Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017 - 14:07 (Saude)

L
LIVRE

SERVIDORES DA CASA DO ANCIÃO, EM PORTO VELHO, REALIZAM CAPACITAÇÃO PARA AUXÍLIO EM CUIDADOS MÉDICOS

As dificuldades deram origem a uma parceria na capacitação em tratamento avançado de feridas. Ao todo, 16 profissionais aprenderam técnicas que irão colaborar com a saúde dos idosos.


Imprimir página

De 60 a 100 anos, os quase 30 idosos que hoje residem na Casa do Ancião, de formas diferentes, precisam de vários cuidados. Destes, oito tem um quadro de saúde delicado e agravado pela diabetes, o que dificulta, por exemplo, a cicatrização de um pequeno machucado. “Estes são detalhes que cuidamos diariamente e que se para as pessoas mais jovens parece ser simples, para eles torna-se algo delicado, que precisa de muita atenção”, explica Ione Braga, diretora da Casa.

As dificuldades deram origem a uma parceria na capacitação em tratamento avançado de feridas. Ao todo, 16 profissionais aprenderam técnicas que irão colaborar com a saúde dos idosos. “Nós passamos para a equipe o que temos de mais avançado no tratamento de feridas, como a gente classifica as lesões e mostramos as novas coberturas usadas no tratamento das lesões”, explica o enfermeiro e consultor hospitalar Mizael Batista.

Ele também explica que as lesões podem ser causadas por diversos fatores, principalmente em quem tem idade mais avançada. “A mobilidade difícil, o tempo deitado no leito faz com que este idoso acabe não conseguindo se locomover, o que prejudica a circulação e faz com que ele desenvolva lesões por pressão”, resumiu.

O treinamento foi realizado nesta segunda-feira, 23, e a diretora garante que haverá muitas outras. “Estamos nos preparando para trazer os cursos até a Casa, já que nossos servidores passam bastante tempo aqui. A saúde é importante, mas também pretendemos oferecer outros cursos que também ajudem nos cuidados”, finalizou Ione.

Fonte: 010 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias