Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 - 08:23 (Cultura)

L
LIVRE

‘O ABRAÇO DA SERPENTE’ SERÁ EXIBIDO NA QUINTA (28) NUMA PARCERIA ENTRE CINEOCA E CINE SESC

A exibição acontece às 19h30, no audicine do Sesc, sempre com um debate ao final, para ampliar as percepções dos espectadores acerca da obra audiovisual.


Imprimir página

Depois de exibir Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça, no mês de agosto, o CineOca e Cine Sesc exibem nesta quinta-feira (última do mês) mais um filme da programação do segundo semestre da parceria entre o cineclube e o Serviço Social do Comercio . Trata-se da produção colombiana “O Abraço da Serpente”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. A exibição acontece às 19h30, no audicine do Sesc, sempre com um debate ao final, para ampliar as percepções dos espectadores acerca da obra audiovisual.

"O debate sobre Aquarius foi muito enriquecedor", descatou a convidada para comentar a produção pernambucana, a arquiteta Regina Morão. Os convidados sempre colaboram nas discussões, mas qualquer pessoa pode participar do bate papo, afinal essa é uma das propostas do cineclubismo. Para comentar "O Abraço da Serpente", o professor Ninno Amorim, da Unir é o convidado.

O CineOca é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica, desde 2005, à difusão do audiovisual de qualidade, produções locais, nacionais, de diferentes nacionalidades e temáticas e que geralmente integram um circuito alternativo de circulação. A ideia é dar visibilidade a curtas, médias e longas metragens que transmitam bons conteúdos e tragam uma reflexão sobre a condição humana e a sociedade. Para isso sempre contou com a parceria do Sesc, local onde o cineclube realizada as sessões.

O Cine Sesc é um dos maiores projetos de difusão e circulação gratuita de produções cinematográficas nacional e internacional. O projeto licencia filmes que são escolhidos por meio de curadoria que procura democratizar obras dos mais variados gêneros e formatos, que muitas vezes não estão nos circuitos comerciais. Contudo, este projeto não consiste apenas na exibição, mas sobretudo no pensar e porque não, no fazer cinema. Promovido por meio de parcerias com Cineclubes que estimulam além do olhar para o cinema, o refletir sobre a obra.

A programação do Cine Sesc/CineOca 2017 é gratuita e inclui ainda no mês de outubro o documentário “Cinema Novo”, produção de Eryc Rocha sobre seu pai, o revolucionário diretor Glauber Rocha. O filme será exibido no dia 26 de outubro, às 19h30, também na última quinta-feira do mês.

O Abraço da Serpente

O Abraço da Serpente acompanha a trajetória do índio chamado Karamatake, único sobrevivente da sua tribo e de seu envolvimento, num intervalo de quarenta anos, com um etnólogo e um etnobotânico que buscam uma planta medicinal muito rara. Para os brancos, capaz de curar muitas doenças; para Karamatake, uma planta sagrada cuja flor produziria um chá capaz de induzir à iluminação espiritual por meio de uma viagem da alma ao início da criação do mundo.

É uma viagem antropológica, etnográfica, sociológica, histórica, mística, geográfica e espiritual por uma parte da Amazônia, tendo como ponto de partida o relato dramatizado (e com algumas licenças poéticas para os eventos históricos relatados) de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes, cujas expedições na região contribuíram muitíssimo para o conhecimento sobre os povos indígenas do norte do Brasil e da Amazônia venezuelana.

Koch-Grunberg foi um etnologista e explorador alemão cujas principais obras serviram como base documental única sobre os nativos dos rios Xingu, Japurá, Negro e Orinoco.

Fonte: 010 - Simone Norberto

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias