Quarta-Feira, 12 de Julho de 2017 - 11:16 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

SEMA CAPACITA SERVIDORES PARA MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE

Um dos objetivos da capacitação é ampliar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável


Imprimir página

Técnicos da Subsecretaria do Meio Ambiente (Sema) participaram na última semana do curso de formação de monitores da biodiversidade em parceria com o ICMBio, Sedam e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com a finalidade de implantar um modelo alternativo de monitoramento da biodiversidade nas UC's municipais, o que pode promover a geração de dados continuados a longo prazo, que subsidiarão ações dos gestores dessas unidades de conservação de forma participativa.

Um dos objetivos da capacitação é ampliar as discussões sobre a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. A metodologia empregada e que vem ganhando espaço nos últimos anos é o desenvolvimento de estratégias de cunho participativo. O “Programa de Monitoramento da Biodiversidade”, do ICMBio e o projeto de “Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia”, são ações desenvolvidas pelo Instituto IPÊ, em parceria com o ICMBio.

O evento contou com um grande número de técnicos de vários órgãos e instituições, assim como de outras comunidades do entorno. Durante os três dias da oficina os participantes assistiram palestras expositivas e participaram de atividades práticas envolvendo vários temas de sustentabilidade.

Foram convidados instrutores especialistas para palestrar durante o curso e auxiliar nas discussões durante o momento de construção dos formulários que deverão ser utilizados nas gestões das Unidades de Conservação Municipais.

“Esses momentos são muito importantes para que possamos aumentar nossos conhecimentos técnicos e ajudar na elaboração de programas para o desenvolvimento da gestão ambiental das Unidades de Conservação de Porto Velho”, avaliou a bióloga Lucinara Camargo".

Fonte: 010 - sema

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias