1) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (16/1) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (16/1) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde
L
Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas

Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas

Conversas avançarão a partir de abril, após reestruturação da Gol
L
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L

Coluna social Marisa Linhares: aniversário de Beatriz

A festinha que reuniu seus amiguinhos da escola, familiares e amigos aconteceu na chácara dos papais na Cidade Morena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Conab define banca para novo concurso público

Conab define banca para novo concurso público

Certame terá 403 vagas para níveis superior e médio
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa defende educação, emprego e renda como pilares para a paz em Porto Velho

Com esse discurso, Samuel Costa reafirma seu compromisso com uma Porto Velho mais inclusiva e segura, onde a educação, o emprego e a renda sejam os motores para o desenvolvimento social e a paz.
L
Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

O Ministro da Justiça já enviou a Força Nacional ao estado e agora, a parlamentar busca apoio adicional para combater a crise de segurança.
L
Vereador Edimilson Dourado solicita limpeza e revitalização do Ecoparque Pirarucu

Vereador Edimilson Dourado solicita limpeza e revitalização do Ecoparque Pirarucu

A demanda surge após denúncias feitas por moradores da região e frequentadores do espaço, que relataram o excesso de mato no local.
L

Léo Moraes: prefeito classifica como lamentável ações criminosas aos ônibus escolares

Titular do Executivo protocolou um requerimento solicitando a guarda dos veículos escolares ao Exército. Desde os ataques, 13 ônibus foram incendiados.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo envia pedido para reforçar segurança pública em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo envia pedido para reforçar segurança pública em Rondônia

O documento destaca o impacto das ações dos criminosos na capital e solicita o uso rápido e mais efetivo dos recursos já destinados à segurança pública do estado, enviados por meio de emendas parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos morrem após confronto com a Força Tática em Porto Velho

Os suspeitos desobedeceram a ordem de parada e começaram a fazer disparos em direção as viaturas, momento que houve troca de tiros, e dois criminosos acabaram baleados, o terceiro conseguiu fugir.
18

Homem é morto com tiro na cabeça no Socialista

O rapaz tentou correr para dentro da casa, mas foi baleado na cabeça e morreu ao lado do portão.
18
Apenado monitorado é morto a tiros na frente de distribuidora na zona leste

Apenado monitorado é morto a tiros na frente de distribuidora na zona leste

De acordo com testemunhas, o rapaz estava chegando de bicicleta em uma distribuidora, quando dois criminosos de moto chegaram atirando na vítima e depois fugiram.
18
Homem morre e outros são baleados em bar na zona leste

Ataque a tiros deixa um morto e dois baleados em bar na zona leste

Após o ataque, as três pessoas foram socorridas para a UPA leste em um carro particular, onde uma das vítimas morreu, as demais transferidas ao Hospital João Paulo II.
18
Ataque a tiros deixa dois mortos e dois baleados na zona leste

Ataque a tiros deixa pedreiro morto e três baleados no Ulisses Guimarães

Testemunhas contaram que dois homens em um carro modelo Ford Ka de cor branca chegaram fazendo vários disparos em direção das vítimas e depois fugiram.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para processo seletivo seguem até a próxima terça-feira (21)

São 126 vagas em instituições de ensino superior de Porto Velho.
L
PS UNIR 2025: Cotas e Ampla Concorrência recebem inscrições até sexta, dia 17

PS UNIR 2025: Cotas e Ampla Concorrência recebem inscrições até sexta, dia 17

As inscrições gratuitas encerram amanhã. Para estudar na UNIR não há mensalidades e nem taxas, e o início das aulas para os alunos do primeiro semestre será dia 28 de fevereiro.
L

NOTA DE PESAR: do jornal Newsrondonia pelo falecimento de Fábio Mendes de Campos

Rogamos a Deus que conforte o coração de todos
L
Empreendedores têm até dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores têm até dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Prazo vale também para os contribuintes que foram excluídos em 2024 e querem reingressar no sistema. Para aqueles que não tiveram pendências com o Fisco, a renovação é automática.
L
Cremero Informa inconsistência no sistema de emissão de taxas

Cremero Informa inconsistência no sistema de emissão de taxas

O departamento de TI do CFM e do Cremero estão trabalhando para sanar os problemas e voltar o quanto antes à normalização do serviço on-line.
L

Conab atualiza sistema para envio de pedido de subvenção dos produtos extrativos

O extrativista que já tiver o sistema instalado em seu computador deve desinstalá-lo e fazer o download da versão atualizada.
L

Governo de RO intensifica combate ao crime organizado com revista geral em unidades prisionais do estado

Segundo informações da Sejus, a Operação Praesentia, com seu foco na prevenção e controle, tem se intensificado nas últimas semanas e reafirma a determinação do governo em enfrentar o crime organizado e proteger a sociedade.
L
Clientes devem manter cadastro atualizado na Energisa para facilitar recebimento de informações sobre o fornecimento de energia

Clientes devem manter cadastro atualizado na Energisa para facilitar recebimento de informações sobre o fornecimento de energia

Em caso da existência de um morador na casa que utilize aparelho de sobrevida, a distribuidora precisa ser informada
L

Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho de forma escalonada

Serviço será monitorado pela Polícia Militar.
L

Dirigente do Incra em Rondônia sob Investigação: Possíveis desdobramentos à vista

Há também acusações de que a solução de problemas cotidianos estaria vinculada à contratação de escritório de advogados ligados à família do dirigente.
L