Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018 - 17:34 (Agronegocios)

L
LIVRE

PRIMAVERA DE RONDÔNIA RECEBE MAIS 180 MIL MUDAS DE CAFÉ CLONAL E ELEVA LAVOURA PARA 400 HECTARES PLANTADOS

A meta do governo estadual por meio do programa Mais Café, gerenciado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), é elevar a produtividade nos próximos três anos a 4 milhões de sacas.


Imprimir página

Mais 70 produtores da agricultura familiar de Primavera de Rondônia receberam 180 mil mudas de café clonal com o objetivo de revitalização da lavoura cafeeira em Rondônia. A entrega simbólica ocorreu na segunda-feira (22), pelo governador Confúcio Moura na quadra esportiva da escola estadual José Severino dos Santos. A meta do governo estadual por meio do programa Mais Café, gerenciado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), é elevar a produtividade nos próximos três anos a 4 milhões de sacas.

Sem custo algum, os produtores da agricultura familiar recebem do governo estadual de 1,5 mil a 5 mil mudas cada. No ano passado, outras 70 mil mudas foram doadas aos agricultores do município. O produtor Odair José, contemplado com 5 mil mudas na segunda-feira, vai ampliar o plantio de 12 mil para 22 mil pés de café.

“Nas primeiras catações colhi 250 sacas. A nossa expectativa é que este ano a colheita seja farta”, falou Odair José, explicando que a cultura cafeeira é vantajosa por produzir mais em área pequena.

O fruticultor Haroldo Maciel da Silva vai iniciar a lavoura de café clonal com as 2,5 mil mudas que recebeu em Primavera de Rondônia. “Visitei vários plantios de vizinhos e amigos e me encantei com os resultados deles. A área está toda pronta. Solo corrigido e irrigação no local. Só esperava mesmo a chegada dessas mudas”, conta Haroldo Maciel, produtor de laranja e coco no sítio há 17 quilômetros da cidade.

Nos últimos três anos Rondônia dobrou a produção de café e está entre os estados que mais produz o grão clonal. “Nosso café ficou no 2º, 3º e 4º lugar em concurso em nível nacional em 2017 graças à tecnologia aplicada nas lavouras e a efetiva participação dos produtores nesse processo produtivo”, informou o secretário de agricultura Evandro Padovani, destacando que as mudas entregues pelo governo estadual aos produtores, por meio das prefeituras, são todas de excelente qualidade e livres de doenças.

A produção cafeeira de Rondônia em 2011 era de 600 mil sacas. O governo entregou quase 4 milhões de mudas de café em 2017. Outras 3 milhões estão sendo adquiridas pelo programa “Mais Café” para atender à agricultura familiar dos municípios que ainda não foram contemplados.

“Em 2018 a estimativa é de que se colha 2 milhões e 200 mil sacas em todo o estado”, estima o governador Confúcio Moura, ao destacar que “produtor de café na região de Rolim de Moura já colheu até 180 sacas por hectare respeitando as orientações técnicas e cuidados tecnológicos exigidos na cultura cafeeira clonal”. A entrega das mudas contou com a participação de autoridades estaduais e municipais.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias