Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2017 - 10:33 (Agronegocios)

L
LIVRE

OPORTUNIDADE: PRODUTOR RURAL VISLUMBRA CRESCIMENTO

Visita técnica ao Espírito Santo, disponibilizada pelo Sebrae e o Governo Estadual, demonstra oportunidade


Imprimir página

O produtor rural Elias Petri, de Cacoal (RO), trabalha com café desde pequeno, e há 42 anos está em Rondônia. Elias participou da visita técnica a entidades e propriedades cafeicultoras do Espírito Santo, viabilizada a um grupo de doze produtores rurais pelo convênio entre Sebrae e Suder, n° 120/PGE/2016. Trouxe na bagagem muita informação e a vontade de colocar em prática o que constatou durante os dias de aprendizado.

Foram visitadas a maior cooperativa da cafeicultura capixaba Cooabriel, a Fazenda Café Venturim, que atualmente produz cápsulas do próprio café, o Sítio Calvi, a Fazenda Venezuela, a Associação de Pequenos e Médios Produtores da Travessia e a Fazenda Experimental de Marilândia, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Nas visitas, seu Elias percebeu que a produtividade da sua propriedade é superior à média capixaba e ficou muito empolgado. Após a visita à Fazenda Venturim, enxergou a possibilidade de adquirir em até dois anos uma despolpadora que possibilitaria um beneficiamento de sua propriedade, pois já possui secador.

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Júnior, lembrou aos produtores da oportunidade que este conhecimento adquirido na visita técnica proporciona e que o Sebrae em Rondônia vem adotando uma estratégia diferenciada para o Café de Rondônia.

Complementando, o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Silva, reforçou a importância das capacitações oferecidas ao longo do projeto de cafeicultura do Sebrae, mencionando a importância da participação do Governo de Rondônia neste Projeto.

Seu Elias tem vívida em sua memória a superação na jornada e o conhecimento adquirido na palestra oferecida aos produtores rurais durante a Rondônia Rural Show.

Para saber mais sobre a atuação do Sebrae, acesse sebrae.ro. A programação de eventos está disponível em sebrae.ro/agenda ou pelo telefone 0800 570 0800.

Você pode contratar uma consultoria especializada com subsídio enviando uma mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656.

Fonte: 010 - Dayan Cavalcante Saldanha

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias