Quarta-Feira, 08 de Novembro de 2017 - 13:06 (Colaboradores)

L
LIVRE

SOBRE RELACIONAMENTOS E EMOÇÕES - POR JEFRSON SARTORI

'As relações são ótimas, o que as estragam são os sentimentos!'


Imprimir página

É claro que sempre que faço a afirmação acima há certo escândalo, em especial as donzelas manifestam mais veementes protestos por motivos óbvios: Elas edulcoram mais as relações pelo fato de - em geral - serem mais sentimentais. Uma reflexão sobre o tema, constata que as emoções são suscetíveis às mudanças de acordo com comportamentos e acontecimentos.

Por outro lado os princípios que regem a vida de uma pessoa não são tão voláteis, daí que uma relação que tem como base a razão, e esta, fundamenta-se em princípios, tende a ser mais estável e duradoura. Exemplo disso são os casamentos de nossos avós e bisavós. Um dos fatores é que para eles família era um princípio. Família era um fim em si mesmo e não um meio para atingir felicidade. Não se casavam para que omatrimônio os fizessem felizes, sendo felizes ou não, seus valores eram preservados por um bem maior, a família.

Nossa sociedade hedonista não admite essa ideia. Para as pessoas de hoje as relações (amizades, namoros, casamentos) devem conduzir à felicidade e satisfação. E ao sabor de qualquer contrariedade, desacordo ou sofrimento, finda-se a relação. Ingênuo e egoísta engano!

Uma relação saudável está disposta a superar todas as penúrias da vida e as mazelas da outra pessoa – seja amigo, irmão, amante. É na certeza dos valores defendidos nas relações que superamos as instabilidades das emoções e da vida.

Jefrson Sartori
Novembro, 2017

Fonte: Jefrson Sartori / News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias