TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Escolas que disputam Olimpíada de Matemática se saem melhor no Enem

É o que mostra pesquisa do Iede, organização de estudos em educação

Por Léo Rodrigues -Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Escolas que disputam Olimpíada de Matemática se saem melhor no Enem
Shubham Sharan/Unsplash

Os alunos de escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm obtido melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). É o que mostra pesquisa conduzida pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), organização que se dedica a estudos em educação. Divulgado nesta segunda-feira (27), o estudo revela ainda que essas instituições também registram maiores taxas de aprovações de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série.

No critério de alta participação, foram enquadradas as escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase. Nessas instituições, constatou-se que o aprendizado em matemática não beneficia apenas dos estudantes que se destacam na disciplina, mas toda a turma. “A Olimpíada de Matemática vai ter impacto maior em todos os estudantes se ela gerar mais mobilização”, observa o pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria.

Em um recorte no grupo de escolas que tiveram alunos conquistando prêmios na Obmep, mas que não registraram alta participação, chamou atenção a desigualdade interna. Nesses casos, apesar de se verificar aumento das médias no Enem, observa-se também maior discrepância entre as notas dos alunos. “Se a Olimpíada de Matemática não gera efeito mobilizador na escola, ela pode acabar ajudando apenas um determinado perfil de alunos. E aí perde-se o potencial de contribuir com a melhoria de alunos que estariam registrando mais baixo desempenho”, alerta Ernesto.

A média da nota na prova da matemática do Enem, considerando todas as instituições onde houve alunos que conquistaram medalhas na Obmep, foi de 516,1. Entre aquelas que não participaram ou que não foram premiados, a média cai para 488,5.

Além disso, também foi avaliado o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação desde 1990. Por meio dele, são produzidos indicadores educacionais referentes às regiões, unidades da Federação, municípios e instituições de ensino. Com base nos dados levantados, são realizadas análises envolvendo a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.

As escolas com alunos que conquistam medalhas na Obmep registraram no Saeb média de 270,3 pontos para o ensino fundamental e de 288,8 para o ensino médio. Aquelas que não participaram ou não tiveram premiados apresentaram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente.

“A Olimpíada é um programa muito importante que gerou ações de mobilização e de reconhecimento da matemática nas escolas. Mas é preciso ter esse olhar de como não promover desigualdade. E aí passa por avaliar o que mais a gente pode fazer. O potencial da Olimpíada é enorme. Ela tem essa capacidade de chegada nas escolas e já tem gerado resultados. Mas poder ser ainda mais transformador”, avalia Ernesto Faria.

De acordo com ele, o envolvimento na Obmep também favorece o acesso ao ensino superior. As escolas com altas taxas de participação e alunos premiados tem maiores percentuais de estudantes que alcançam média no Enem compatível com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.

Criada em 2005, a Obmep é considerada atualmente importante política pública para promover o ensino da matemática no país. A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). A 19ª edição, disputada neste ano, registrou dois recordes. Em 99,9% dos municípios do país, ao menos uma escola se inscreveu. Foi a mais abrangente cobertura territorial já alcançada. Além disso, com 56.513 escolas envolvidas, obteve-se a maior participação desde que a competição teve início.

O próprio Impa atuou como parceiro técnico da pesquisa, assim como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade de São Paulo (Lepes/USP). O estudo também contou com o apoio da B3 Social, uma instituição sem fins lucrativos.

Segundo Ernesto Farias, a pesquisa é importante porque traz dados que ajudam a pensar caminhos para alterar o atual cenário brasileiro. A última edição do Saeb, em 2021, registrou o menor percentual de estudantes com aprendizado adequado em matemática na comparação com a língua portuguesa.

No 5º ano da rede pública, por exemplo, a diferença foi de 14 pontos percentuais: 51% dos alunos tinham aprendizado adequado em língua portuguesa e apenas 37% em matemática. Escalando as etapas da educação básica, a discrepância se acentua. No 3º ano do ensino médio, apenas 5% dos estudantes da rede pública registram aprendizado adequado em matemática.

Quando considerados apenas os alunos de baixo nível socioeconômico, nas diferentes etapas da educação básica, esse percentual chega a 4,4%. Os pesquisadores lembram também que, conforme os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), os jovens brasileiros de 15 e 16 anos estão cerca de três anos atrás na aprendizagem em matemática na comparação com aqueles da mesma idade que vivem em países desenvolvidos.

“O Brasil tem desafios na educação de uma forma geral, mas o desafio em matemática é ainda maior. E é algo generalizado. Obviamente, as escolas que atendem jovens mais vulneráveis sofrem mais, mas na verdade temos poucas escolas que de fato registram resultado alto em matemática. Alfabetização não pode ser só saber ler e escrever. Alfabetização tem que ser também utilizar bem os números, saber as quatro operações. Mesmo instituições privadas de elite têm desafios”, comenta Ernesto Faria.

Escolas Públicas

O estudo também buscou identificar quantas são e onde estão as escolas públicas que mais se destacam em matemática. Para mapear ações comuns que parecem contribuir para o bom desempenho dos alunos, os pesquisadores inclusive visitaram oito dessas unidades nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

Ao todo, 71 das 47.418 escolas de ensino fundamental e 80 das 20.606 de ensino médio conseguem bons resultados em matemática, mesmo atendendo alunos de baixo e médio nível socioeconômico. Os pesquisadores manifestam preocupação com esses dados, inclusive porque consideram que não utilizaram critérios demasiadamente rigorosos. Ainda assim, entre milhares de escolas, poucas dezenas obtiveram destaque em perspectiva nacional.

Nas visitas de campo, quatro fatores chamaram a atenção: a existência de uma boa relação entre professor e aluno, que envolve confiança e apoio emocional; a preocupação dos professores com a aprendizagem de todos, com estratégias voltadas para aqueles que apresentam mais dificuldade; a busca por métodos e ferramentas que tornam o ensino mais atrativo; e a oferta de aulas de com conteúdos mais aprofundados.

“Vimos algumas práticas interessantes, alguns professores muito fora da curva, realmente de muita qualidade. Mas não tem uma estrutura nas escolas, de fato, para garantir a aprendizagem da maioria. Você tem ali uma turma com bons resultados e, do lado, na sala vizinha, tem alunos ali aprendendo matemática com um nível de exigência mais baixo”, afirma Ernesto Faria. Segundo ele, o bom desempenho de uma escola muitas vezes está mais relacionado com esses professores fora da curva do que com questões estruturais.

Para os pesquisadores, além de fortalecer a Obmep, é preciso pensar em políticas públicas que envolvam questões como melhorias estruturais e garantia de formação continuada dos professores. Experiências de sucesso no Brasil e no exterior podem ser mapeadas para servir de exemplo e serem replicadas.

“Às vezes até há garantias da rede de ensino que são importantes. Dão apoio para organizar turmas preparatórias para a Obmep. Por vezes, garantem recursos financeiros extras para esse professor dar aula no fim de semana. Então, não é que o professor sozinho irá gerar a aprendizagem do estudante. Mas hoje não há uma política de formação que permita que a escola tenha ali cinco ou dez bons professores de matemática. O que temos são casos de professores talentosos e aí algumas ações da rede de ensino permitem que eles tragam resultados”, acrescenta.

A pesquisa também mostra o alto percentual de professores sem formação adequada e a precarização das contratações. Muitos deles têm contratos temporários e trabalham em diferentes escolas, em turnos alternados. “Um desafio que existe é de formação de professores na área. Inclusive, na pedagogia. A gente precisa ter bons professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Não são especialistas, mas dão aulas de matemática e de língua portuguesa e tem que conseguir trabalhar de forma positiva os conteúdos”, observa Ernesto Faria.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Inscrições abertas para o Encceja PPL 2025 para pessoas privadas de liberdade

Responsável pedagógico da unidade prisional deve inscrever interessado
L

Pé-de-Meia beneficia mais de 34 mil estudantes e reforça combate à evasão escolar em Rondônia

O Pé-de-Meia concede um incentivo financeiro mensal a alunos que cumprem requisitos como frequência escolar mínima de 80%
L

Prefeitura entrega reforma da Escola Pingo de Gente na zona Leste de Porto Velho

A escola recebeu melhorias em toda sua estrutura
L
Aluno com deficiência visual recebe impressora adaptada entregue pela Prefeitura de Porto Velho

Aluno com deficiência visual recebe impressora adaptada entregue pela Prefeitura de Porto Velho

Com apoio da gestão municipal, estudante de 9 anos conquista recurso fundamental para continuar aprendendo com autonomia e dignidade.
L
Prefeitura de Porto Velho publica convocações e retifica resultado final de processo seletivo para voluntários

Prefeitura de Porto Velho publica convocações e retifica resultado final de processo seletivo para voluntários

Candidatos devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas da Semed entre os dias 23 e 27 de junho com documentação exigida.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
L

Morre brasileira que caiu num despenhadeiro na Indonésia

A morte da Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, não foi apenas um acidente. Foi abandono.
L

Jovem News | Entrevista Natália Aguiar

Nesta terça-feira, dia 24, às 16h, o Jovem News apresenta uma edição especial com Natália Aguiar, estudante de Direito da UNIR, assessora parlamentar, conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e presidente da Atlética Perversa. Em uma conversa inspiradora, Natália compartilha sua trajetória desde o início na administração pública aos 18 anos até se tornar uma das vozes mais jovens e atuantes da política rondoniense.
L

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L

Marcos Rocha exalta que Rondônia virou potência nacional na produção de cacau

A expectativa é de que o setor ganhe ainda mais visibilidade em 2025, quando Cacoal será a sede do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Para Marcos Rocha, a conquista é motivo de orgulho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz solicita a realização de obras de encascalhamento e patrolamento na RO-006, em Porto Velho

Além do encascalhamento e patrolamento, a adequação de saídas de água complementa a realização dos serviços na localidade.
L

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L

Pensando no futuro de Rondônia, Ismael Crispin conduz última audiência sobre atualização do zoneamento em Machadinho D’Oeste

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 25, no estande da Alero, durante a 6ª edição do AgroShow.
L

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Publicidade

POLÍCIA

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
10
Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Homem é esfaqueado por ex-enteado dentro de bar; agressor foi preso em flagrante

Homem é esfaqueado após tentar pegar bebida de outro morador de rua

A vítima relatou aos policiais que se envolveu em uma briga com outro morador de rua após tentar tomar sua garrafa de cachaça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e Nigéria buscam diversificar comércio e ampliar investimentos bilaterais

Brasil e Nigéria buscam diversificar comércio e ampliar investimentos bilaterais

Exportações para o país africano são principalmente de açúcar e melaço
L
Mauro Cid mantém delação sobre trama golpista em acareação com Braga Netto no STF

Mauro Cid mantém delação sobre trama golpista em acareação com Braga Netto no STF

Ele negou ter sofrido pressão da Polícia Federal para delatar o plano
L
Países Baixos homenageiam a rondoniense Txaí Suruí com o Prémio Tulipa

Países Baixos homenageiam a rondoniense Txaí Suruí com o Prémio Tulipa

A condecoração se deve à sua atuação na defesa do clima e dos direitos humanos.
L
Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Morte de brasileira em vulcão na Indonésia acende alerta para segurança no turismo de aventura

Acidentes recentes acendem alerta sobre prevenção e planejamento
L
Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Copa do Mundo de Clubes: Times europeus decepcionam e sul-americanos se destacam na fase de grupos

Em 7 jogos contra times sul-americanos, eles só venceram 2 vezes
L
Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Semana da Diversidade: Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Inclusão no mercado de trabalho é discutida sob a ótica da população LGBTI+.
L

O papel dos jovens na proteção ambiental foi tema de aula do MPRO

A atividade integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, que leva temas jurídicos e sociais a escolas de todo o estado.
L
O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

Colocando a informação pública ao alcance de todos, a ação reafirma o compromisso da instituição com a transparência e a inovação.
L
MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

Planejamento busca enfrentar o avanço do fogo com ações integradas de monitoramento, repressão e educação ambiental
L
Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

É preciso esforço e técnica, diz maratonista que fez o roteiro em 2015
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.