LENHA NA FOGUEIRA: PIRARUCU RONDON O PRATO OFICIAL DE PORTO VELHO - News Rondônia O presidente da Fecomércio Ranieri Coelho disse que o prato engrandece e fortifica a criação do Pirarucu.

Porto Velho,

Sabado , 20 de Agosto de 2016 - 09:55 - Colaboradores


 


LENHA NA FOGUEIRA: PIRARUCU RONDON O PRATO OFICIAL DE PORTO VELHO

O presidente da Fecomércio Ranieri Coelho disse que o prato engrandece e fortifica a criação do Pirarucu.

ImprimirImprimir página

Quem está bombando desde a última quinta-feira, é o Arraial Flor de Candeias que apresenta todos os dias a partir das 21 horas, shows de dança de quadrilha com os melhores grupos do Arraial Flor do Maracujá.


Isso é que é o bom do Flor de Candeias, só se apresentam os melhores classificados na Mostra do Flor do Maracujá, assim você pode conferir apresentações da Juabp, Rádio Farol Rocinha, Três Marias enfim os melhores grupos.


Não sei se vão convidar os bois bumbás que tiveram boa colocação no Flor do Maracujá ou vão apenas convidar os que ficaram abaixo do quarto lugar. Geralmente acontece isso no segmento boi bumbá, pois os grandes grupos alegam que só podem se apresentar se receberem ajuda de custo para pagar os músicos da Banda.


Isso é verdade, os grupos de bois bumbás, principalmente os considerados de ponta, se apresentam com banda completa, além da batucada ou marujada. O cachê de um músico chega a R$ 300. Aí fica difícil se apresentar sem receber cachê.


O mesmo não acontece no Arraial Comunidade no Sertão que está acontecendo no bairro Esperança da Comunidade e vai até o dia 28 deste mês. Como a programação do Arraial faz parte da Semana do Folclore, todos os grupos que se apresentaram no Flor do Maracujá têm a obrigação de dançar no Esperança.


Pelo menos foi o que ficou registrado em Ata muito antes do Flor do Maracujá. Então se você não conseguiu assistir seu grupo de preferência na Mostra do Flor, vai assistir no Arraial do Fernandão.


E eu que postei aqui outro dia, “chega de dança de quadrilha e boi bumbá”. Não tem jeito os arraiais continuam acontecendo e em consequência, os grupos dançando. Vamos prestigiar essas manifestações culturais que faz bem pra saúde. Pode não fazer bem pro bolso!


Por falar em programação, o filho do Casa Grande com a Joice considerado o “Locutor’' de rodeio mais jovem do mundo, Pedro Jorge mais uma vez foi convidado para participar do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”. O locutor mirim estará na telinha durante o programa da próxima terça feira dia 23. Casa Grande e Joice estão feliz da vida com o sucesso do Pedro Jorge. Com certeza em breve a Globo vai achar um meio de colocá-lo em alguma novela. Anota aí o que estou dizendo Casão.


E as Olimpíadas Rio 2016 está chegando ao fim. Apesar dos pesares ou melhor da falta de mais medalhas, o Brasil mostrou que é bom em organização de grandes eventos. Já havia dado prova disso durante a Copa do Mundo e agora foi show, apesar dos nadadores americanos aprontarem com a gente, mentindo ao dizer, que foram assaltados. Esses caras deveriam ser presos e impedidos de retornar ao seu país por algum tempo. Tinha que pagar, juntando lixo nas praias cariocas por algum tempo e morando na rua pra aprenderem como é ser malando no Rio de Janeiro.


Os caras vieram dos Estados Unidos da América querer ensinar malandragem na terra dos doutores no assunto, os Cariocas. É como diz o ditado: “Malandro demais se atrapalha”.


Hoje vamos torcer pela nossa seleção olímpica. Seleção de futebol masculina. Vamos colocar a seleção alemã na roda e dar um baile. Pode até não ser a vingança pelos 7 X1 da Copa do Mundo mas, a vitória da nossa seleção servirá de alento para nossas almas que até hoje, penam ao lembrar daquela goleada. Já pensou se Neymar e Cia meterem mais de sete gols nos alemães na tarde de hoje. Vai ser a glória do futebol arte.


Aliás, espero que a seleção jogue como jogou o último jogo. Aquilo sim é o verdadeiro futebol brasileiro. Deixando o exagero de lado, se vencermos por qualquer placar colocaremos pela primeira vez a MEDALHA DE OURO no peito.

Pirarucu Rondon o prato oficial de Porto Velho

A partir de agora, a culinária de Porto Velho capital do estado de Rondônia tem seu prato oficial. A Fecomércio/Senac em parceria com o governo do estado/Setur e a Portoagro apresentou à imprensa na tarde da última quinta feira 18, o “Pirarucu Rondon”.

Assim como o Amazonas tem como atração culinária o Jaraqui Frito, em Belém todo restaurante oferece a Pescada Amarela além da Maniçoba, a Feijoada é oficial do Rio de Janeiro e o Churrasco no Rio Grande do Sul, agora Porto Velho também tem o seu prato oficial o “Pirarucu Rondon”, cuja receita foi desenvolvida pelo chefe Manoel de Jesus do Senac que passou aos chefes dos 18 restaurantes inscritos, na 1ª Mostra Gastronômica de Porto Velho que vai até o dia 28 deste mês. "A gastronomia é um dos principais produtos do turismo mundial. Não pensamos na Itália, sem pensar nas massas. Então tem uma importância em conectar a cidade a um prato. Havia uma lacuna aqui em Porto Velho e nada se associava. O Pirarucu Rondon é uma culinária exótica e está associada à história de Marechal Rondon. O prato vai ajudar a promover o destino, por ter uma identidade”, disse o superintendente da Setur Júlio Olivar.

O presidente da Fecomércio Ranieri Coelho disse que o prato engrandece e fortifica a criação do Pirarucu. “A questão é viabilizar a economia, fazer com que as pessoas invistam mais no Pirarucu tendo em vista que Porto Velho é um dos grandes exportadores de peixe, por outro lado, trazer incentivos ao pequeno produtor e com isso, alavancar nossas divisas tributárias” disse Ranieri.

Os repórteres presentes à solenidade de apresentação do prato “Pirarucu Rondon”, foram unânimes em elogiar o sabor da iguaria. “Nossa cultura é o consumo do Pirarucu Seco, mas, esse prato criado com o peixe fresco pelo Manoel está delicioso”, disse o fotografo Rosinaldo Machado. A repórter da RedeTV Yalle Dantas uma expert em peixe amazônico, era só elogios. “Essa combinação dos sabores do tucupi, jambu, banana, macaxeira e pirarucu ficou excelente”. “Olha não tem nada mais delicioso que esse prato” elogiou a repórter da TV Rondônia Andréa Fortini.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO) Adélio Barofaldi tudo começou na 1ª Portoagro que aconteceu ano passado. “Colocamos a disposição dos frequentadores da feira, um prato que tinha o Pirarucu como ingrediente principal e colocamos o nome de ”Pirarucu de Rondônia”, isso chamou a atenção do chefe do Senac Manoel Jesus que então resolveu criar um prato típico com ingredientes regionais como tucupi, jambu, macaxeira e banana e o Júlio Olivar com sua visão de gestor do turismo em Rondônia abraçou a causa juntamente com o Ranieri da Fecomércio e o batizaram “Pirarucu Rondon” e oficialmente através de portaria do governo estadual em prato oficial da cidade de Porto Velho. Durante a Portoagro que vai acontecer entre os dias 24 e 28 deste mês no Parque dos Tanques, a iguaria será servida na praça de alimentação da feira”, confirmou Barofaldi.

Porto Velho recebe segunda edição do Mova-se

A segunda edição do ‘Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios’ em Porto Velho acontece no próximo dia 26 e segue até dia 29 de agosto, no Teatro Estadual ‘Palácio das Artes Rondônia’ (Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria), sempre a partir das 17h e em duas praças públicas: Aluízio Ferreira e Três Caixas D’Água. O evento é realizado pelo Casarão de Ideias (AM) com entrada gratuita.

Segundo o diretor geral do Mova-se, João Fernandes, a primeira edição em Porto Velho recebeu mais de 2500 expectadores e para 2016 a expectativa de público será maior. “Para este ano aumentamos o número de espetáculos. Vamos levar a dança para duas praças públicas para que possamos dar mais visibilidade ao evento”, explica.

Durante todo Festival ainda haverá oficinas variadas, além de exposição fotográfica voltada para a temática da dança contemporânea.

O Mova-se Porto Velho começa na sexta-feira (26) com o espetáculo mineiro “Ressonâncias” do repertório da Quik Cia de Dança em duas das principais praças da capital rondoniense, a partir das 17 horas, Praça Aluízio Ferreira e com reapresentação no sábado (27), na Praça das Três Caixas D’Água no mesmo horário.

NOTICIAS RELACIONADAS

Fonte: Zé Katraca

Comentários do Facebook

Veja Também

Publicidade

  • Http://www.Auto-doc.pt