Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018 - 18:30 (Geral)

L
LIVRE

POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA ORGANIZA SEMINÁRIO VIZINHANÇA SEGURA NA CIDADE DE CACOAL-RO

Aconteceu ontem, 13 de setembro de 2018, na cidade de Cacoal-RO, o primeiro Seminário Vizinhança Segura organizada pela Polícia Militar de Rondônia e apoiada pelo Governo do Estado de Rondônia.


Imprimir página

O Seminário Vizinhança Segura, teve como finalidade promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos sobre o funcionamento do sistema denominado Vizinhança Segura. Trata-se de um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, que é o primeiro degrau no combate à criminalidade, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

Para o coronel PM Rildo Flores, subcomandante geral da PMRO, o objetivo do Seminário é institucionalizar o projeto Vizinhança Segura no âmbito do estado de Rondônia. ”O que estamos trazendo aqui não é nada novo. Já é um trabalho que vem sendo desenvolvido na capital e juntando o empenho desse trabalho, com o apoio do Governo do Estado, está se buscando de fato, tornar esse projeto uma política institucional da PMRO.”

Informou ainda que o projeto Vizinhança Segura fará com que a comunidade participe e auxilie a Polícia Militar no tocante a Segurança Pública, para a prevenção dos crimes. “Esse projeto nada mais é do que fazer com que nós cumpramos nossa atividade típica prevista na constituição federal, realizando o policiamento ostensivo e preventivo. Estamos trabalhando bem não quando prendemos muito, mas sim quando o crime não ocorre. O projeto faz com que a comunidade participe e nos auxilie, trazendo a mesma para que se conscientize que o estado sozinho, não é capaz de ser onipresente. Precisamos de ajuda mútua para evitar que o crime se perpetue na sociedade rondoniense. O bem comum é a tranquilidade pública”, disse o coronel Rildo.

O major PM França, comandante do 4º BPM – Batalhão de Polícia Militarem Cacoal,  disse  que o projeto vem com o ideal de reduzir a criminalidade, efetivando simultaneamente a sensação de segurança da comunidade. “Busca-se, essencialmente, reduzir os índices de criminalidade e potencializar a sensação de segurança pública à sociedade. Vizinhança segura é mais uma estratégia do Comando da Corporação para fortalecer o policiamento comunitário em todo o estado, e com isso aproximar ainda mais a comunidade da polícia, para melhorar a prestação de serviço.”

Juiz

Para o juiz de direito, Carlos Rosa, o projeto desenvolve o sentimento de uma cidadania ativa, de cidadãos que tenham o propósito de auxiliar o poder público. “Parabenizamos a idealização do projeto Vizinhança Segura, que nada mais é, tornar o cidadão uma sentinela avançada, na ânsia de que tenhamos dias mais tranquilos.Cria-se uma figura de colaborador dentro do bairro, para que os anseios de tranquilidade e efetividade do serviço público, esteja de fato resguardado. ”

O capitão PM Marcelo, Secretário Executivo do Governo do Estado de Rondônia, destacou a presença dos principais gestores da PMRO no evento. Segundo ele, o conhecimento adquirido no seminário Vizinhança Segura, será perpetuado para as demais Unidades da Polícia Militar de Rondônia. Ao final desse evento, disse ele, teremos a consciência de que pequenas ações, podem fazer coisas grandiosas. Agradeceu a presença do major Vieira e o cabo Evandro da Polícia Militar de Santa Catarina pelo aceite do convite em está compartilhando seus conhecimentos e experiências aqui no estado de Rondônia.

Ciclo de palestras do Seminário

Iniciando o ciclo de palestras do evento, policiais militares de Santa Catarina, major PM Thiago Augusto Vieira e cabo PM Evandro dos Passos Farias, palestraram sobre o tema: Rede de vizinhos construindo comunidades seguras e prevenção por meio de espaços urbanos seguros”, compartilhando as experiências realizadas e consagradas na co-irmã da região sul do país.

No período da tarde, palestrantes da Polícia Militar de Rondônia, Capitães Rosemberg, Cleíssa e Antônio, expuseram um pouco sobre as experiências locais alusivas ao projeto Vizinhança Segura, já realizada na Capital por meio do 1ª e 5º Batalhão de Polícia Militar, bem como em Cacoal por intermédio do 4º BPM.

Estiveram presentes no Seminário o coronel Rildo, Subcomandante Geral da PMRO, Doutor Carlos RosaGubi, Juíz de Direito, major Vieira, integrante da Polícia Militar de Santa Catarina, capitão Marcelo, Secretário Executivo do Governo de Rondônia, doutor Robson, Procurador Geral do Município de Cacoal, o Vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Vereador Pedro Madeira, Sargento Charles, Secretário Municipal de Trânsito da cidade de Cacoal, Senhor João Paulo, representante do bairro São Marcos, demais policiais militares, e representantes da sociedade civil organizada da cidade de Cacoal.

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias