Quinta-Feira, 02 de Março de 2017 - 10:02 (MINHA HISTÓRIA)

L
LIVRE

MIGRANTE PASSA DE LAVADOR DE PRATOS A DONO DE MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO

Uma história de como a dedicação ao trabalho pode verdadeiramente compensar, independentemente das mais diversas circunstâncias da vida.


Imprimir página

Ali Sonko tem 62 anos e já viveu mais de metade da sua vida, 34 anos, na Dinamarca, país que escolheu quando deixou a sua terra natal, na Gâmbia.

Em Copenhaga, Sonko trabalhou sempre no Noma, restaurante amplamente conceituado e reconhecido por quatro vezes como o melhor restaurante do mundo. O seu papel no restaurante, desde que este abriu portas, foi sempre o de lavar pratos.

Mas isso vai agora mudar radicalmente, conta a BBC. Ali Sonko vai tornar-se co-proprietário do Moma, juntamente com Lau Richter e James Spreadbury. A renovação da direção do Noma surge depois de este ter encerrado, ao fim de 14 anos, reabrindo este ano noutro local num conceito de "quinta urbana".

"Ali é o coração e a alma do Noma", disse o chef Rene Redzepi este fim-de-semana, numa celebração da reabertura do restaurante. Redzepi anunciou a promoção de Sonko no Instagram, partilhando uma fotografia dos três sócios.

"Acho que as pessoas não sabem como é ter uma pessoa como o Ali em casa. Ele é só sorrisos", acrescentou. À imprensa dinamarquesa, Ali Sonko disse não conseguir descrever o quão feliz está por trabalhar no Noma.

"Estas são as melhores pessoas para trabalhar e eu sou amigo de todos. Revelam um enorme respeito por mim, independentemente do que eu diga ou pergunte. E isso chega para dizer que tenho o melhor trabalho que alguma vez tive". Sonko ganhou notoriedade pela primeira vez em 2010, quando o restaurante foi premiado e a equipa teve de se deslocar a Londres para receber o prémio.

Ali, no entanto, não pôde comparecer devido a problemas com o visto. A equipa não se esqueceu de Sonko e fez questão de vestir camisolas com a cara do lavador de pratos durante a cerimónia. Nos dois anos que se seguiram, o restaurante voltou a ganhar o título de melhor restaurante do mundo e aí Sonko já pôde participar na entrega dos prémios

Fonte: 010 - noticias ao minuto

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias