Quinta-Feira, 22 de Março de 2018 - 09:35 (Política)

L
LIVRE

LEI IMPLEMENTA O ESTUDO DA CONSTITUIÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A autora do projeto, ressaltou a satisfação em contribuir com a educação da Capital.


Imprimir página

O Estudo da Cidadania e da Constituição Federal passou a ser implementado na Rede Municipal de Ensino em Porto Velho.  A Lei 2.479/2018, de iniciativa da vereadora Cristiane Lopes (PP), foi aprovada na Câmara de Vereadores e já está em vigor.

A Solenidade de entrega dos exemplares da Constituição Federal do Brasil, em linguagem didática e acessível aconteceu nesta quarta-feira (21) na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, bairro Cohab, zona Sul da cidade. O ensino da cidadania através da Constituição em Miúdos é uma iniciativa da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – MG.

Com a presença de diversas autoridades, entre elas o advogado Anderson Alarcon, embaixador da  Constituição Federal em Miúdos para o Brasil e o advogado Manoel Veríssimo, interlocutor do projeto no Estado, a iniciativa de Cristiane Lopes, foi elogiada e comemorada por alunos, Ministério Público, através da Promotoria de Educação, Executivo, OAB/RO, professores e a comunidade presente.

A autora do projeto, ressaltou a satisfação em contribuir com a educação da Capital. “Com o acesso que as crianças terão a este estudo, quem sabe o futuro será diferente do que vemos hoje. Creio que o conhecimento dos direitos e deveres gera o desenvolvimento e fortalecimento democrático”, afirmou Cristiane Lopes. O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante e o promotor da Educação do Ministério Público de Rondônia, Marcelo Oliveira, demostraram apoio das entidades para a propagação da ideia. “Essa é a melhor idade para começarmos a conscientizar os estudantes sobre os aspectos da cidadania, incentivando os estudos, a busca pelo conhecimento, para que eles despertem o desejo de maior participação na sociedade e contribuam com o melhor desenvolvimento do nosso país”, acrescentou Cavalcante.

O advogado Manoel Veríssimo, responsável pela interlocução do projeto no Estado, comemorou a adesão imediata da vereadora ao projeto no município. “Apenas através da Educação, poderemos ver mudanças efetivas e duradouras na sociedade”, destacou Veríssimo. 

Também esteve presente no evento o Deputado Alécio da TV (PP), que se comprometeu a apresentar o projeto de lei que amplia o ensino da cidadania para todo o Estado, ainda esta semana na Assembleia Legislativa. “Nós autoridades devemos estimular o aprendizado da Constituição nas escolas não só do município, mas também do Estado. Nossas crianças merecem mais qualidade na Educação”, enfatizou o parlamentar.

Para Anderson Alarcon, a cidadania é dever de todos. “Nós adultos e principalmente as autoridades ligadas à educação, temos o dever de espalhar as sementes democráticas para que haja desenvolvimento de nossa cultura representativa. Quem sabe daqui há alguns anos, não serão estas crianças que estarão aqui nos nossos lugares. Assim eu espero que aconteça”, ressaltou.

Fonte: 015 - ALE/RO - DECOM

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias