Sabado, 04 de Junho de 2016 - 11:07 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: SAMBA AUTORAL REÚNE OS MELHORES NO BAR DO CALIXTO

O Programa Samba Autoral começou em abril do ano passado (2015), com o objetivo de divulgar o trabalho dos compositores de samba de Porto Velho uma vez que até então, não existia nenhum evento que se importasse com a produção musical dos nossos autores.


Imprimir página

A quadrilha Rosa Divina a mais antiga de Porto Velho em atividade, realiza neste domingo dia 05, Concurso que vai escolher o melhor Padre e Sacristão entre os grupos de Porto Velho. A festa da Rosa Divina começou na última quinta-feira e só termina amanhã, após o resultado do concurso.


Neste sábado quem se apresenta no Arraial que está acontecendo no pátio da Igreja Divino Espirito Santo a rua Rio de Janeiro no bairro Mato Grosso é a quadrilha Rádio Farol e Banda de Forró.


O concurso de Padre e Sacristão começa às 18h00. O bom na festa da Rosa Divina são as comidas típicas que o visitante encontra nas barracas. Apenas no concurso de Padre e Sacristão será cobrado ingresso no valor de R$ 10. Vamos nessa quadrilheiro e folclorista.


As festas juninas estão pipocando pelos quatro cantos da cidade. Uma grande pedida na noite de hoje é o Arraial Pobres do Caiari que vai acontecer a partir das 19 horas no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, com apresentação de quadrilha, boi bumba e muito forró e comida típica. Em algum momento do arraial, a turma é convocada para dançar na famosa quadrilha improvisada. Este ano tão dizendo que o Ilmar Esteves que será empossado Superintendente da Sejucel na próxima segunda feira, será o NOIVO. Está a maior confusão com todas querendo ser a Noiva do Secretário de Cultura. Vão ter que pedir a mão do Tôta a dona Raimundinha.


Dizem também que o ex superintendente da Sejucel Rodnei Paes que não perde um evento em especial o café da manhã promovido pela Pobres do Caiari. Vai dançar quadrilha marcando sua “despedida”.


Luciana e Segismundo serão os padrinhos do Dr. Cualhada e sua parceira Paulete Fuá. O Dero Neto não para de rir quando olha para a indumentária da Paulete que a dona Rosilda está confeccionando.


Deixando a turma do Caiari de lado, porém mantendo o foco nas festas folclóricas. Hoje a quadrilha Matutos do Guaporé oferece feijoada na tenda do Tigre ou seja da escola de samba Asfaltão localizada a rua Jay Paraná a partir do meio dia.


É o segmento escola de samba firmando parceria com o segmento folclórico. A Matutos do Guaporé foi quem se apresentou na Comissão de Frente da Asfaltão no carnaval passado, por sinal uma ótima coreografia.


Aliás, as escolas de samba de Porto Velho de uma maneira ou de outra necessitam da colaboração dos grupos folclóricos, seja de quadrilhas ou bois bumbas. Como vimos, a Asfaltão está com a quadrilha junina Matutos do Guaporé. A escola de samba Os Diplomatas firmou parceria com a quadrilha Rádio Farol inclusive o enredo da Diplomatas para 2017, é a história do presidente da quadrilha professor Severino Castro.


Já o negócio da Acadêmicos do Armário Grande é com o Boi Diamante Negro do Aluízio Guedes que tem seu filho Hudson e praticamente todos seus batuqueiros na escola de samba da família do Cabeleira.


A parceria da escola Acadêmicos do São João Batista é com o boi bumba Az de Ouro. Lembrando que o Silfarney presidente do bumba é o mestre bateria da escola do Pai Beto o artesão Melksedeque do Az de Ouro também faz as alegorias da João Batista e por aí vai.


Só quem não firmou parceria de verdade com os grupos folclóricos filiados a Federon foi a FUNCULTURAL que até hoje, não providenciou o repasse dos subsídios, prejudicando diretamente a abertura do Arraial Flor do Maracujá.


Por falar nisso, vejo todo dia na Televisão os grupos de quadrilhas filiados à Federon se apresentando muito bem e bonitos no Arraial Flor de Cacto. A direção da Ederson tem que ficar de olho nisso. No Cacto vão de graça e mal acomodados, no Maracujá só se for pago!


Samba Autoral reúne os melhores no bar do Calixto

Neste sábado 04, os compositores de samba de Porto Velho se reúnem a partir das 14h00, no Bar do Calixto para apresentar suas mais novas composições, durante a 15ª edição do “Projeto Samba Autoral” uma realização da escola de samba Asfaltão.

O Programa Samba Autoral começou em abril do ano passado (2015), com o objetivo de divulgar o trabalho dos compositores de samba de Porto Velho uma vez que até então, não existia nenhum evento que se importasse com a produção musical dos nossos autores. “Vivemos no maior reduto de sambistas da capital de Rondônia que é a região formada pelos bairros Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças e Mato Grosso, basta lembrar que a escola de samba Asfaltão tem sua Tenda na rua Jacy Paraná e sua diretoria se reúne na residência da dona Nazira a rua Bolívia”, lembra a Pastora compositora Silvia Pinheiro. Outra razão da criação do “Samba Autoral” foi que a escola Asfaltão passou a homenagear durante programações realizadas na famosa Tenda, parcerias de compositores como a do Trio de Ouro formada por Bainha, Oscar e Zé Baixinho; Waldison Pinheiro e Mávilo Melo; Silvio Santos e Neguinho Menzes; Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba; José Luiz Machado de Assis – Torrado e Beto Cezar entre outros. “Nesses shows especiais sentimos a necessidades de mostrarmos o trabalho dos demais compositores que sempre marcavam presença em nossos eventos e então criamos o Samba Autoral” confessa Silvia.

Desde o início, o evento sempre acontece no Bar do Calixto um ambiente agradável, cujo cenário é formado por frondosas árvores. O Samba Autoral é realizado todo primeiro sábado do mês a partir das 14h00.

O ensaio das novas composições que serão apresentadas neste sábado 04, aconteceram na noite da última quarta-feira, com a participação dos músicos compositores, Joadson – Piaba, Eduardo Tavernard, Cristóvão Nascimento. Padoca, Reginaldo Makumba, Waldsin Pinheiro, Silvio Santos, Rud Prado, Mávilo Melo, Jorge Makumba e as Pastoras do Asfaltão. “Na tarde deste sábado esperamos contar também com Ernesto Melo, Beto Cezar, Bainha, Nilson do Cavaco, Marquinho do Cavaco e integrantes da bateira Pura Raça comanda pelos mestres Danilo e Negão.

Lembrando que a 15ª edição do Samba Autoral começa impreterivelmente as 14 horas e termina as 18h00 no Bar do Calixto na esquina das ruas Brasília e Jacy Paraná. Agenda cultural do final de semana

A agenda cultural de Porto Velho para este final de semana, conta com shows de artistas consagrados, danças folclóricas, peças de teatro além de shows nas casas de forró.

Sábado

Musical – Vanessa da Mata

Folclore

Arraial Flor de Cacto a partir das 21 horas shows dos grupos de quadrilhas Girassol das Três Marias e Rádio Farol (adulta). O Flor de Cacto está montado no campo 1° de maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho – Entrada franca.

Teatro

Grupo Nu Escuro apresenta a partir das 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada o espetáculo “Pitoresca”. Entrada Franca.

Domingo

Folclore

Em sua última noite o Arraial Flor de Cacto apresenta os grupos: Quadrilha Rádio Farol (mirim) e Boi Bumba Diamante Negro. As apresentações folclóricas começam as 21 horas e a entrada é franca.

Teatro

O Grupo Nu Escuro encerra suas apresentações em Porto Velho apresentando o espetáculo “Pitoresca” as 20 horas no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Entrada franca.

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

Banner Ale

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias