LENHA NA FOGUEIRA: DELÍCIAS DE SÃO JOÃO SÃO FORTES ALIADAS DA BOA SAÚDE - News Rondônia A festança começa às 19 horas com apresentação de quadrilha e boi bumba e muita comida típica.

Porto Velho,

Sexta-Feira , 24 de Junho de 2016 - 15:44 - Colaboradores


 


LENHA NA FOGUEIRA: DELÍCIAS DE SÃO JOÃO SÃO FORTES ALIADAS DA BOA SAÚDE

A festança começa às 19 horas com apresentação de quadrilha e boi bumba e muita comida típica.

ImprimirImprimir página

O Presidente Estadual de Política Cultural – CEPC, no uso de suas atribuições que lhe é conferido pela Lei 2766. COVOCA Vossa Senhoria para participar da 2ª Reunião Ordinária, que irá ocorrer no dia 30 de junho de 2016 (quinta feira), no horário das 9 às 12 h no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia (sala das reuniões) situado à Av. Presidente Dutra, 4183 – Olaria, Porto Velho Rondônia, com transmissão por vídeo conferência, com acesso direto do computador pessoal ou em espaços coletivos (uma hora antes será disponibilizado o link).


Quem está convocando os Conselheiros para esta reunião, é o presidente Ilmar Esteves de Souza superintendente da Sejucel.


Começa nesta sexta-feira o Festival de Parintins. A “Guerra da Floresta” entre os bois Garantido e Caprichoso será transmitida pela TV A Crítica de Manaus. Abaixo damos a dica de como sintonizá-la via Internet.


Os amantes da brincadeira e torcedores dos bois de Parintins que moram em Porto Velho querem saber, qual será o bumba a entrar primeiro na arena na noite desta sexta-feira 24. Então acompanhe a matéria.


O Boi-bumbá Garantido vai abrir e encerrar o 51° Festival Folclórico de Parintins. A associação folclórica foi escolhida para iniciar o evento após sorteio realizado às 12h30 de ontem quinta-feira (23), no Bumbódromo, com a presença dos dirigentes dos dois bois.


Na primeira rodada de sorteio, o Caprichoso tirou a bola maior - número 51, contra 23 do Garantido. Representante do azul, o vice-presidente Rossi Amoedo escolheu fechar a noite do dia 24.


Na segunda rodada de sorteio, mais uma vez Amoedo levou a melhor tirando a bola 73 contra a 57 do Garantido. E mais uma vez o Caprichoso escolheu encerrar também a noite do dia 25.


Para a terceira e última noite, Rossy Amoedo voltou a ser sorteado com a maior bola e desta vez escolheu abrir o dia 26, ao passo que o boi vermelho viria em segundo na ordem de apresentação e encerrando o Festival Folclórico.


“Era exatamente dessa forma que queríamos: Abrir e encerrar este Festival. Estamos confiantes, nosso boi está pronto e vamos ao título”, disse Adelson Albuquerque, presidente do Garantido.


Rossy Amoedo comentou que escolheu abrir a terceira e última noite para dar “tempo que todos os brincantes e torcedores do Boi Caprichoso tivessem tempo de voltar tranquilos para os seus destinos”.


Ambos os dirigentes salientaram que esse Festival é o da superação em face de todas as dificuldades financeiras que enfrentam.


Como acessar a transmissão do Festival de Parintins através da TV A Crítica e Manaus:

O tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, poderá agora ser acompanhado ao vivo de qualquer parte do Brasil, por meio de um aplicativo de celular. A plataforma "A Crítica Play", que pode tanto ser baixada por usuários do Google Play e da Apple Store, já está disponível ao público.


O aplicativo foi desenvolvido para hospedar o conteúdo da TV A Crítica, do Amazonas, e terá a transmissão do Festival de Parintins como seu pontapé inicial. O app poderá ser acessado via celular e também no computador, pelo site www.play.acritica.com.


Com certeza de hoje até domingo, vai ser difícil, encontrar alguém ligado aos grupos folclóricos de Porto Velho, em qualquer balada. A maioria vai ficar em casa ou em algum lugar assistindo as apresentações de Garantido e Caprichoso.


Hoje é o aniversário do João Carlos Alves – Maracanã. Parabéns amigo!

Delícias de São João são fortes aliadas da boa saúde

Hoje é o dia de São João e pelos quatro cantos do Brasil, os costumes e reunir famílias e amigos em torno da fogueira (hoje simbólica), dançar quadrilha e na Amazônia apreciar a dança de Boi Bumba. Por sinal, começa na noite de hoje o Festival Folclórico de Parintins com o duelo entre os Bois Caprichoso e Garantido. Em Porto Velho a grande pedida é frequentar o Arraial da OAB na sede da rua Rio de Janeiro. A festança começa às 19 horas com apresentação de quadrilha e boi bumba e muita comida típica.

Em virtude de muita gente, em especial as mulheres, ficarem com o pé atrás quando se trata de degustar as delicias da culinária junina, é que aproveitamos para divulgar estudos científicos sobre os benefícios de pratos como mungunzá, milho torrado etc.

Pratos típicos das festas juninas

Todo mundo sabe que durante as festas juninas, ingredientes como o coco, o milho e o amendoim marcam forte presença entre os pratos da época. O que muitos ainda não sabem é que existem substâncias presentes nesses alimentos que atuam como grandes potencializares da saúde. Porém, é o consumo equilibrado que garante essa transformação benéfica no organismo.

Os pratos típicos das festas juninas são apreciados em todos os cantos do país. Canjicas, mingaus e bolo de milho são algumas das iguarias consumidas no período. Além do sabor, existe outra razão em favor das iguarias juninas: elas são ricas em substâncias que garantem a boa saúde.

De acordo com Caroline Praciano, nutricionista da Sociedade Brasileira de Arte Cultura e Cidadania (SOBACC), é sempre bom conhecer a característica de cada tipo de alimento antes de consumi-lo. “O milho e a mandioca são boas fontes de carboidratos, garantindo energia para o corpo. Já o amendoim e o coco possuem gorduras vegetais, boas aliadas na manutenção das boas taxas do colesterol bom. O consumo sem exagero dos pratos típicos desta época favorece a saúde”, explica a especialista.

Nesta época, o cuidado com a alimentação também é recomendado por causa do inverno. Durante a estação mais fria do ano, a tendência é que o corpo gaste mais calorias para se manter aquecido. Com isso, o desgaste de energia chega a ser, em média, de 300 calorias no dia. Entretanto a nutricionista da SOBACC explica: “Existem pessoas que até se sentem culpadas por sentirem mais fome no inverno, mas esta é uma reação natural do organismo”.

O maior consumo de calorias durante o período junino pode ser um risco para quem deseja manter o corpo em forma. Entretanto, o consumo moderado das comidas típicas tende a ser benéfico para a saúde. Em épocas como as de festas juninas e de final de ano, levar a moderação ao prato garante uma boa saúde. Mas é sempre bom lembrar que as comidas típicas geralmente são mais calóricas, pela culinária especial permitir as combinações pelo paladar”, finaliza Caroline.

Programa Bolsa Atleta estadual é aprovado pela Assembleia

Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa o programa Bolsa Atleta Estadual, projeto do governo de Rondônia, que vai garantir aporte financeiro aos atletas do estado para treinamento e participação em competições nacionais e internacionais de alto nível, além de aquisição de equipamentos esportivos de uso pessoal. O programa é o maior auxílio esportivo individual, criado pelo governo federal em 2005 para os atletas de alto rendimento.

O deputado Léo Moraes foi o relator do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que entra em vigor a partir de outubro deste ano, e vai beneficiar atletas e paratletas na categoria juvenil, de 12 a 17 anos; adulto, de 18 a 28 anos, além dos técnicos que os acompanham.

Para o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Ilmar Souza, a aprovação do Bolsa Atleta representa um grande passo para o esporte rondoniense. “O programa já é um sucesso em outros estados, e aqui, com certeza, não será diferente. É uma maneira de consolidar o apoio do estado para com os nossos atletas, que necessitam de investimento em suas carreiras, que vão desde a inscrição, passagem, alojamento e alimentação. E é com essa iniciativa que pretendemos consolidar o Bolsa Atleta, para fortalecer o preparo e desenvolvimento e para que eles tenham um bom êxito em competições de alto nível”, disse.

Poderão se candidatar ao programa de auxílio, os atletas que tenham obtido bons resultados em competições e que estejam treinando e competindo. O recurso tem como objetivo dar as condições necessárias para que atletas e paratletas se dediquem ao treinamento e desenvolvimento de suas carreiras. O valor estipulado pelo governo será previsto no orçamento, reduzindo os custos investidos pelo Poder Executivo.

NOTICIAS RELACIONADAS

Fonte: Zé Katraca

Comentários do Facebook

Veja Também

Publicidade

  • Http://www.Auto-doc.pt