Sabado, 20 de Fevereiro de 2016 - 10:20 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: CARNAVAL NA ZONA LESTE

Tudo esclarecido, documentação toda em dia, estrutura contratada e agora com o consentimento da Polícia Militar o carnaval da Zona Leste vai acontecer domingo dia 6 de março.


Imprimir página

Por decisão da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o carnaval de Porto Velho só vai terminar no dia 12 de março, com o desfile do bloco Leva Eu, pelo circuito Zona Sul/Jatuarana.


O CarnaLeste será no dia 06 de março. Aí quem tem culpa é a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural que esqueceu, de colocar o evento na programação dos desfiles dos blocos durante o carnaval oficial.


Acontece que o CarnaLeste é um evento da prefeitura de Porto Velho coordenado pela Funcultural, porém, esqueceram de colocá-lo na programação oficial, aliás nem sabiam que o CarnavaLeste é um evento da prefeitura.


Esclarecido o equívoco, os dirigentes da Funcultural, convocaram os interessados na realização do carnaval da Zona Leste Raimisson e Sidney e juntos, legalizaram a documentação perante os órgãos afins e foram até ao Comando da Polícia Militar, comunicar que o CarnaLeste aconteceria no dia 21 deste mês.


Êpa! Aqui não seu Manelão... Levantou de lá o Comando da PM! Os soldados estão cansados de brincar no “Tô de Folga” e não vão aguentar fazer segurança para os foliões do CarnaLeste, nessa data que vocês estão querendo.


Enviaram até um ofício à Funcultural comunicando da impossibilidade de fazer a segurança no carnaval da Zona mais populosa de Porto Velho, sugerindo que “Se vocês aceitaram podem fazer no dia 6”.


Sidney, Raimisson e Bode correram para sugerir que o Jorjão procurasse o Segismundo para providenciar um mandado de segurança que garantisse a realização do evento no dia 21. Com a calma de quem vive “voando”, o presidente foi coerente. 'Calma vamos primeiro esfriar a cabeça para depois não tomarmos uma decisão desastrosa'. Estava certo o Jorjão pois a turma foi ao Comando da PM e o Comandante os convenceu que a melhor data para todos, é o dia 6 de março. Foi aplaudido e o CarnaLeste salvo.



É não! Pois o mesmo comando que levou o CarnavaLeste para o mês de março, levou também o desfile do Bloco Leva Eu. Segundo o presidente do bloco Vavá seu bloco estava ´programado para desfilar no dia 29 de janeiro, portanto, dentro do período carnavalesco decretado pelo prefeito de Porto Velho. Inclusive essa data fez parte da primeira programação distribuída à imprensa pela Funcultural.


Na reunião entre Funcultural, Polícia Militar e dirigentes de Blocos de Trio Elétrico, depois de muita discussão, o Comando da PM não aceitou desfiles nos dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro, colocando o bloco Leva Eu para desfilar no dia 9 terça feira de carnaval, junto com o Tô a Tôa, Furacão da Zona Sul e o Axé Folia “Aí não aceitei, como é que ele disse que não tinha gente pra trabalhar no dia 29 de janeiro e tava propondo o desfile de quatro blocos no mesmo dia e ainda por cima com o Axé na Pinheiro Machado e os demais na Zona Sul”, disse Vavá


Argumentando ainda que precisaria prestar contas com os patrocinadores do bloco, Vavá conseguiu com o comando da PM que seu desfile fosse transferido para o dia 12 de março (sábado), com a concentração em frente ao campo Florestão na rua Jatuarana.


É como diz o ditado: “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”. O Leitor Bezerra lá de Recife (PE) enviou e-mail dizendo, daqui a pouco o carnaval de Porto Velho vai entrar para o Guiness Book como o carnaval mais longo do Brasil e do Mundo, pois o deste ano começou oficialmente no dia 31 de janeiro de 2015 e só vai terminar no dia 12 de março de 2016.

Carnaval na Zona Leste só no dia 6 de março

O tradicional CarnaLeste que reúne os foliões da Zona mais populosa de Porto Velho, só vai poder acontecer de aco0rdo com o Comando da Polícia Militar, no dia 6 de março. Por uma dessas coisas que não devem acontecer, mas, que de vez em quando acontecem, o CarnaLeste mesmo sendo um evento criado pela prefeitura de Porto Velho no início dos anos 2000, este ano não fez parte da programação oficial. “Até constou da primeira programação distribuída pela Funculdultural, mas, depois que mudaram a ordem dos desfiles ele ficou fora”. Lembra Sidney dirigente de um dos blocos que vai desfilar.

Tudo esclarecido, documentação toda em dia, estrutura contratada e agora com o consentimento da Polícia Militar o carnaval da Zona Leste vai acontecer domingo dia 6 de março. A Funcultural se comprometeu em colocar a disposição dos foliões da Zona Leste toda estrutura para que a folia aconteça, inclusive trio elétrico, banheiros químicos e grades. A Policia Militar entra com a segurança e os coordenadores representantes da comunidade se responsabilizam pela organização da ordem dos desfiles. Vale lembrar que já garantiram participar do CarnaLeste a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste, Bloco Carnaleste, Clube do Reggae, Comunidade dos Povos Tradicionais e Religiões de Matrizes Africanas (Terreiros) assim como o bloco da comunidade LGBT, entre outros sem esquecer da quadrilha “A Roça é Nossa” e do boi bumbá Tira Teima entre outras entidades que vão desfilar no CarnaLeste.

Outra curiosidade do CarnaLeste, é que as entidades que se apresentam, não comercializam nenhum tipo de abadá ou fantasia. “É realmente um carnaval para a população se divertir a vontade”, lembou Raimisson o principal coordenador do evento.

Acadêmicos do São João Batista ensaio geral

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista que este ano vai contar a história do casal Assis e Nair Gurgacz com o tema: “Da Jardineira ao Ecoturismo, Assis e Nair – O sonho que virou Realidade e foi Além”, convocado todos os brincantes e simpatizantes para os ultimos ensaios que a direção de harmonia da escola vai comandar. “A partir deste sábado prosseguindo segunda, terça e quinta feira estaremos realaizando ensaio geral com as Alas coreografadas e alas de enredo além da Baianas, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira e os destaque”, disse o presidente da escola Pai Beto.

A São João Batista vai se apresentar no próximo sábado dia 27 na Passarela do Samba Edson Fróes montada no Parque dos Tanques, com 12 alas de enredo e uma bateira com aproximadamente 80 ritmista sob o comando o Mestre Silfarney Silva. “Nossa intenção é colocar na Passarela do Samba aproximadamente 800 brincantes”, confirmou o presidente de honra Marcelo.

Os ensaios acontecem na rua da Beira pararela a BR 364 dentido Guajara Mirim ao lado da passarela que une os bairros São João Batista e Tucumanzal com inicio sempre as 20 horas. “Os interessado em desfilar na escola podem nos procurar nos ensaios ou então no barracão da Rua 10 no bairro Agenor de Carvalho sub esquina com a Raimundo Cantuária “Terreiro do Pai Beto”.

A escola será a última a se apresentar na noite do dia 27.

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

  • 06.06.2017 21:36
    CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO
  • 05.06.2017 13:43
    EU NÃO ME CANSO DE FALAR!!! - POR ZECCA PAIM
  • 03.06.2017 13:31
    COLUNA SOCIAL MARISA LINHARES: FACIMED
  • 02.06.2017 16:50
    CHEGOU O QUE VOCÊ ESPERAVA N-CONTROL AMANSA O VÍRUS DA MANCHA BRANCA
  • 02.06.2017 11:38
    ZEQUINHA É RECEBIDO POR TITULAR DA SEMES E DISCUTEM AÇÕES AFIRMATIVAS ÀS PERIFERIAS DA CAPITAL
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt