Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018 - 17:19 (Tecnologia)

L
LIVRE

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - EMPREENDEDORES E EXECUTIVOS PARTICIPAM DE BOOTCAMP SEBRAE SOBRE BLOCKCHAIN EM PORTO VELHO

Nova rede virtual funciona com blocos encadeados (blockchain) e não exige intermediários para realizar a transação com criptomoedas (bitcoin)


Imprimir página

O Bootcamp aconteceu no início de julho (3), na sede do Sebrae em Porto Velho, e reuniu cerca de 70 empreendedores e executivos com objetivo de trocar experiências vividas com aplicações emblockchain – tecnologia originada através de criptomoeda, moeda virtual como a bitcoin.

Por meio de uma rede de mineradores – pessoas ou empresas que não precisam de licença específica para atuar – no blockchain é possível fazer transações de bitcoins sem a necessidade de intermediários, como um banco ou uma empresa de pagamento de cartão de crédito, por exemplo.

Para Rangel Miranda, Analista Técnico e coordenador do Bootcamp Sebrae, o tema é bem atual e tem sido debatido nas grandes mídias: “Como a aplicação de blockchain pode transformar de fato os pequenos negócios? Garantindo mais segurança em transações com pessoas desconhecidas de qualquer lugar do mundo. Grandes empresas estão abraçando essa tecnologia, adaptando conceitos do blockchain. Queremos que todos saiam do Bootcamp conscientes das potencialidades e desafios dessa prática, e aptos a começar a formular estratégias de sua adoção em seus negócios”, afirmou Rangel.

Blockchain é um dos temas que mais têm chamado atenção de empreendedores e executivos. Com essa nova rede, cujo funcionamento se dá por meio de blocos encadeados muito seguros que sempre carregam conteúdo junto de impressão digital, pela primeira vez na história temos um meio digital de valor, onde qualquer pessoa pode acessar qualquer coisa de valor, como ações, títulos, dinheiro, propriedade digital e até mesmo coisas como identidade e votos, que podem ser movimentados, armazenados e gerenciados de forma segura e privada”, disse a palestrante Marjorie Damasco.

Outro palestrante convidado para participar do Bootcamp Sebrae foi o advogado Edson Pontes Pinto: “Nossa intenção é fazer uma abordagem um pouco diferente da análise de aplicação do blockchain no mercado. Muito se fala da aplicação de blockchain pensando de que forma isso impacta no negócio, mas nós viemos esclarecer sobre como ele impacta nas relações jurídicas e contratuais e como oblockchain pretende ser regularizado no Brasil. Como o Congresso Nacional está olhando para essa tecnologia, até porque já temos um polêmico projeto de lei sobre o assunto que ainda não foi votado, então trouxemos os processos jurídicos para o Bootcamp”, concluiu.

Mariana Esteves é advogada e veio participar do Bootcamp para conhecer mais sobre o que é oblockchain. “Participei do Bootcamp não só para repassar informações aos clientes, mas também porque sou advogada e empreendedora. Devemos conhecer com o que seu cliente vem trabalhando e na atualidade o assunto da vez são as criptomoedas. Então vim mesmo para conhecer mais sobre o assunto, que já é uma realidade para muitos empresários, além disso, vale lembrar que um escritório de advocacia também é um negócio”, falou Mariana.

“Eu sou empreendedora e acredito que quanto mais eu puder adquirir conhecimento sobre a rede de blocos ou plataformas que está surgindo para ajudar no meu negócio, melhor. Por isso decidi participar do Bootcamp sobre blockchain oferecido pelo Sebrae em Rondônia. Os palestrantes nos passaram uma gama de informações sobre a utilização de criptomoedas e ainda trocamos experiências com outros participantes”, finalizou a empresária e estudante Danielle Marrieli.

Esta é mais uma iniciativa do projeto Startup Way que o Sebrae em Rondônia vem executando para fomentar o ambiente de inovação e tecnologia para despertar o protagonismo empreendedor de atores desse ecossistema. Já foram realizados o Startup DayStartup Weekeend Agro e no próximo dia 20 será realizado o Startup On. O Sebrae também marcará presença fortemente na Campus Party Rondônia, que acontece de 1 a 5 de agosto em Porto Velho.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp no número (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube no perfil Sebrae RO.

Fonte: 010 - Dayan Cavalcante Saldanha

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias