Terça-Feira, 31 de Maio de 2016 - 14:55 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: BUMBA DIAMANTE E A NOITE DA CELEBRAÇÃO

O show contou com as apresentações das porta estandartes dos bois Estrelinha, Touro Mancha Negra ambos mirins da porta estandarte do Az de Ouro e do próprio Diamante.


Imprimir página

Nesta terça feira (31), sob a coordenação da Vanilce, Diretora Administrativa do GRESA, a Escola de Samba Asfaltão, bicampeã do carnaval de Porto Velho, se reúne para escolher o Tema de Enredo que irá para avenida em 2017.


Três propostas estarão nesta disputa, e serão defendidas pelos respectivos autores Antônio Tavernard Tavernard; as duplas Oscar Dias Knightz e Altair Santos, e, Silvia Ferreira De Oliveira Pinheiro com sua filha e parceira Barbara Oliveira.


As defesas e formas de apresentações são livres. Com um tempo de 25 minutos para apresentação, cada concorrente poderá utilizar a ferramenta e os recursos que entender ser necessário para melhor representar e apresentar sua proposta de Tema de Enredo.


Cabe a cada diretor e diretora, analisar e votar no que de fato for melhor para a Família Asfaltão. Este encontro acontecerá na sede do Sindicato dos Urbanitários, instituição, a quem registramos os nossos agradecimentos.


“Que seja o melhor para nossa grande Família Asfaltão”, disse o Mestre da Bateria Pura Raça e Presidente da Escola, Danilo Cardoso Filth.


Pois é, depois de ficar três anos sem desfilar, parece que as escolas de samba se acordaram e na esperança do apoio municipal para a realização dos desfiles do próximo ano, algumas já estão trabalhando a todo vapor, inclusive com enredos definidos como é o caso da escola Unidos da Rádio Farol que vai contar a história do artista plástico João Zogbhi. “Pintando e Desenhando a Vida, João Zoghbi Cores na Avenida”. Sábado passado o carnavalesco Carlinhos Maracanã e a diretoria da Rádio Farol promoveram feijoada no quintal da Casa da Cultura, dando o primeiro passo no desenvolvimento do tema do chargista do Diário da Amazônia.


A escola de samba Acadêmicos do São João Batista, está apenas esperando o momento certo, para colocar na pauta, a discussão do enredo “Chegou o Rei da Alegria, Manelão, o General da Folia”.


A Diplomatas do Samba também já definiu o tema para o carnaval de 2017. Será o professor Severino Castro presidente da quadrilha Rádio Farol.


Enquanto o carnaval não chega, vamos dançar quadrilha e brincar boi bumbá pois, o Circuito Junino em Porto Velho já começou. As apresentações estão acontecendo no Arraial Flor de Cacto todas as noites. Flor de Cacto está montado no Campo 1° Maio no bairro Caladinho.


Por incrível que possa parecer, os grupos folclóricos de Porto Velho, apesar das dificuldades enfrentadas na montagem de suas apresentações para a XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá podem festejar, pois, ainda vão poder contar com o apoio da prefeitura, é pouco, mas, vai ter.


Já os grupos do estado do Amazonas como os Bois Garantido e Caprichoso e os grupos folclóricos de Manaus foram informados pela assessoria do governador do Amazonas, que não receberão e nem contarão com nenhum tostão para seus festivais e isso envolve o festival de Ciranda de Manacapuru. O Festival de Parintins só vai acontecer porque conta com apoio de empresas privadas. Porém, o Festival Folclórico de Manaus que também é conhecido como Festival da Bola da Suframa não será realizado.


Pelo menos o Flor do Maracujá aos trancos e barrancos está garantido pela Federon “Se o governo não apoiar a gente faz por nossa conta”, disse o presidente Fernando Rocha.


Isso quer dizer que pelo menos até a data de ontem, o inicio do Flor do Maracujá estava mantido ´para o dia 22 de junho. Falta exatamente 23 dias.


Bumba Diamante e a noite da Celebração

O clube Sintero foi palco na noite do último sábado 28, do espetáculo “A Noite da Celebração” promovida pela direção do Boi Bumba Diamante Negro, com a presença da porta estandarte Daniela Tapajós e do pajé André Nascimento ambos do boi Garantido de Parintins.

Aluízio Guedes abriu o show contando a história do envolvimento de sua família com a brincadeira de Boi na região amazônica. “Aqui em Porto Velho sou eu minha mulher Eleida e meu filho Hudson e sua esposa, em Manaus minha outra filha nossa eterna cunhã Poranga que é casada com um dos dirigentes da Liga dos Bois e tem uma sobrinha que brinca no interior do Amazonas”, disse o Amo do Diamante Negro.

O show contou com as apresentações das porta estandartes dos bois Estrelinha, Touro Mancha Negra ambos mirins da porta estandarte do Az de Ouro e do próprio Diamante. Tudo isso serviu de esquenta para as apresentações das estrelas da noite, o pajé e a porta estandarte do Garantido. A Marujada Filhos do Sol comanda pelo Mestre Hudson acompanhava a banda liderada pelo compositor e cantor Walci Nonato.

Daniela Tapajós com todo seu charme e simpatia conquistou os presentes e dançou como nenhuma outra atração de Parintins que já se apresentou em Porto Velho dançou. “É um espetáculo essa menina dançando”, elogiava Alberto - Pai Beto. André Nascimento logo foi convocado para mostrar suas habilidades como um dos melhores pajés de todos os tempos do Boi Garantido de Parintins e não se fez de rogado, inclusive, apresentou a coreografia que foi criada por ele para as apresentações do Garantido este ano em Parintins.

Aluízio Guedes justificou o título da festa “A Noite da Celebração' ao convocar para o encerramento, todos os itens que se apresentaram durante o show e a plateia para o meio do salão e aí realmente aconteceu a “Celebração” da brincadeira de boi bumba. No final foi anunciado que o Amo do boi Diamante Negro no Flor do Maracujá deste ano será o Silvio Santos ex-Corre Campo.

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias