Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017 - 01:06 (Tecnologia)

L
LIVRE

INFOPARTY: RONDÔNIA TERÁ APLICATIVO PARA O TURISMO

A Infoparty 2017 será realizada de 17 a 19 de novembro, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, numa promoção do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae).


Imprimir página

Um aplicativo de divulgação do turismo que leva a celulares e tablets um banco de dados com informações sobre os atrativos turísticos do estado será criado por meio de concurso durante a Infoparty, maior feira de tecnologia da região Norte. O APP Turismo Rondônia será desenvolvido durante o “Desafio de Inovação Infoparty 2017”, voltado para programadores e desenvolvedores com o objetivo de municiar o turista de informações sobre serviços, estabelecimentos, agenda cultural e entretenimento disponíveis no estado.

A Infoparty 2017 será realizada de 17 a 19 de novembro, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, numa promoção do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). Os participantes deverão formar equipes com quatro integrantes de, no mínimo, 18 anos e residentes em Rondônia, não sendo permitida a participação de competidores de outros estados. O grupo vencedor receberá o prêmio de R$ 15 mil.

O protótipo do aplicativo será apresentado ao final da feira com lançamento oficial previsto para o início de 2018, durante a apresentação do calendário turístico. “É um evento de vanguarda no âmbito regional e projeta Rondônia, também no turismo, movimentando a economia, já que atrai amantes das tecnologias vindos de outros estados”, diz o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar. Ele acrescenta que a criação do aplicativo durante a feira será um marco para o turismo, tendo em vista que a ferramenta será de grande utilidade para os visitantes, que poderão utilizá-la, em tempo real, durante a experiência turística. “A facilidade e o acesso gratuito ao aplicativo tendem a multiplicar o número de visitantes”, acrescenta.

A Infoparty é um acontecimento tecnológico voltado ao ambiente virtual com ênfase no empreendedorismo digital com a expectativa de que o evento receba um público de cerca de oito mil pessoas, durante as 48 horas ininterruptas de palestras de empreendedorismo (ciência e inovação), criatividade e entretenimento, workshops, competição de games, startups, estandes tecnológicos e praça de alimentação, dentre outras atrações. A proposta é tornar Rondônia referência tecnológica na Região Norte, fomentando o empreendedorismo digital, a inovação tecnológica e a educação na cultura digital, além de ampliar o network dos profissionais da região, descobrir talentos, acelerar projetos e fortalecer a cultura tecnológica.

A coordenadora da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), Epifânia Barbosa, explica que a Infoparty é um evento tecnológico para compartilhamento de ideias, mentorias para startups, competições de robótica, desafios de programação, jogos, rodadas de negócios, apresentação de ideias ou produtos tecnológicos, acesso a investidores anjo. “É um espaço que possibilitará o encontro de todos os interessados em atividades relacionadas à tecnologia, cultura digital, entretenimento e empreendedorismo”, menciona. Segundo ela, a intenção é inserir Rondônia no cenário tecnológico nacional, contribuindo para a formação de uma rede de empreendedores em inovação tecnológica e para o desenvolvimento econômico do estado.

Uma das mais conhecidas cientistas brasileiras no exterior, Duília de Melo é uma das palestrantes confirmadas no Infoparty 2017. Ela é pesquisadora do Instituto de Astrofísica e Ciência da Computação (IACS) e colabora com o Goddard Space Flight Center da Nasa. Duília conseguiu feitos inédito em Ciência e Tecnologia como astrônoma da Agência Especial Norte-Americana (Nasa), a exemplo da descoberta, em 1997, da supernova, um corpo celeste que surge após a explosão de uma estrela.

A Infoparty ainda contará com outros nomes de peso no cenário tecnológico, dentre os quais o jornalista Iberê Thenório, criador do website Manual do Mundo; Camila Achutti, fundadora do blog Mulheres na Computação e embaixadora do Technovation Challenge Brasil; Andrea Iorio, diretor do Tinder na América Latina; Dado Scheneider, criador da Palestra Muda; Conceição de Moraes, mentora no Startup Weekend; e Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Fonte: assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias