Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2017 - 10:46 (Agronegocios)

L
LIVRE

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ INICIA-SE EM MG COM CAFÉS PREMIADOS DE RONDÔNIA

Sebrae e parceiros disponibilizam estrutura com degustações


Imprimir página

Em uma grande estrutura montada no Expominas, em Belo Horizonte, diversos produtores expõem produtos, alguns deles premiados, e oferecem degustação do café do tipo robusta. O evento iniciou-se nesta quarta (25) e acontece até a próxima sexta (27).

Para Valdemar Camata Júnior, superintendente do Sebrae em Rondônia,  a iniciativa é de extrema importância para conquistar um novo patamar na produção do café em Rondônia. “Já fomos testados na quantidade e estamos agregando valor com a produção de um café de qualidade. Dos dez melhores cafés do Brasil, três são produzidos em Rondônia, mostrando que o estado será um grande player neste mercado tão competitivo”, disse Camata.

Os produtores, que se organizaram em uma Missão Empresarial, estão com grandes expectativas com a participação no evento, como é o caso de Tiago Morais Duarte, de Cacoal, vencedor do concurso estadual de qualidade: “Rondônia ficou muito tempo esquecida, e a nossa participação neste evento mostra que temos café de qualidade. Agradeço ao Sebrae por acreditar e realizar o Projeto de Cafeicultura, que só tem dado benefícios para os produtores”, finalizou dizendo que está esperançoso com o resultado do concurso nacional de qualidade em café, que sairá até o fim do evento.

A iniciativa visa aproximar o produtor de potenciais mercados e introduzir para valer o café do tipo robusta em um segmento dominado, atualmente, pelo tipo arábica. São parceiros na ação, além do Governo do Estado/Suder, a Embrapa, Emater-RO, Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ifro, Unir, Fapero e o Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia.

Para o empresário Ezequias Braz da Silva, “o café é o orgulho de Rondônia e tudo está acontecendo desta maneira pois há união. Os produtores e as entidades estão reunidos”.

O estande conta com instrutores e diversas degustações, chefes baristas e até mesmo uma experiência de realidade virtual, em que as pessoas podem fazer uma imersão em uma lavoura de café, o que tem empolgado os visitantes do estande Cafés de Rondônia.

Saiba mais sobre a atuação do Sebrae junto aos cafeicultores acessando sebrae.ro ou entrando em contato pela Central de Relacionamento 0800 570 0800.

Fonte: 010 - Mário Antônio Veronese Varanda

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias