Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2017 - 18:15 (Cultura)

L
LIVRE

PREFEITURA OFERECE CURSOS DE CAPOEIRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A capacitação será na segunda (20) e terça (21), no Mercado Cultural


Imprimir página

PORTO VELHO - Cursos de capoeira para profissionais que atuam com a terceira idade e com crianças com deficiência marcarão o Dia da Consciência Negra na capital. A capacitação será na segunda (20) e terça (21), no Mercado Cultural. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural. A organização é do grupo Cordão de Ouro/Porto Velho, sob a coordenação do instrutor Caverna e supervisão do Mestre Fraldinha, do Acre. O curso para a terceira idade (Capoterapia) será ministrado pelo Mestre Café, do grupo Raízes (Jaru), e a Vivência para capoeiristas que trabalham ou que queiram trabalhar com crianças com deficiência, será com o Mestre Arrepiado, do Cordão de Ouro, do Acre.

O Mestre Arrepiado atua há mais de 15 anos na APAE do Acre, e o Mestre Café tem longa experiência com projetos voltados para terceira idade nesse segmento da capoeira, no município de Jaru.

AULÃO

Além dos cursos, será oferecido aulão de Miudinho e Maculelê com o Contra Mestre Fraldinha, com a participação também do Mestre Arrepiado. O miudinho é um jogo suingado e o maculelê é uma espécie da dança afro em que se utiliza o bastão.

BATIZADO

Na segunda-feira, 20, terá roda de capoeira na parte da manhã e tarde. No segundo dia, terça-feira, será realizada cerimônia de batizado e troca de corda na parte da manhã. Nos dois dias será disponibilizada mesa de frutas – no primeiro, será às 8 horas; e no segundo das 11 às 12 horas.

Essa ação da Funcultural é uma recomendação do prefeito dr Hildon Chaves, que solicitou ao presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, para que realizasse um projeto diferenciado para lembrar o Dia da Consciência Negra, e que contasse com a participação da população.

“Acredito que a capoeira é um dos símbolos mais marcantes que representa a luta do negro pela liberdade, traduzido por meio da magia dos movimentos, que encanta a todos até hoje. E capacitar os profissionais para atuar com a terceira idade, e com crianças com deficiência, sem dúvida, é um trabalho social relevante”, declarou.

Programação:

Dia da Consciência Negra

Local: Mercado Cultural de Porto Velho

Confraternização – mesa de frutas (Data: 20/11 – às 8 horas)

Cursos para capoeiristas

Capoteria - para terceira idade (Data: 20/11 – das 9 às 10h30)

Curso para atuar com crianças com deficiência (Data: 20/11 – das 6 às 17h30)

Aulões

Com Mestre Café e com mestre fraldinha (Data: 20/11 – das 9 às 10h30)

Aulão de Miudinho e Maculelê (Data:20/11 – das 17h30 às 19 horas

- Roda de Capoeira (Data: 20/11 - das 19 às 20 horas)

Batizado e Troca de Corda (Data: 21/11 – das 9 às 11 horas)

Mesa de Frutas (Data:20/11 das 11 às 12 horas)

Fonte: 010 - assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias