Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2018 - 11:30 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

MEIO AMBIENTE: PREFEITURA ENTREGARÁ 40 MIL MUDAS DE FRUTÍFERAS E NATIVAS PARA ENTIDADES RURAIS

Mudas serão utilizadas para recompor áreas degradadas, reservas legais, matas ciliares e fomento da agricultura familiar.


Imprimir página

A prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) entregará, a partir das 9h de sexta feira (2), no Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural (final da Av. Rio Madeira), um total de 40 mil mudas de árvores frutíferas e nativas. As mudas serão utilizadas pelos produtores rurais para recomposição de áreas degradadas e APP’s, reservas legais, matas ciliares e ainda para fomento da agricultura familiar.

A atividade faz parte do Programa Cidade Mais Verde, lançado pelo prefeito dr Hildon Chaves no ano passado como o maior programa de arborização da região norte. “A meta inicial era a produção e plantio de 250 mil árvores em nossa cidade, na área urbana e rural. No entanto, fui informado que esse quantitativo já será superado este ano, já que o viveiro municipal produziu somente em 2017 o total de 147 mil mudas”, disse dr Hildon.

O prefeito também explicou que do total produzido, aproximadamente 50 mil mudas foram doadas para plantio na área urbana e rural e 47 mil utilizadas na arborização urbana e paisagismo. Ainda foram remanejadas mudas para a área interna de terrenos, áreas de Preservação Permanente – APP, condomínios públicos e particulares, BR-364 na entrada da cidade e calçadas do município. O restante da produção, um quantitativo de 40 mil mudas será doado às Associações de Produtores Rurais.

O viveiro municipal produziu espécies para atender várias demandas, sendo que há mudas indicadas para reposição da mata ciliar, para utilização em barrancos, para ambientes secos, terrenos mal drenados ou encharcados, além de espécies frutíferas que irão ajudar os produtores rurais no fomento da agricultura familiar.

O secretário Robson Damasceno, do Meio Ambiente, explica que o programa também busca ajudar os produtores a cumprir com o que determina o Código Florestal quando trata da obrigação de recomposição das APP’s desmatadas até 22 de julho de 2008.

“As APP’s têm um papel de suma importância na preservação do Meio Ambiente, pois tem o objetivo de preservar tudo o que está em sua volta, como os recursos hídricos e o solo”, observa Damasceno, ao acrescentar que, além das Associações, a Prefeitura continuará atendendo aos cidadãos que queiram receber até 15 mudas. Os interessados devem comparecer ao Parque Natural, de terça a sexta, das 8h às 13h.

VARIEDADES

Segundo a responsável geral pelo viveiro, engenheira florestal Ana Beatriz Compassi, entre as diversas variedades que serão doadas, estão: açaí touceira, açaí nativo, acerola, andiroba,aApuruí, araça-boi, ata, bandarra, biribá, buriti, cacau, cajá, caju, camu-camu, copaibarana, cupuaçu, goiaba, graviola, ingá, jatobá, pinho cuiabano e pupunha, entre outras.

Fonte: 015 - SEMA

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias