Domingo, 30 de Outubro de 2016 - 18:22 (Eleições 2016)

L
LIVRE

HILDON CHAVES DERROTA LEO MORAES E É ELEITO PREFEITO DE PORTO VELHO

Levando em consideração os nomes dos prefeitos que assumiram após 15 de novembro de 1985 quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito das capitais, Hildon Chaves é 18° prefeito eleito de Porto Velho.


Imprimir página

Um pernambucano foi eleito nesse domingo (30) como novo prefeito de Porto Velho (RO) para o exercício 2017-2020. Hildon de Lima Chaves (PSDB), de 48 anos, nascido em 25 de maio de 1968 no Recife totalizou 148.673 mil votos nesse domingo (30), segundo turno das Eleições. O tucano obteve 65,15 % da preferência e derrotou o deputado e também candidato, Leo Moraes (PTB) que recebeu 79.534 mil votos ficando com 34,85 %.

Hildon Chaves é da coligação “Juntos por uma Porto Velho melhor”. Ele foi eleito para administrar a capital ao lado do seu vice-prefeito, Edgar do Boi (PSDC). Hildon concorreu pela primeira vez numa eleição e foi comparado ao prefeito eleito de São Paulo, João Doria.

Durante suas participações nos debates, Hildon deixou claro que “decidiu ser candidato a prefeito de Porto Velho para que, com sua experiência, visão e capacidade administrativa, possa estabelecer um novo patamar de organização e desenvolvimento para nossa cidade, há décadas estagnada ou em regressão”.

Levando em consideração os nomes dos prefeitos que assumiram após 15 de novembro de 1985 quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito das capitais, Hildon Chaves é 18° prefeito eleito de Porto Velho.

Coletiva

Em sua residência, Hildon Chaves fez seu primeiro pronunciamento como prefeito eleito ao lado de várias lideranças política do estado. Ele falou sobre os primeiros trabalhos, destacou o apoio da população para a sua vitória, citou os planos de trabalhos emergenciais e falou em buscar parcerias com o governo e bancada federal.

“O apoio da população de Porto Velho, de tantas lideranças, da população acredito que a sinceridade das nossas propostas fizeram o resultado positivo. Isso só aumenta a nossa responsabilidade (....) Já quero apagar as praticas da velha política (ao referi-se aos ataques sofridos durante a campanha). Porto Velho quer respeito, dignidade, cuidados (...) Vou sentar com o prefeito atual, o governador Confúcio Moura, para discutir a melhor forma de transição (...) Vamos trabalhar de primeiro plano o saneamento básico, energia elétrica, reparos urgentes na saúde, sobretudo nos postos, na área da educação também. Essas serão as minhas primeiras atividades”.

A festa no ninho tucano

Na sede do PSDB, uma banda de música elevou o tom da vitória. O Hino de Rondônia foi entoado como machinha de carnaval. Fogos de artifícios também abrilhantou o ninho tucano. Muitos eleitores, simpatizantes, dirigentes do partido bem como cabos eleitorais de Hildon Chaves se aglomeraram no local, eles aguardaram ansiosamente a chegada do candidato eleito. Vereadores eleitos também compareceram na festa tucana.

Pesquisa

No 1° turno, o IBOPE apresentou Hildon Chaves em quinto lugar na primeira pesquisa encomendada pela Rede Amazônica/TV Rondônia. Já no 2° turno, na sexta-feira (28) que Hildon Chaves aparecia com 62% dos votos válidos e Leo Moraes com 38%. Na pesquisa anterior, ainda desse turno, Dr. Hildon tinha 59% e Léo Moraes, 41%.

Propostas

Com base em 12 eixos estratégicos, seu plano de governo é trazer à vida a vocação de Porto Velho, que é a de abrir-se para explorar de forma sustentável sua grandiosidade territorial e sua ligação umbilical com o Rio Madeira.

Entre suas propostas é tornar Porto Velho “um hub de produção e distribuição de alimentos. Este é nosso maior desafio econômico e a maior oportunidade, e que possibilitará transpor décadas de atraso e a eliminação dos surtos econômicos destrutivos que historicamente nos abalam”.

Faz parte do seu projeto o “Programa Porto Velho 2030” para pensar e planejar a cidade que queremos, antecipando soluções para problemas urbanos decorrentes do crescimento desordenado, e possibilitar a construção de uma cidade humanizada, urbanizada e limpa.

Existem propostas para mobilidade urbana, saneamento básico, saúde, desenvolvimento econômico, agricultura, infraestrutura, educação, gestão pública, turismo, família, distritos e outros.

Quem é Hildon Chaves?

Hildon de Lima Chaves nasceu em 25 de maio de 1968, na cidade de Recife-PE, onde residiu até o ano de 1987, quando mudou-se com a família para Curitiba, cidade em que concluiu o ensino médio e, posteriormente, o curso de Direito em Janeiro de 1992.

Ainda em 92 e com apenas 24 anos, foi aprovado em concurso público, tendo sido um dos mais jovens promotores de justiça do país. Em agosto tomou posse no cargo de Promotor de Justiça do Estado de Rondônia, iniciando sua carreira na cidade de Vilhena-RO.

Em Maio de 1998 foi promovido para a capital de Rondônia, onde reside há 17 anos. Em Porto Velho, atuou no Primeiro e no segundo Tribunal do Júri, bem como na Vara de Execuções Penais e, por último, na Promotoria de Defesa da Saúde.

Em agosto de 2013 pediu exoneração do cargo de Promotor de Justiça, para dedicar-se ao Grupo Athenas Educacional, que havia sido criado 20 anos antes a partir de um colégio em Pimenta Bueno, juntamente com sua esposa, Ieda Chaves. Atualmente Hildon Chaves e sua esposa dividem a presidência do Grupo Athenas Educacional, que é o maior Grupo Educacional da Região Norte do país, mantendo cinco faculdades presenciais nos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Acre, e atendendo a mais de 11.000 alunos. O Athenas Educacional também mantém cinco Pólos de Educação à Distância, em parceria com a Unopar no interior de Rondônia.

Um vice-prefeito pecuarista e radialista

Edgar Nilo Tonial tornou-se conhecido por Edgar do Boi por atuar na atividade pecuarista há quase 30 anos. Natural do estado de Santa Catarina, chegou em Porto Velho em 1986, aos 23 anos de idade. É casado, pai de dois filhos e engenheiro civil de formação, atuando também na construção há mais de 20 anos.

Ingressou na vida pública em 2007, quando esteve à frente da secretaria de Obras do Governo do Estado de Rondônia, durante dois anos. Entre as principais conquistas em sua gestão destaca o Programa Luz Para Todos que levou para todas as zonas rurais do estado. Em 2008 tornou-se o presidente estadual do PSDC (Partido Social Democrata Cristão). Em 2014 concorreu ao cargo de Deputado Federal, obtendo a expressiva votação de quase 10 mil votos.

Durante três anos consecutivos, Edgar do Boi comandou o programa “Café e Debate” pela rádio Boas Novas AM de Porto Velho, de 2013 a 2016. Liderando audiência no horário, Edgar interagia com os ouvintes debatendo problemas da cidade. Licenciou-se devido ao período eleitoral, para enfrentar mais este desafio em sua vida.

Fonte: NewsRondônia

Noticias relacionadas

  • 30.10.2016 21:11
    HILDON CHAVES OCUPA O TOPO DOS MAIS VOTADOS ENTRE AS CAPITAIS
  • 30.10.2016 20:17
    QUASE 75 MIL NÃO COMPARECERAM PARA VOTAR, EM PORTO VELHO
  • 30.10.2016 17:21
    ELEIÇÕES 2016: CONFIRA A APURAÇÃO AO VIVO
  • 30.10.2016 16:53
    SAIBA ONDE OS CANDIDATOS VÃO ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS
  • 30.10.2016 15:42
    TRE CONFIRMA NAUFRÁGIO DE BARCO EM COMUNIDADE RIBEIRINHA
  • Comentários

    Veja também

    Outras notícias + mais notícias

    Http://www.Auto-doc.pt