Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2016 - 12:05 (Hidreletricas do Madeira)

L
LIVRE

ÚLTIMA TURBINA DA UHE JIRAU ENTRA EM OPERAÇÃO

Com suas 50 turbinas funcionando, a Hidrelétrica se consolida como a 3ª maior do país


Imprimir página

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau sincronizou na manhã desta segunda-feira, 14 de novembro, a sua última turbina – Unidade Geradora 48. Este marco traduz o comprometimento da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, no cumprimento do contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Operando com suas 50 turbinas, a Usina passa a gerar 3.750 MW, potencial energético suficiente para levar energia a mais de quarenta milhões de pessoas, o que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica gerada no Brasil, consolidando-se como a 3ª maior do país.

De acordo com Victor Paranhos, Diretor-Presidente da ESBR, esta conquista reflete os valores da Empresa e o investimento em mão-de-obra qualificada para que todos os desafios fossem superados “Estamos honrados em entregar a Usina Hidrelétrica Jirau com seu processo de motorização concluído no prazo estabelecido. Trabalhamos com austeridade, ética e valorização da capacidade técnica para fazer de Jirau um empreendimento sustentável, que representa desenvolvimento para o Brasil e melhoria na qualidade de vida para milhares de pessoas”, destacou.

A ESBR obteve a outorga do uso de bem público para implantação da UHE Jirau em maio de 2008 por meio de leilão promovido pelo Governo Federal, integra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, Porto Velho (RO), e gera energia desde setembro de 2013 para abastecer todo o país pelo Sistema Interligado Nacional e Rondônia pelo Sistema Acre-Rondônia.  As turbinas da UHE Jirau, do tipo bulbo, são as mais potentes do mundo e foram desenvolvidas para operar a fio d’agua, com baixas quedas e consequentemente com baixo impacto ambiental, aproveitando todo o potencial do Rio Madeira. Além disso, desenvolve 34 programas socioambientais e seus princípios estão pautados em sustentabilidade, relacionamento transparente com as comunidades e cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Usina Hidrelétrica Jirau

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias