Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018 - 10:43 (Curiosidades)

L
LIVRE

SETE COISAS QUE QUEM USA LENTES DE CONTATO NÃO PODE FAZER

Os cuidados devem ser ainda maiores do que por quem usa óculos.


Imprimir página

A infecção por lentes de contato é algo possível de acontecer. Por estar diretamente no olho, a lente exige uma higiene extrema, tanto na hora de colocar como na de guardar o objeto.

O Self reuniu dicas que qualquer um deve ter em mente, sempre que tomar a decisão de usar lentes.

Para começar, o contato com a água: ao manter as lentes guardadas, deve conservar com a ajuda de um líquido próprio, vendido para este fim. Quando o produto acaba, há quem opte por guardar as lentes em água, mas isso deve ser evitado, pois existe a possibilidade de micróbios presentes no líquido possam afetar a visão quando em contato direto. Embora seja livre de bactérias, o líquido das lentes não deve ser reutilizado, mas sim mudado diariamente, de forma a garantir a sua máxima higiene e a própria caixa onde as guarda deve ser limpa e seca todas as vezes antes de ser novamente cheia com o líquido próprio.

Também o ato de tomar banho ou nadar em uma piscina deve ser evitado ao usar as lentes, uma vez mais, pelo contato com água.

A água pura deve ser apenas usada para garantir que se lave bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes. As mãos são a zona do corpo mais exposta a sujeiras e devem estar bem limpas antes de entrar em contato com as lentes ou o olho.

A dica que provavelmente mais sr ouve é sobre não dormir com lentes. A prática é desaconselhada por aumentar o risco de infecção ocular, por conta da redução de oxigênio recebido pelo olho.

Por fim, deve garantir que mude as lentes com a frequência indicada. Se as lentes são diárias, descarte-as após cada utilização e, se são mensais, não pense que usá-la por 32 ou 33 dias será inofensivo. A concentração de bactérias e micróbios só garante a não afetação da vista durante o período indicado no produto – e sempre que as indicações de higiene e conservação são garantidas, é claro.

Fonte: 012 - noticias ao minuto

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias