Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018 - 11:12 (Colaboradores)

L
LIVRE

O PROFETA DAS MALDIÇÕES - POR CARLOS SPERANÇA

A seu ver, a civilização está à beira da ruína.


Imprimir página

Para o demógrafo Paul Ehrlich, a causa da defesa da Amazônia está perdida. Aliás, qualquer causa. Meio século depois de escrever com a esposa Anne o livro Bomba Demográfica, ele comemorou o jubileu de ouro da obra lançando maldições ainda terríveis sobre a humanidade.

A seu ver, a civilização está à beira da ruína. Vai sucumbir por uma combinação de fatores dentre os quais o mais terrível será a guerra nuclear. Também altamente lesivas serão as secas e inundações, que causariam fome massiva.

No rol, a bolha da dívida, desordens políticas, maior desigualdade econômica, guerras comerciais e terrorismo. Então, já que o mundo está perdido, liberem geral a destruição da natureza para lucrar o máximo enquanto a vida não acaba.

Ao contrário, a humanidade já fez Paul e Anne engolirem suas palavras apocalípticas. Na obra o casal previu que a destruição viria com centenas de milhões de pessoas morrendo de fome na década de 1970. A revolução agrícola, via aceleração da ciência e da tecnologia, matou esse cavaleiro do Apocalipse. Mas para calar novamente a boca do profeta da desgraça a humanidade consciente precisará de ações eficazes, pois as ameaças apontadas pelo cientista não são poucas nem desprezíveis.

Puro sangue

A Rede, partido liderado nacionalmente pela ex-ministra Marina Silva confirma o lançamento de chapa puro sangue na capital, com o professor Aluizio Vidal ao Senado e Vinicius Miguel ao governo do estado.

O anuncio ocorreu para desmentir especulações de que o partido faria parte de uma coalizão pilotada pelo governador Daniel Pereira (PSB) na disputa pelo governo de Rondônia em outubro.

Os especulados

Enquanto nada se define, os seguintes nomes são especulados como prováveis postulantes ao governo do estado na eleição deste ano.

1-Daniel Pereira (PSB)

2-Acir Gurgacz (PDT)

3-Ivo Cassol (PP)

4- Expedito Junior (PSDB)

5-Vinicius Miguel (Rede),

6-Pimenta de Rondônia (PSOL)

7-Jorge Chediak (PC do B)

8-Paulo “Lula” Benito (PT).

Sendo que no PSDB ainda temos José Guedes e Mariana Carvalho se dizendo postulantes.

Ao Senado

Já, os principais nomes especulados ao Senado da Republica por enquanto são:

1-Valdir Raupp (MDB-Rolim de Moura)

2-Expedito Junior (PSDB –Rolim de Moura)

3-Jesualdo Pires (PSB-Ji- Parana)

4-Aluizio Vidal (Rede Porto Velho)

5-Fátima “Lula” Cleide (PT-Porto Velho)

6-Marcos Rogério (DEM-Ji- Paraná)

7-Manoel Néri (PC do B-Porto Velho).

A confissão

O senador Ivo Cassol (PP) criticou a confissão do governo de Rondônia no caso Beron. Segundo ele a medida inviabiliza o estado e responsabilizou o ex-governador Confúcio Moura por uma dívida gerada há quase três décadas.

Ivo dá impressão que esta querendo mesmo é desviar a atenção da sua condenação. Ele terá que cumprir pena alternativa em Brasília.

Desmentindo

O presidenciável Álvaro Dias (Podemos) voltou a desmentir os boatos em entrevistas a grande imprensa de que teria aceitado convite para ser o vice do também candidato ao Palácio do Planalto Geraldo Alckmin (PSDB).

Dias que já foi tucano, tem impedido o crescimento do ex-governador de São Paulo na região Sul do país (até então território tucano) onde lidera a campanha 2018.

Via Direta

***Mesmo ainda longe da definição dos candidatos ao governo estadual das eleições de outubro, os fake news ganharam corpo neste período pré-campanha *** Pode se imaginar depois das convenções, com a homologação das candidaturas como será a coisa ***

Dependendo ainda de acordos nos partidos, os ex-prefeitos de Porto Velho Roberto Sobrinho, José Guedes e Carlinhos Camurça vão disputar cargos eletivos neste ano *** Além deles, o Dr. Mauro Nazif entra a peleja para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Carlos Sperança - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias