O governo de Rondônia lançou nesta sexta-feira (10), em Porto Velho, a 2ª Feira Robustas Amazônicos e o 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que serão realizados nos dias 23 e 24 de outubro no município de Cacoal.
Os eventos consolidam Rondônia como referência nacional e internacional na produção de café robusta amazônico, reunindo produtores, pesquisadores, investidores e exportadores, além de promover inovação, negócios e parcerias no setor.
O governador Marcos Rocha destacou a relevância da iniciativa. “O Concafé e a Feira Robustas Amazônicos são símbolos da força da nossa cafeicultura. Mostram o potencial de Rondônia para o Brasil e o mundo, reforçando nosso compromisso com qualidade, sustentabilidade e com o produtor rural”, afirmou.
Robustas Amazônicos
Rondônia conta com 17 mil produtores de café, sendo 10 mil especializados em robustas amazônicos, totalizando mais de 50 mil hectares dedicados à produção. O estado é o 2º maior produtor de café da região Norte e o 5º do Brasil. Na última edição, a feira contou com mais de 100 expositores; nesta edição, 16 agroindústrias de café e cacau participarão, além de palestras técnicas, workshops, degustações e exposição científica.
Recorde e inovação
O Concafé já iniciou a análise das amostras inscritas. Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, houve recorde de inscrições nesta edição, refletindo a confiança dos produtores no futuro da cafeicultura e no apoio do governo. “Estamos construindo uma cadeia cada vez mais forte, sustentável e competitiva”, destacou.
Além da premiação superior a R$ 400 mil, o evento integra a estratégia estadual de valorização do agronegócio, que recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos em maquinário, assistência técnica e feiras agropecuárias. A Emater-RO já distribuiu mais de dois milhões de mudas de café clonal por meio do programa Plante Mais.
CarbCafé e degustação
Durante o lançamento, o pesquisador Enrique Alves apresentou um microlote histórico de café produzido em Rondônia, atingindo 100 pontos no teste de qualidade, com tecnologia CarbCafé desenvolvida em parceria com a Embrapa. O presidente da Caferon, Juan Travain, destacou o diferencial do terroir amazônico, que garante características únicas ao café robusta amazônico, aliando qualidade sensorial e práticas sustentáveis.
O público que visitar a Feira Robustas Amazônicos em Cacoal poderá conferir a qualidade do café rondoniense e participar de degustações, consolidando a imagem de Rondônia como referência na produção de cafés especiais.









































