Terça-Feira, 20 de Outubro de 2015 - 10:37 (Colaboradores)

O DEVER DE PERDOAR, POR ARLEY LIMA

Efésios 4:32 – Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.


Imprimir página

Na Bíblia temos muitos exemplos de perdão como, por exemplo, o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul, Jesus que também ensinou nos ensinou através de muitas parábolas.

Às vezes nosso conceito de perdão é distorcido e sentimentalista, contudo não é assim. Mesmo que não sinta vontade ainda é preciso perdoar para que o coração seja livre para aceitar o amor à pessoa que lhe ofendeu, claro que não é fácil, mas, é uma questão de decisão.

Então:

Devemos perdoar antes de tudo

Mateus 5:23-24

O perdão deve vir primeiro, não esperar as coisas piorarem e antes de ver a pessoa e passar por um confronto com ela (que às vezes é necessário), é preciso perdoar em oração diante de Deus.

Mesmo se estivermos com a razão aí é que mais ainda devemos dar o perdão. Precisamos deixar o sentimento de justiça própria e julgamento do próximo porque diante de Deus todos somos igualmente pecadores e carentes de perdão.

A condição do perdão

Mateus 6.12,14 e 15

Jesus disse que se não perdoássemos nossos inimigos também não receberíamos o perdão de Deus. Na oração do Pai nosso falamos isso, o que é muito sério. Seria como se disséssemos para Deus não perdoar nossos pecados “assim como não perdoamos os nossos devedores”.

A condição do perdão é o próprio perdão Divino. Se recusarmos perdoar, estaremos recusando receber o perdão de Deus. A falta de perdão bloqueia nossas orações.

Quem conhece o Perdão do Pai, sabe perdoar!

Como pedir perdão

Mateus 18.15-17

Qual é mais difícil: pedir ou dar perdão?

O texto diz que quem foi ofendido é que deve procurar o ofensor. O ferido procura o remédio com quem o feriu.

A orientação de Jesus é que a pessoa que se sentiu ofendida procure quem o ofendeu sozinha, se não der certo depois procure junto com alguém de testemunha, e então se não resolver leve o caso à Igreja. Mesmo assim se não adiantar, a pessoa que não quis se arrepender deve ser considerada como um publicano e pecador, o que para Jesus pode ser traduzido como digno de amor e misericórdia, não como uma pessoa desprezível.

Quantas vezes se deve perdoar

Mateus 18.21, 22 e 35

Jesus fez uma conta interessante usando a mística do povo com o número sete simbolizando a perfeição e multiplicando por setenta.

Na verdade se formos contar às vezes que alguém nos ofende até setenta vezes sete (490) chegaremos ao que diz o texto do versículo 35 “até que do íntimo”, é o que Jesus quis dizer, que devemos perdoar até sentir do fundo do coração o perdão aí não seremos mais atingidos por qualquer probleminha, nem sentiremos ofensas à toa.

João 20.22,23

O Espírito Santo nos dá autoridade para perdoar pecados.

Quando temos intimidade com Deus recebemos esta capacidade de perdoar de todo o coração às pessoas.

Como representantes de Cristo devemos perdoar como Ele perdoou.

O perdão é uma chave que liberta as algemas do ódio que acorrentam pessoas que não se amam. Quem perdoa é livre para amar.

Temos o dever de perdoar pelos seguintes motivos:

Ø  Também erramos e somos carentes de perdão de Deus e de outras pessoas;

Ø  Não somos melhores do que ninguém para nos recusar a dar o perdão;

Ø  O perdão é de Deus e nós devemos dá-lo a todos;

Ø  As adversidades são úteis para moldar o nosso caráter, temperamento e personalidade, por isso devemos ter maturidade para entender as dificuldades nos relacionamentos;

Ø  Precisamos ser mais espirituais, não tendo ódio de pessoas amadas por Deus e discernir as armadilhas de satanás contra a nossa comunhão com os irmãos.

Minha oração é para que possamos entender e desenvolver o dever do perdão entre todos nós, pois, só através do perdão recebemos perdão e em muitos casos até cura.

Que Deus abençoe você e sua família...

Fonte: Arlley Lima

Noticias relacionadas

  • 06.06.2017 21:36
    CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO
  • 05.06.2017 13:43
    EU NÃO ME CANSO DE FALAR!!! - POR ZECCA PAIM
  • 03.06.2017 13:31
    COLUNA SOCIAL MARISA LINHARES: FACIMED
  • 02.06.2017 16:50
    CHEGOU O QUE VOCÊ ESPERAVA N-CONTROL AMANSA O VÍRUS DA MANCHA BRANCA
  • 02.06.2017 11:38
    ZEQUINHA É RECEBIDO POR TITULAR DA SEMES E DISCUTEM AÇÕES AFIRMATIVAS ÀS PERIFERIAS DA CAPITAL
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt