Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2016 - 15:03 (Colaboradores)

L
LIVRE

RETROSPECTIVA CULTURAL 2016 1ª PARTE

Nesta edição publicamos a primeira parte da Retrospectiva dos acontecimentos culturais de 2016.


Imprimir página

O que conquistamos e deixamos de conquistar durante o ano que está terminando, tanto no segmento cultural como no turístico e de lazer. Apesar da crise pela qual está passando o Brasil e em consequência o Estado de Rondônia e principalmente os segmentos que trabalham a cultura, não podemos classificar 2016 como um ano perdido para o movimento.

Conquistamos apesar de ainda muito tímido a publicação de Editais de fomento a eventos culturais. Ainda esbarramos na burocracia radical que fez com que eventos como o desfile das escolas de samba e o Arraial Flor do Maracujá fossem realizados fora de época assim como o Festival Duelo na Fronteira. Mesmo assim festejamos a volta após três anos dos desfiles das escolas de samba e a realização do Duelo na Fronteira.

O Festcine Amazônia mais uma vez foi sucesso porém a Casa da Cultura Ivan Marrocos após a exoneração do Carlinhos Maracanã não realizou mais nada.

O destaque do ano vai para a “Agitadora” Cultural Marcela Bonfim que realizou a Exposição (Re)Conhecendo a Amazônia Negra entre outros eventos.

Nesta edição destacamos os acontecimentos culturais do ano de 2016 entre os meses de janeiro a junho.

RETROSPECTIVA

JANEIRO – A Banda da Banda do Vai Quem Quer animou os foliões na madrugada do dia 1° no encerramento do Show da Virada realizado pela Funcultural de Porto Velho.

O Galo da Meia Noite passou a realizar seus tradicionais ensaios na praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural, apresentando shows com artistas locais como Beto Cezar e apresentações das escolas de samba.

ZENILDO - Perdemos o grande educador Padre Zenildo o responsável pela implantação dos ECCs – Encontro de Casais com Cristo nas paróquias de Porto Velho.

Janeiro termina com o desfile do Bloco “Até Que a Noite Vire Dia” no dia 30 e o “Pirarucu do Madeira” no dia 31.

FEVEREIRO - O início foi todo dedicado aos desfiles dos blocos carnavalescos entre eles a Banda do Vai Quem Quer. Não aconteceu o desfile das escolas de samba.

MARÇO - Com o enredo “Não Sei se é Sonho, Utopia ou Ilusão – Vou Cumprir Minha Missão” a escola de samba Asfaltão conquistou o título de campeã do carnaval, seguida da escola Acadêmicos da São João Batista que apresentou o tema: “Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair – O Sonho que Virou Realidade e Foi Além”.

Pelo Grupo de Acesso a campeão foi a Império do Samba conquistando o título pela primeira vez. Nos dias 10 e 11 aconteceu o show Mercedes Sosa “Gracias a La Vida” dentro do “Canta Mulher”.

ABRIL - Palácio da Memória – Museu começa digitalização de documentos da história rondoniense.

Depois de passar por quase todo o Brasil, parte da Europa e Nova York (EUA), chega a Porto Velho o espetáculo teatral “Identidade”, texto, direção e atuação de Vinícius Piedade, ator paulistano de 36 anos que tem se especializado em monólogos, ou solos como ele prefere falar.

O livro Mormaço, do poeta Eliseu Braga, foi lançado dia 22 na Casa de Leitura Arigoca, localizada no tradicional bairro da Arigolândia.

MAIO - A Sejucel promove no dia 3, lançamento do Edital “Zezinho Maranhão de Música” com show de jovens cantores e cantoras no Teatro Guaporé.

O casal Nielson e Nayara da quadrilha junina Girassol das Três Marias, venceu o concurso de “Melhor Casal de Noivos”, promovido pela junina Rádio Farol na noite do último sábado 07, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques).

O espetáculo “A Excelência do Balé Russo”, será apresentado na noite deste sábado 28, no Palácio das Artes Rondônia. Com momentos dos balés: A Morte do Cisne, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, Scherazade, Spartakus e Carmem.

JUNHO - O escritor, jornalista Júlio Olivar abre a exposição “Fotos de Celular” na tarde desta quarta feira 1° de junho na galeria de artes da biblioteca Francisco Meirelles em Porto Velho.

Preservar os patrimônios históricos e culturais faz parte do planejamento turístico da região. Partindo deste princípio, a Superintendência Estadual do Turismo (Setur), reformou os jazigos de Vespasiano Ramos e do Major Emmanuel Silvestre do Amarante. segunda-feira (7) no Cemitério dos Inocentes em Porto Velho.

FOLCLORE - Em reunião realizada na manhã desta quarta feira 15, no gabinete do secretário da Casa Civil Emerson Castro, com a participação do presidente e vice da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, Fernando Rocha e Aluízio Guedes respectivamente, do superintendente Ilmar Esteves e a diretora administrativa da Sejucel Cândrica Madalena – Bebel ficou acordado, que a XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá acontecerá entre os dias 27 de julho e 7 de agosto. “Quando convocamos os senhores para esta reunião, foi com o objetivo de colocá-los a par do andamento do processo licitatório para a contratação da estrutura necessária para a realização da festa”, disse Emerson Castro.

MÚSICA - Silvinho apresenta CD “A Portovelhera” no teatro do Sesc - O cantor e compositor Sílvio José – Silvinho apresenta na noite deste sábado 25, às 20 horas, no teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho, o CD “A Portovelhera”. O show integra o Projeto “Sesc Apresenta”.

Amanhã publicaremos a Retrospectiva de Julho a Dezembro

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias