Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 - 18:00 (Geral)

L
LIVRE

REUNIÃO NA OCB NACIONAL TRAZ NOVAS PERSPECTIVAS PARA O FNO NA REGIÃO NORTE

O presidente Marcio Lopes, elogiou a região Norte pela mobilização junto a bancada federal sobre o FNO. Saiba Mais.


Imprimir página

Mais um passo foi dado nesta semana em Brasília, por representantes do movimento cooperativista dos estados da Região Norte para reforçar a relevância do cooperativismo na interiorização e repasse dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para as cooperativas de crédito.

Participaram da reunião o presidente da OCB Nacional, Marcio Lopes; os senadores Valdir Raupp (RO), Sérgio Petecão (AC), Cidinho Santos e José Medeiros, ambos do MT, deputado federal Luiz Claudio (RO); Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB-ROe Valdomiro Rocha, presidente OCB-AC e Onofre Filho do Sistema OCB-MT.

A mobilização para o movimento cooperativista vem sendo encabeçada pelos presidentes Salatiel Rodrigues e Valdomiro Rocha que buscaram apoio junto aos parlamentares e autoridades para maior celeridade do processo que perdura mais de cinco anos.

“É uma busca que vai beneficiar diretamente o produtor rural, porque as cooperativas de crédito estão mais próximas, com agências nos 52 municípios de Rondônia e nos Distritos. Nós queremos fazer com que o FNO chegue para a agricultura familiar, assim moco para os pequenos e médios produtores”, argumentou Salatiel.

O movimento cooperativista tem acompanhado a questão do repasse do recurso não só do FNO, mas do FCO (para o Centro-Oeste) e do FNE (destinado ao desenvolvimento dos estados do Nordeste) pelos agentes financeiros oficiais: Banco da Amazônia, no Norte; Banco do Brasil, no Centro-Oeste; e Banco do Nordeste.

Todos os parlamentares se disponibilizaram a participar da construção de um diálogo construtivo, visando o credenciamento e o repasse regular desses fundos para o desenvolvimento regional. Só no Norte, por exemplo, há mais de 200 agências do Sicoob, Credisis, Sicredi, Sicoob Uni RO e Cresol e outras singulares de crédito.

Na próxima terça-feira (19), já está agendada uma reunião com o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, em Belém, com Salatiel Rodrigues e os representantes dos bancos cooperativos, centrais e cooperativas de crédito para esclarecimentos sobre as bases e condições de repasse dos recursos do FNO.

O presidente Marcio Lopes, elogiou a região Norte pela mobilização junto a bancada federal sobre o FNO e aproveitou para agradecer os parlamentares em nome do cooperativismo brasileiro todos os presidentes presentes na votação da PL 100, atualmente PLC 157.

Fonte: 012 - Comunicação Sescoop

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias