Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2016 - 11:46 (Colaboradores)

L
LIVRE

MANELÃO, O GENERAL DA ALEGRIA

Sua grande paixão sempre foi o carnaval, e por ironia do destino, ele nos deixou em pleno reinado de Momo, faltando apenas cinco dias para o desfile de sua grande banda.


Imprimir página

No próximo mês de fevereiro completarão cinco anos que perdemos o grande General da “Banda do Vai Quem Quer”, Manoel da Costa Mendonça, o popular Manelão. Sua grande paixão sempre foi o carnaval, e por ironia do destino, ele nos deixou em pleno reinado de Momo, faltando apenas cinco dias para o desfile de sua grande banda.

Manelão foi internado com urgência no sábado, 26/02/2011, após um mal estar. Infelizmente o quadro clínico se agravou e este lutou pela vida durante 48 horas na UTI do Hospital João Paulo II. Nosso General foi vencido, passou pro andar de cima.

Seu velório no Mercado Cultural foi um acontecimento inusitado e nunca visto em Porto Velho. As pessoas lotaram o local e permaneceram até o dia seguinte, sempre batucando e cantando as marchas da Banda, sua grande “obra”. No trajeto do Mercado Cultural até o Cemitério dos Inocentes, a cidade foi tomada por pessoas que acompanhavam o Caminhão do Corpo de Bombeiros conduzindo o grande carnavalesco. Mais parecia um bloco de carnaval. Nada parecido com um velório tradicional, tinha uma banda cantando as marchas também durante o cortejo.

Manelão esteve em nosso anitgo programa “Porque hoje é sábado”, na época apresentado na Rádio Transamazônica FM, uma semana antes, dia 19/02/2011. Fizemos um programa especial sobre carnaval, onde estavam presentes também:  Viriato Moura, Ariel Argobe, Carlinhos Maracanã e João Wilson Gondim.

Após o programa ele solicitou que eu lhe desse uma carona. No caminho até sua loja, ele disse: “Anisinho, eu não tenho mais saúde pra “tocar” a Banda. Estou passando a administração pra Síça (Sicília) que esta se formando agora no meio do ano em direito. A Banda já está pronta, não tem mais o que inventar”.

Manelão disse também que pretendia assistir o desfile daquele ano, na casa do seu cardiologista, o Dr. Figueiredo, que residia na esquina da Rua José Bonifácio com a Rua Carlos Gomes, na Vila Militar da 17ª Brigada. Naquele ano a banda desfilou normalmente, Manelão já havia providenciado tudo. Foi um desfile tomado por muita emoção. Seu grande feitor não estava presente. Nem na Banda e nem na esquina, conforme o planejado. Infelizmente o General Manelão não vê mais sua banda passar... Não vê entre nós, é claro, agora ele vê tudo de outra dimensão.

Durante décadas, Manelão contou sempre com a coordenação e o apoio incansável de seu amigo e “braço direito”, Silvio Santos, o popular Zekatraca. Silvio é o vice-presidente da Banda, o que é muito bom, afinal ele continua ajudando muito a atual presidente, Sicília Andrade (Síça), filha do Manelão. Silvio e Manelão criaram diversos blocos antes, ainda na década de 60: o Bloco “Escorrega lá vai um”, o Bloco do Purgatório e o Bloco do Zekatraca.

O grande General está organizando outra banda em lá em cima, e já conta com ilustres foliões como: Auristélio Castiel, Sérgio Valente, Juvenal Sena, Cláudio Carvalho, Marcos Soares, Gainete, Paulo Queiroz, Luiz Gonzaga, Odair Cordeiro, Babá, Eduardo Valverde, Nego Orlando, Professor Bosquinho, Claudinho (cozinheiro), Ney Leal, Hugo Mota, Chiquilito e muitos outros. 

A “Banda do Vai Quem Quer” sempre se notabilizou pela sua explosão de alegria e acima de tudo, pela sua democracia. É o maior bloco carnavalesco da região, arrasta anualmente milhares de pessoas de Rondônia e de estados vizinhos. Conforme o próprio nome diz, tem espaço para todos, independentes de raça, cor, religião, partido, opção sexual, condição social e etc.

Obrigado General da Alegria, por ter criado a nossa Banda do Vai Quem Quer.

Bom carnaval a todos...

ANÍSIO GORAYEB

Fonte: ANÍSIO GORAYEB

Noticias relacionadas

  • 09.02.2016 12:02
    VAI QUEM QUER - SHOW DE ORGANIZAÇÃO E ANIMAÇÃO
  • 06.02.2016 09:53
    EU VOU PRA BANDA: BANDA DO VAI QUEM QUER E NEWSRONDONIA ENTREGA CAMISAS AOS GANHADORES DA PROMOÇÃO
  • 05.02.2016 18:23
    BANDA DO VAI QUEM QUER SAI MAIS CEDO NESTE SÁBADO (06)
  • 04.02.2016 19:11
    SORTEIO DA PROMOÇÃO EU VOU PRA BANDA
  • 30.01.2016 10:02
    VAI QUEM QUER: RESTAM POUCAS UNIDADES DE CAMISAS DA BANDA
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt