Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2014 - 09:42 (Colaboradores)

SERVIDORES ALERTAM GOVERNADOR PARA CONTINUÍSMO DE NOMES SUSPEITOS NO COMANDO DA SEDAM

Na esteira dessas ‘mudanças’, apesar de tardiamente, a demissão da geógrafa paraense Maria Nanci Rodrigues da Silva, do comando da SEDAM [Secretaria do Desenvolvimento Ambiental] foi bem recebida nos meios políticos e por palacianos.


Imprimir página

ARIQUEMES\Rondônia – No leque das inúmeras promessas não cumpridas pelo governador Confúcio Moura [PMDB] figuram o pé de Ipê amarelo não plantado no Palácio Presidente Vargas e a nomeação de secretários mais ousados, cujas metas consideráveis tangíveis, previstas por ele no primeiro mandato, continuam no papel e só nas suas divagações depois de acuado pela Operação Plateias da Polícia Federal.

Com ela foi o anel, ficaram os dedos e os tentáculos da estrutura passada, se queixam parte dos antigos servidores da Coordenadoria de Educação Ambiental, sucateada pela inoperância da ex-gestora cedida pelo IBAMA rondoniense.

Sem revelar a identidade temendo represálias, servidores  alertam o Confúcio para estender as mudanças às Coordenadorias de Recursos Minerais [COREM], de Fiscalização [COFAM], Licenciamento Ambiental [COLMAM], assessorias especiais, comunicação, Departamento Jurídico – onde deve proibir o acesso a lobbies de no viés  Rodrigo Luciano Nestor com o chefe do Jurídico, Rodrigo Vasconcelos, por razões óbvias -, Representantes das Reservas Extrativistas, Unidades de Conservação [UCs], à diretoria do Fundo de Preservação, Conservação e outras de importância estratégica.

É na fiscalização falha e depauperada desde o governo Ivo Cassol, que a SEDAM ‘erra e contribuiu para o desgaste do Governo durante a gestão passada’. Segundo afirmam, ‘a COLMAM sempre se recusou a fiscalizar pra valer os garimpos operados pela COOGAM e COOGARIMA’. Mas penalizou cooperativas de menor poder de barganha política e financeira – como a MINACOOP.

O órgão é comandado pelo Sub-Tenente da Polícia Militar MARTINS e sobre ele pesa algumas suspeitas por não atender, sobretudo, pedidos de fiscalização feitos pela MINACOOP, legítima outorgada junto ao DNPM, nas áreas em que 632 dragueiros excluídos, liderados por José Alves de Lima, atuavam sob o aval da ex-secretária Nanci Rodrigues, motivo da deflagração das operações Iara, Rio de Ouro, Eldorado, CaiariEldorado e Brasil Integrado da Polícia Federal.  

De acordo a MINACOOP, desde 2010, o Sub-Martins ‘sempre alegou falta de combustível, pessoal e embarcações’. Instado sobre possíveis parcerias com a entidade, ‘citava a questão jurídica de que era impossível autorizar operações conjuntas para desarticular a máfia do ouro da APA Rio Madeira, Mutum-Paraná e Belmont’. Nem mesmo com a Polícia Federal, CGU, DNPM e o Batalhão Ambiental, aceitou sugestão nesse sentido.

A fim de alertar o governador para a continuidade dos entraves que engessam o funcionamento da SEDAM, com a permanência de pessoas que podem ser consideradas improbas para o serviço público, servidores descontentes com a avalanche de cargos comissionados no órgão, apelam para que Confúcio ‘passe o nome da SEDAM a limpo’, começando por fazer mudanças radicais na COLMAMCOFAM e COREM’.

No gabinete, este site não obteve retorno e não pode localizar o ainda chefe da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental [COFAM], Sub-Tenente MARTINS e o chefe do Departamento Jurídico, Rodrigo Vasconcelos, mas foi informado que Luciano Rodrigo Nestor, advogado da COOGARIMA, é cunhado dele e que o mesmo sempre transitou com desenvoltura na gestão de Nanci Maria Rodrigues da Silva, cujo código usado para  atendê-lo seria o de ‘NANCIBAMA’.

Fonte: Xico Nery

Noticias relacionadas

  • 06.06.2017 21:36
    CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO
  • 05.06.2017 13:43
    EU NÃO ME CANSO DE FALAR!!! - POR ZECCA PAIM
  • 03.06.2017 13:31
    COLUNA SOCIAL MARISA LINHARES: FACIMED
  • 02.06.2017 16:50
    CHEGOU O QUE VOCÊ ESPERAVA N-CONTROL AMANSA O VÍRUS DA MANCHA BRANCA
  • 02.06.2017 11:38
    ZEQUINHA É RECEBIDO POR TITULAR DA SEMES E DISCUTEM AÇÕES AFIRMATIVAS ÀS PERIFERIAS DA CAPITAL
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt