Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2018 - 15:18 (Colaboradores)

L
LIVRE

POLÍTICA & MURUPI: UM PRA LÁ, OUTRO PRA CÁ

O senador Raupp acaba de se livrar de um processo da Lava jato. Já no STF a ministra Carmem Lúcia determinou que o senador Ivo Cassol começasse o cumprimento da pena e que o Senado determinasse a perda do seu mandato.


Imprimir página

FRASE DO DIA:

“Eu sei factualmente que o Michel Temer é ladrão e por isso o chamo de ladrão".– Ciro Gomes

1-Qualificando o debate

Uma grata surpresa. Depois de muitas escaramuças, rapapés e negativas alguns, bons nomes da verdadeira política começam a surgir e o debate começa a tomar novos ares. Gente que está fora da Lava jato e do noticiário policial se aproxima para salvar a súcia dos defenestrados pelo eleitor.

Com o Álvaro Dias, um vice de qualidade: Paulo Rabello de Castro ex-IBGE e ex-BNDES – esteve para ser indicado por seu partido – e com Geraldo Alckmin a senadora Ana Amélia, firme no apoio á Lava jato, à moralidade, crítica do PT e um calo do seu PP que já se inclinava para Bolsonaro.

2-Desencontros

Para quem se lançou muito cedo o desgaste traz indagações: Ciro Gomes rifado por Lula vai cair atirando contra PT e Lula ou continuará o Dom Quixote arataca em luta contra moinhos de vento tentando engolir nacos do PT?

E Bolsonaro que saiu do baixo clero e é líder da pesquisa com 20% de intenções e 65% de rejeição e que não consegue aliados com tempo de TV ou mesmo um nome para vice? E a novidade de sempre, Marina Silva? Voou como um carapanã e pousou no PV onde já esteve e lá sugou o vice, Eduardo Jorge. Anda bem complicada esta trinca...  

3-Um pra lá, outro pra cá

O senador Raupp acaba de se livrar de um processo da Lava jato. O caso remonta ao período em que presidia o partido e teria pedido doações de Sergio Machado da Transpetro para a campanha de Chalita em São Paulo.

Já no STF a ministra Carmem Lúcia determinou que o senador Ivo Cassol começasse o cumprimento da pena e que o Senado determinasse a perda do seu mandato. Cassol continua, articulando com o instinto político aguçado como se nada estivesse ocorrendo. É do seu bradar como um grito de guerra: “e dê-lhe tiro e dê-lhe grito!” O que dá pra rir dá pra chorar.

4-Aborto na pauta do STF

O tema é controverso, trafega por questões como laicidade, religião, tipificação criminal, educação, saúde pública e outros. Presentes à sessão do STF hoje duas mulheres: Rosa Weber é relatora e Carmem Lúcia presidente a corte.

Ausentes as mulheres pobres, sem escolaridade que entregam seus corpos para a prática do aborto por comadres e curiosas. Temos legislação específica, mas a pressão para ampliar os prazos não se sustenta quando existem contraceptivos pela rede SUS e o planejamento familiar por cada um como solução possível, legal e economicamente necessária.

5-Para não dizerem “eu não sabia”

Para não dizer que “Santo Antônio me enganou” o TCE RO convidou os candidatos a governo para em reunião pública apresentarem a situação financeira e orçamentária do estado. Como diz Zé de Nana, “trabalho pesado, faca de ponta e onça pintada, primeiro é ver e depois correr”.

leoladeia@hotmail.com

Fonte: Leo Ladeia/NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias