Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018 - 12:20 (Pecuaria)

L
LIVRE

PRODUTORES RURAIS DE URUPÁ TERÃO MAIS AGILIDADE EM ATENDIMENTO NA NOVA SEDE DA IDARON, INAUGURADA QUARTA-FEIRA

Pioneiro no município, o pecuarista Saulo Guimarães atribui nota 10 às novas instalações do órgão em Urupá.


Imprimir página

O prédio mais antigo de Urupá deu lugar à nova sede da Idaron na quarta-feira (24), na avenida Cabo Barbosa, 898, bairro Samaúma. De casa nova, os mais de 2 mil produtores rurais do município terão mais conforto e comodidade quando buscarem atendimentos na Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Pioneiro no município, o pecuarista Saulo Guimarães atribui nota 10 às novas instalações do órgão em Urupá

O pioneiro Saulo Moreira Guimarães prestigiou o ato inaugural da Idaron e comentou: “se o atendimento era considerado nota ‘10’, vamos ter de aumentar esse numeral por conta dessa nova estrutura, que está muito bonita e prática”. Ele mora há 30 anos no sítio na linha C-2, a 13 quilômetros da cidade, e tem a pecuária como a principal atividade econômica.

“A Idaron representa facilidade para o produtor de Urupá. Aqui nós ainda só não executamos os pagamentos das guias, mas acredito que num futuro próximo a tecnologia vai permitir esse avanço”, comentou o pecuarista, afirmando que 60% dos sitiantes fazem transações financeiras por meio de cartão magnético. Para pagar qualquer guia o produtor rural deve se dirigir a instituição financeira credenciada. A rede bancária fica no centro da cidade.

Sobre o novo prédio da Idaron em Urupá o governador Confúcio Moura foi enfático. “O mundo mudou. Queremos uma Idaron mais avançada, com mais tecnologias”, disse o governador, anunciando que o órgão deverá contar em breve com aplicativo eletrônico capaz de realizar operações simples e modernas como emitir guias e efetuar pagamentos por meio de computadores domésticos, smartphones e tablets.

O governador destacou avanços no órgão e mencionou que técnicos da Idaron já são referências e convidados a palestrar Brasil a fora. “Em 2022 o Ministério da Agricultura vai liberar o rebanho bovino rondoniense livre de aftosa sem vacinação. Isso é fantástico. É o resultado de política pública bem aplicada aliada ao esforço dos servidores e produtores rurais”, disse Confúcio Moura.

“Quero deixar o governo de Rondônia preparado para o próximo governante ser mais eficiente. Precisamos praticar boas políticas olhando para a juventude”, disse Confúcio Moura, referindo à recém-criada Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), que tem finalidade de documentar imóveis urbanos e rurais. “Os crimes no campo são por litígio. Temos de acabar com isso a partir das legalizações dos imóveis”, destacou o governador.

Governador Confúcio Moura inaugurou prédio da Idaron, em Urupá

A nova sede da ULSAV de Urupá faz parte de um planejamento de modernização de 42 unidades da Idaron. O prédio local é de 146 m² e a obra custou R$ 334 mil em recurso do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa). A unidade de Urupá conta com sete servidores. “O prédio antigo era o mais velho da cidade. Foi demolido para dar lugar a esse moderno, que nos motiva mais ao trabalho e ao acesso dos usuários”, disse o chefe da unidade da ULSAV em Urupá, Nelson Ferreira dos Santos, acrescentando que o órgão atende uma média de 150 produtores por dia.

Urupá tem 14 mil habitantes e integra a bacia leiteira de Ouro Preto do Oeste. O rebanho bovino supera 170 mil animais e se posiciona como um dos principais produtores de peixe tambaqui de Rondônia. Os produtores da agricultura familiar estão aderindo também à revitalização da cafeicultura promovida pelo governo estadual. “O governo deve entregar mais 130 mil mudas de café clonal esse ano aos agricultores de Urupá”, antecipat Nelson dos Santos.

Fonte: 012 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias