Quarta-Feira, 04 de Julho de 2018 - 14:25 (Agricultura)

L
LIVRE

PROJETO CAFEICULTURA DE RONDÔNIA REALIZA SEMINÁRIO REGIONAL DE CAFEICULTURA NA CIDADE DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

O estado é o quinto maior produtor de café do Brasil, e seus 22 mil cafeicultores colheram mais 1,8 milhão de sacas de 60 quilos, em 2017


Imprimir página

Com características de solo especiais, topografia adequada e clima favorável, Rondônia tem lavouras que guardam propriedades genéticas benéficas ao cultivo de café. O café Robusta produzido em Rondônia, da mesma forma que o Arábica, ganha mercado quando são adotadas boas práticas, que vão desde o manejo do plantio até o pós-colheita. O estado é o quinto maior produtor de café do Brasil, e seus 22 mil cafeicultores colheram mais 1,8 milhão de sacas de 60 quilos, em 2017.

As pesquisas têm confirmado que o café clonal, além de ter alta produtividade em relação ao seminal, aquele plantado por sementes, tem maior tolerância a pragas e doenças. É um café adequado à mecanização com espaçamentos mais bem distribuídos, além de produzir bebida de boa qualidade.

O Sebrae em Rondônia com o projeto Cafeicultura de Rondônia tem se dedicado aos avanços na produção e comercialização de café, e neste dia 05 de julho de 2018, quinta-feira, realiza o Seminário Regional de Cafeicultura na cidade de São Miguel do Guaporé. As atividades em parceria com o Governo do Estado pelo Convênio nº 120/PGE/SEDI/SEBRAE 2016 serão realizadas na praça municipal da cidade, e nessa programação serão oferecidas palestras com os seguintes temas: Colheita e pós-colheita do cafeeiro, Irrigação do cafeeiro e Manejo de pós-colheita com o pesquisador Paulo Sérgio Volpi, do Incaper do Espírito Santo. O comitê gestor do projeto é integrado pela Câmara Setorial do Café, e conta com Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura.

Das 8 às 9h ocorrerão as inscrições e o café da manhã. Os primeiros inscritos ganharão o Kit Educacional, com almoço oferecido aos cafeicultores. O evento tem apoio da Emater Vale do Guaporé, Acismig (Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Guaporé), Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Guaporé, Prefeitura Municipal, Incaper do Espírito Santo e Universidade Federal de Rondônia. Para mais informações, envie mensagem pelo WhatsApp para (69) 98130-5656, ou fale com a Central de Atendimento do Sebrae no 0800 570 0800.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias