Sabado, 03 de Maio de 2014 - 11:10 (Colaboradores)

IDOSOS, CRIANÇAS E INDÍGENAS SEGURADOS DO INSS CONTINUAM VITIMIZADOS POR FRAUDADORES NA AMAZÔNIA

O desabafo partiu de um internauta rondoniense que esta semana desafiou políticos e parte da mídia corporativa a provar que usufruía de cargos em CDS na Câmara Municipal, na Prefeitura, Assembléia Legislativa [ALE-RO], no Palácio Presidente Vargas e/ou em Brasília.


Imprimir página

HUMAITÁ, Sul do Amazonas – São inúmeros os casos de fraudes contra o sistema previdenciário brasileiro. E não são poucos os envolvidos em falcatruas do gênero ainda impunes, sobretudo na Amazônia, onde a falta de informação predomina a respeito dos procedimentos junto à Polícia e ao Judiciário.

Segundo dados extra-oficiais, ‘o modus operandi utilizado por fraudadores não é diferente do usado há décadas atrás pela advogada Jorgina Maria de Freitas Fernandes.  Sozinha, foi responsável por golpes sucessivos à Previdência em mais de 200 milhões de reais.

Mas isso não intimidou potenciais seguidores em todo o país.

Por aqui, este site de notícias apurou que, no Governo dos prefeitos antecessores de Dedei Lobo [PMDB] – hoje pré-candidato a deputado estadual – comerciantes foram acusados de ‘segurar’ cartões magnéticos de aposentados e pensionistas que deviam no comércio varejista e lojista, controlando os saques em bancos e lotéricas locais

- Essa prática predomina ainda hoje, sobretudo nas cidades brasileiras e especialmente, nos grotões amazônicos, atesta o advogado José Ricardo Costa, ex-chefe jurídico da Força Sindical e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Rondônia [FITRAC].

Sobre o assunto, postos e a agências do INSS espalhados entre a Capital Porto Velho e cidades do interior sul do Amazonas negam-se a relatar fatos que são de domínio público. A maior parte dos casos envolve os temidos ‘procuradores’ familiares e estanhos que dominam o trâmite junte à Previdência e aos programas sociais do Governo.

Os ‘procuradores’, neste século, na opinião de servidores exemplares da Previdência e do serviço social nas cidades de Humaitá e Apuy, no estado do Amazonas, ‘personificam a maior parte das fraudes já ocorridas contra crianças tuteladas, aposentados e pensionistas da Previdência Social, segundo disseram.

Além de pagar um aluguel caríssimo para os seus padrões, era quase que obrigado a entregar o dinheiro à procuradora. No bolso dele, no final de cada mês, ‘apenas uns trocados para o tabaco e remédios’.

No Ronaldo Aragão, segundo os informes dados a este site, a mesma pessoa – que não teve a identidade revelada – abrigou em sua casa uma deficiente e uma criança recém-nascida. Sabedora que dois outros filhos foram inscritos no Programa Bolsa Família, a ‘procuradora’ teria sacado o dinheiro das crianças; mesmo sem o cartão liberado pela Caixa Econômica [CEF].

JORGINA TEVE GOLPES COPIADOS – De Porto Velho a Boa Vista - esta localizada no Extremo Norte do Brasil - no Sul, Sudeste e Nordeste, respectivamente, as fraudes são constantes. Nada disso é diferente, também, nos casos que envolvem contratados em gabinetes de parlamentares, prefeitos e governadores.

Nas quadrilhas políticas figuram os tradicionais ‘assessores que dividiriam salários com os contratantes e padrinhos. Nesse quadro, os próprios parlamentares e executivos encastelados no inquilinato do poder, são useiros e vezeiros nesse tipo de crime.

O desabafo partiu de um internauta rondoniense que esta semana desafiou políticos e parte da mídia corporativa aprovar que usufruía de cargos em CDS na Câmara Municipal, na Prefeitura, Assembléia Legislativa [ALE-RO], no Palácio Presidente Vargas e/ou em Brasília.

Ferraz diz, contudo, que ‘as fraudes deixaram de ser uma especialidade da maior fraudadora do INSS de todos os tempos, para encarnarem a figura dos temidos procuradores homologados por conhecidos cartórios’, alguns deles colocados sob suspeita pelo Conselho Nacional de Justiça [CNJ] e Juízos regionais.

XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, TV, Repórter Fotográfico e CONTATO de Agências de Notícias nas Amazônia, Países Andinos e Bolivarianos. 

Fonte: XICO NERY

Noticias relacionadas

  • 06.06.2017 21:36
    CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO
  • 05.06.2017 13:43
    EU NÃO ME CANSO DE FALAR!!! - POR ZECCA PAIM
  • 03.06.2017 13:31
    COLUNA SOCIAL MARISA LINHARES: FACIMED
  • 02.06.2017 16:50
    CHEGOU O QUE VOCÊ ESPERAVA N-CONTROL AMANSA O VÍRUS DA MANCHA BRANCA
  • 02.06.2017 11:38
    ZEQUINHA É RECEBIDO POR TITULAR DA SEMES E DISCUTEM AÇÕES AFIRMATIVAS ÀS PERIFERIAS DA CAPITAL
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt