Quinta-Feira, 31 de Agosto de 2017 - 11:51 (Agronegocios)

L
LIVRE

PUBLICAÇÃO APRESENTA AVANÇOS E DESAFIOS PARA A CAFEICULTURA DE RONDÔNIA

Ao todo, são 15 textos distribuídos em 70 páginas com muitas informações sobre a história do café no estado, análises de mercado e custos de produção, ações de incentivo, sustentabilidade na produção, assim como tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade superior e sabor diferenciado.


Imprimir página

A revista Cafés de Rondônia – O mundo do café na Amazônia, em sua segunda edição, traz as principais questões sobre tecnologia, produção e comercialização do café no estado. Está disponível no portal da Embrapa Rondônia e pode ser acessada gratuitamente pela internet, no endereço www.embrapa.br/rondonia/cafes-de-rondonia, assim como a primeira edição desta publicação.

Ao todo, são 15 textos distribuídos em 70 páginas com muitas informações sobre a história do café no estado, análises de mercado e custos de produção, ações de incentivo, sustentabilidade na produção, assim como tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade superior e sabor diferenciado. Um dos destaques desta edição trata da mulher no campo e seu papel fundamental no desenvolvimento da cultura do café, tão importante às famílias rurais. Traz também uma entrevista exclusiva com o superintendente do Desenvolvimento de Rondônia, Basílio de Oliveira, sobre os potenciais do estado e ações governamentais que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia.

Atualmente, a cafeicultura do estado tem passado por transformações positivas na última década, com aumento da eficiência. A produtividade cresceu quase 100%, com redução de 43% da área plantada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O desafio encarado agora pelos 22 mil produtores familiares é a melhoria da qualidade e a conquista de novos mercados. Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canéfora (conilon e robusta).

Os diferenciais de Rondônia para a cultura do café são a tradição do produtor e material genético diferenciado, além das características edafoclimáticas (solo, topografia e clima) favoráveis. O estado se destaca pela presença em suas lavouras de novos clones híbridos de robustas e conilon com alto potencial produtivo e de qualidade de bebida. Tudo isso pode ser conferido em detalhes nas edições da revista Cafés de Rondônia.

Realização e parcerias

A revista Cafés de Rondônia – O mundo do café na Amazônia é uma realização da Embrapa e conta com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia e com apoio do Consórcio Pesquisa Café, Banco do Povo, Secretaria de Estado da Agricultura, Emater-RO e da Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil.

Fonte: 010 - e

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias