Terça-Feira, 06 de Junho de 2017 - 08:45 (MINHA HISTÓRIA)

L
LIVRE

SAIBA COMO ROBINSON SHIBA SE TRANSFORMOU EM UM DOS MAIS RESPEITADOS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS COM O CHINA IN BOX, SUA FRANQUIA DE COMIDA ORIENTAL

No início, apenas um restaurante; hoje, a maior franquia de comida oriental do país


Imprimir página

Com o tema “Acredite em você, sempre!”, o empresário Robinson Shiba contou um pouco de sua trajetória de vida em palestra na cidade de Ariquemes, na última quinta-feira (01). O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, reuniu cerca de 400 pessoas interessadas em aprender um pouco do segredo do sucesso de um dos maiores empresários do país.

Robinson Shiba contou um pouco sobre seu avô, que migrou do Japão para o Brasil. Também falou do pai, que trabalhava como dentista, profissão que ele até começou a estudar. “No meio da faculdade eu convenci meu pai de que eu deveria ir para os Estados Unidos aprender uma nova língua, e ele bancou a minha viagem”, lembra Shiba.

Foi na viagem aos EUA que o então acadêmico de Odontologia conheceu a venda de comida chinesa em caixas de papelão apropriadas. “Depois que fui assaltado e perdi todo meu dinheiro, fui trabalhar em um restaurante de comida chinesa, e foi aí que tive a ideia de montar um restaurante parecido aqui no Brasil”, explica.

De volta ao Brasil, Shiba foi orientado pelo pai a concluir a faculdade. “Meu pai queria que eu estudasse, mas sempre me incentivou na minha carreira”. Só após a graduação é que começou o planejamento para abrir o primeiro restaurante da marca China In Box, em 1992, no auge de uma crise econômica brasileira. “Para muitos, era uma crise; para mim, uma oportunidade de negócio, pois os aluguéis estavam mais baratos e eu tinha um produto inovador para os consumidores”, afirma.

Rapidamente o restaurante se transformou em franquia: 90 unidades já funcionavam em território brasileiro. “Foi aí que eu tive a grande ideia de internacionalizar minha marca. Queria levar comida chinesa para a Argentina e o México. Eu só esqueci de perguntar se lá o consumo desse produto era grande. Não deu certo, e tivemos que encerrar a operação naqueles países. Eu estava cheio de soberba, achando que tudo o que fizesse seria bem-sucedido, mas estava errado”, alerta.

Agora, com foco no Brasil, a franquia se especializou e profissionalizou os departamentos da empresa, e hoje já tem cerca 160 unidades no país, tornando-se a maior rede delivery de comida oriental da América Latina. “Não desista nunca. Minha maior satisfação é mostrar que hoje empregamos 4,5 mil pessoas, e que a partir de hoje pode surgir um novo empresário para empregar ainda mais. Você não pode desistir dos seus sonhos”, finalizou.

Para a empresária Rosangela Silveira, a história de Robinson Shiba é motivadora. “A família dele queria que ele se tornasse um profissional em Odontologia, mas ele não se acomodou e foi atrás do sonho de ser um grande empresário”, disse.

Já o comerciante Augusto Félix Silva observou que a necessidade de planejar o negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, foi o que mais chamou sua atenção. “Sem planejamento e sem um pouco de ousadia a gente não sai do lugar”, avalia.

Para a analista do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina Marques, a palestra de um empresário de sucesso vai além do conteúdo motivacional. “É uma palestra que inspira as pessoas em suas atividades diárias. É a prova de que é possível vencer e ser bem-sucedido, mesmo começando um pequeno negócio”, lembra.

A palestra com Robinson Shiba é uma realização do Sebrae em Rondônia em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).

Para mais informações sobre este e outros eventos, acesse nosso site, sebrae.ro/agenda, ou envie uma mensagem para (69) 98130-5656 (WhatsApp).

Fonte: 010 - Mário Antônio Veronese Varanda

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias