Sexta-Feira, 06 de Maio de 2016 - 14:21 (Pecuaria)

L
LIVRE

PECUARISTAS DE RONDÔNIA TERÃO MAIS COMODIDADES NA EMISSÃO GUIA DE TRANSPORTE DE ANIMAL

O gerente da Idaron explicou que esta nova ferramenta oferece toda segurança e controle, tanto para o produtor quanto para o governo


Imprimir página

Ainda neste ano o pecuarista de Rondônia terá a comodidade de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) de forma eletrônica, sem sair de sua casa ou propriedade, e com toda segurança, bastando para isso ter acesso à internet. Foi o que informou nesta sexta-feira (6), Fabiano Alexandre dos Santos, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Segundo ele, o lançamento desta nova ferramenta de apoio aos pecuaristas do estado será feito durante a 5ª Rondônia Rural Show (de 25 a 28 de maio), em Ji-Paraná, como medida essencial para dinamização a relação entre quem produz e quem fiscaliza.

Fabiano dos Santos fez questão de observar, que nesta primeira fase a emissão da GTA eletrônica só será possível para bovinos destinados ao abate com inspeção oficial nos frigoríficos locais. Já a emissão da GTA para o transporte convencional – venda, transferência de propriedade ou de pastagem – continuará sendo feita obedecendo a regra atual, nas mesmas condições, ou seja, o produtor rural terá de ir à agência de solicitar a emissão do documento, tendo em vista que a guia é documento obrigatório para o transporte ou deslocamento de animais vivos para fora propriedade, constituindo-se assim num facilitador no processo de comercialização.

O gerente da Idaron explicou que esta nova ferramenta oferece toda segurança e controle, tanto para o produtor quanto para o governo, no processo de fiscalização, mas não elimina as vistorias e fiscalizações diretas nas propriedades, inclusive para conferir informações ou para o repasse de orientações.

A autenticidade da guia será por meio de verificação com telefone celular equipado com aplicativo de leitor ótico, que está em processo de ajustes e testes.

Com a GTA eletrônica o pecuarista terá maior facilidade para emitir e quitar a documentação na Idaron, e também mais facilidade para comercialização do gado, eis com esta nova ferramenta é possível eliminar a burocracia e dar agilidade às transações comercias em qualquer dia e horário, com um simples click.

Fonte: secom - governo de rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias