Quinta-Feira, 05 de Abril de 2018 - 11:05 (Colaboradores)

L
LIVRE

POLÍTICA & MURUPI: SEM SURPRESAS

Como já era esperado o governador Confúcio Moura renunciou ao cargo e oficializou à ALE sua decisão. A ALE dará posse ao vice-governador Daniel Pereira que como é praxe, assume para cumprir o mandato até dezembro de 2018.


Imprimir página

FRASE DO DIA:

“(...) mais fácil prender um menino com 100 gramas de maconha do que prender um agente público ou um agente privado que desviou R$ 10, 20, 50 milhões. Essa é a realidade do sistema penal brasileiro. Ele é feito para prender um menino pobre e não consegue prender essas pessoas que desviam por corrupção e outros delitos por milhões de dinheiro” – Ministro Luiz Roberto Barrosodo STF.

1-Sem surpresas

Como já era esperado o governador Confúcio Moura renunciou ao cargo e oficializou à ALE sua decisão. A ALE dará posse ao vice-governador Daniel Pereira que como é praxe, assume para cumprir o mandato até dezembro de 2018.

Tudo sem traumas e muito civilizado. Em entrevista que me concedeu ontem no Palácio Rio Madeira, o tranquilo Confúcio fez um balanço de sua gestão e da campanha para o Senado.   

2-A fala do General

No Brasil todo mundo fala. Uns mais como Gilmar, Marun e Lula. Outros menos, como o Moro. Aí o General Villas Boas abriu a boca e o mundo pá! E ele só falou do art. 142 da Constituição: “As Forças Armadas (...) são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” Vai lá general. Se todos falam o senhor também pode falar. Fala sim. Fala que eu te escuto. 

3-Lula lá

Depois de 11 horas de julgamento e com um STF totalmente dividido, saiu a previsível negativa do habeas corpus impetrado pela defesa de Lula. É a primeira das cacetadas que a “jararaca” como Lula mesmo se intitula já que há uma série de processos na fila com ó juiz Moro e o juiz Valisney de Brasília. A defesa de Lula ainda pode apresentar um recurso – legal, mas tido como protelatório – até 10 de abril. Depois disso é caixão e vela preta. Como diz o filósofo Ivo Cassol, “cada um que cuide do seu CPF. Lula lá...

4-Falando em Cassol...

Como não vi o processo, pouco posso falar a respeito, mas de novo o senador Cassol vai encarar um processo na justiça. Para variar, o caroço a ser engolido é o mesmo de antes: A Primeira Turma do STF decidiu na terça-feira levar ao penário a Ação Penal 891, em que o senador Cassol é réu pela prática do crime de calúnia, previsto no artigo 138 do Código Penal, por ter supostamente ofendido a honra do procurador da República Reginaldo da Trindade. Para Zé de Nana com seu linguajar esquisito, “essa zangatápior que unha encravada: cê pensa que tá parando de ruinar e aí pustema.”

5-Carmem Lúcida

O ministro Marco Aurélio Mello foi na jugular da ministra Carmem Lúcia e passando o recibo de perdedor:“Que isso fique nos anais do tribunal: vence a estratégia, o fato de Vossa Excelência não ter colocado em pauta as declaratórias de constitucionalidade”. O laço dos enforcados funcionou. E tem mais, a possibilidade de revisão da prisão em segundo grau como queria o ministro não está no radar do STF, mesmo após a saída da ministra Carmem este ano. Toffoli, o sucessor, já acenou com negativa de pauta.

6-Uma ideia jerical

Alguém resolveu pensar – coisa difícil – e criar lei. Aí já viu...O TJ de Rondônia disse que sãoinconstitucionais parte das leis de Porto Velho sobre GPE. Como a decisão é retroativa cerca de 1500 servidores vão perder essa bufunfa. Ontem o prefeito Hildon Chaves explicou o problema e determinou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) recorra. Um abacaxi para o prefeito e um coice nos servidores que de imediato verão os seus holerites bem mais magros. Uma maldade. .

Facebook Leo Ladeia II
leoladeia@hotmail.com

Fonte: Leo Ladeia/NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias