Segunda-Feira, 21 de Março de 2016 - 10:58 (Hidreletricas do Madeira)

L
LIVRE

USINA DE JIRAU RECEBE COMITIVA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Representantes das principais hidrelétricas do país conheceram a estrutura e o sistema de operação do empreendimento


Imprimir página

A Usina Hidrelétrica Jirau recebeu a visita de representantes das principais usinas hidrelétricas do país, ligadas à Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE). Formada em sua maioria por engenheiros elétricos e mecânicos, a comitiva conheceu a estrutura e o funcionamento do sistema de operação de Jirau.

Os visitantes foram recepcionados pelo gerente de Operação da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Carlos Alberto Cardoso, que mostrou o cronograma e a evolução da obra, os dados de disponibilidade das turbinas geradoras e os desafios de implantação da hidrelétrica no Rio Madeira.

E acompanhados dos demais gerentes e coordenadores da diretoria de Operação da empresa, os visitantes fizeram um tour pela UHE Jirau e conheceram a casa de força da margem esquerda, a área de montagem, o vertedouro principal e de troncos. E no edifício de controle, a comitiva foi recebida pelo diretor Administrativo & Institucional da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes.

Apesar dos anos de experiência no setor de energia, em que chegou a ocupar a diretoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Heitor Gontijo, atualmente assessor técnico da ABRAGE, disse ter ficado impressionado com a dimensão da obra. “Jirau é um orgulho de engenharia. Usina de porte único no mundo, é um exemplo de que a engenharia de barragens e de hidrelétricas despontou muito no Brasil nos últimos tempos”, ressaltou Contijo.

Para o engenheiro elétrico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, João Maria Marra, essa preocupação com a preservação ambiental em meio a tantos desafios enfrentados, pode ser considerado uma obra de arte. “A ESBR está de parabéns pelo esforço e forma com que tem conduzido essa obra. Que sirva de modelo, como o uso dos recursos naturais pode sim ser utilizado de forma adequada e sustentável pelo homem em seu benefício”.

A visita à Usina Jirau, realizada no dia 8 de março, fez parte das atividades da 37ª Reunião do Grupo de Trabalho de Manutenção de Usinas Hidrelétricas (GTMN), promovida pela ABRAGE em Porto Velho. O evento foi realizado no dia 9 de março e contou com a participação de representantes da Energia Sustentável do Brasil, como empresa convidada. 

Fonte: usina hidrelétrica jirau

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias