Domingo, 30 de Outubro de 2016 - 15:15 (Eleições 2016)

L
LIVRE

NÚMERO DE ABSTENÇÕES PODE SER DEVASTADOR NO SEGUNDO TURNO EM PORTO VELHO

A capital Rondoniense, assim como outras cidades do país decidem, por fim, o seu executivo municipal para 2017-2020.


Imprimir página

Levando em consideração a tranquilidade e a pouca movimentação nas zonas eleitorais de Porto Velho nesse domingo (30), o 2° turno deve ser marcado por grande número de abstenções, bem maior do que foi no 1° turno em 02 de outubro.

No primeiro turno, 18,64% do eleitorado portovelhense, ou seja, 59.623 pessoas não compareceram as urnas no primeiro domingo do mês. Na contramão, 260.318 (81,36%) prestou sua obrigação junto à justiça eleitoral.

Em coletiva à imprensa realizada na manhã de hoje com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Rowilson Teixeira, afirmou que o processo eleitoral segue tranquilo e dentro da normalidade. Pela manhã, não foi registrado de prisões e problemas com urnas de votação. Apenas uma destinada à justificativa, que foi instalada na 21ª Zona apresentou problemas, mas que logo em seguida voltou a funcionar normalmente.

Poucas filas nas escolas impressionam a Justiça Eleitoral e também os profissionais da imprensa. Talvez pelo fato de haver apenas um cargo para a escolha, o de prefeito. Mas, muita gente aproveitou o feriado do Dia do Servidor e também o Dia de Finados  que se aproxima para viajar. Alguns optaram pela justificativa do voto.

Como justificar

Há um formulário para ser utilizado no dia da votação e outro, diferente, se o eleitor fizer a justificativa depois do dia da votação. O formulário é gratuito e também pode ser retirado nos cartórios eleitorais e nos locais de votação. Quem não levar a justificativa a um local de votação neste domingo, ou onde houver segundo turno, deve procurar o cartório eleitoral.

A justificativa referente à ausência no primeiro turno da eleição pode ser feita até 1º de dezembro. Para o segundo turno, a data limite é 29 de dezembro. Se o eleitor não compareceu aos dois turnos, deve enviar uma justificativa separada para cada um.

Quem perder o prazo terá de pagar multa, de aproximadamente R$ 3, que pode vir a ser multiplicada até dez vezes, de acordo com decisão da Justiça. Para isso, basta procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação.

Fonte: NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias