Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2015 - 07:39 (Colaboradores)

GOVERNO MAURO NAZIF CONTEMPLA BANDEIRANTES, RIO PARDO, RIO DAS GARÇAS, JOANA D’ARC E CHACAREIROS COM MELHORIAS DE VICINAIS

No diagnóstico apresentado ao prefeito Mauro Nazif [PSB], a secretaria de Agricultura apontou a saída para a solução dos problemas no ano seguinte [2013] e hoje, o quadro se demonstra satisfatório, vez que o atendimento às escolas e aos agricultores estabelecidos nesses Distritos, ‘cujas vicinais voltaram a funcionar adequadamente’, esclareceu o secretário.


Imprimir página

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento [SEMAGRIC], Leonel Bertolin anunciou neste sábado [17], a conclusão das obras de recuperação e aberturas de vicinais dos distritos de União Bandeirantes e Rio Pardo. As frentes de serviço também priorizaram o Projeto de Assentamento Riacho Azul, Setor Chacareiro e as Linhas 32 e 37.

Segundo o secretario Bertolin, ‘face o estado precário das estradas, em 2012, o ano eletivo rural foi bastante prejudicado em algumas regiões’, atingindo a marca inédita de apenas 25 dias na cobertura do calendário escolar, mas fora do período que deveria ser cumprido pela secretaria de Educação.

No diagnóstico apresentado ao prefeito Mauro Nazif [PSB], a secretaria de Agricultura apontou a saída para a solução dos problemas no ano seguinte [2013] e hoje, o quadro se demonstra satisfatório, vez que o atendimento às escolas e aos agricultores estabelecidos nesses Distritos, ‘cujas vicinais voltaram a funcionar adequadamente’, esclareceu o secretário.

Ele esclareceu, ainda, que, ‘o plano de obras da nova SEMAGRIC obedece às orientações do prefeito, que nos ordenou toda a atenção à questão vivenciada pelo setor primário e da agricultura familiar, de forma a atender todos os setores da administração municipal e distrital’.

As linhas gerais inseridas no cronograma de trabalho posto em prática pela gestão Mauro Nazif, revelou Leonel Bertolin, ‘é centrada na organização e planejamento de ações que visam à otimização dos serviços, muito dos quais, no passado recente, se quer eram olhados de frente’. Atualmente, ‘o quadro é outro’, ele afirmou.      

De acordo com o titular da SEMAGRIC, ‘com a manutenção dessa nova política de recuperação de estradas, em 2013, a Escola José Augusto da Silva, no Distrito de Extrema, alcançou a melhor marca e aprovação do Ministério da Educação [MEC] com a medição do IDEBE [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de Porto Velho - a escola saltou da nota 3.9, para 5.6.

Ele reconheceu, contudo, que, “que outros fatores contribuíram para a nota auferida pelo MEC’. Mas admitiu, porém, que, ‘com as estradas em condições de trafegabilidade normal, alunos e professores, agora, podem chegar à escola para estudar’, o que não ocorria antes, vez que a orientação do prefeito é priorizar as estradas por onde passam os ônibus escolares”, afirmou o secretário.

NOVA REALIDADE - No resumo das ações realizadas entre os dias 12 a 17, no distrito de Rio Pardo, foram feitos 1,2 mil metros de desaguamento de vias; implantação de bueiros na Linha 15, do Projeto Assentamento Joana D’ARC; duas linhas de bueiro na Linha 105; encascalhamento e implantação de cinco linhas de bueiros, na Linha 4. Já em Riacho Azul, foram 13,20 mil metros de encascalhamento, patrolamento e limpeza das laterais das vicinais e estradas.

Dentro do cronograma cumprido em Riacho Azul, no Ramal São Domingos foram construídos 7,7 mil metros de encascalhamento, patrolamento e limpeza lateral; no Ramal dos Macacos, três quilômetros de abertura de estradas e encascalhamento primário. No Setor Chacareiro, o encascalhamento e desaguamento de vias nos ramais Pé de Cedro, Luciana e Jussara.

No Distrito de União Bandeirantes, segundo relatório técnico divulgado, o trabalho foi realizado nas linhas PO, 06, 08, 09 e 10, Nesses locais, revelou Leonel Bertolin, foi implantada linha de bueiros, encascalhamento de laterais, tapa-buraco, patrolamento e abertura de desaguadores para saídas de águas nas vias de acesso.

Num outro ponto das ações, a Secretaria Municipal de Agricultura [SEMAGRIC] fez vistorias e desaguamento de linhas na localidade Rio das Garças, Ramal Primavera, além no Reassentamento Joana D’ARC, na Fazenda Norte Brasil, no Ramal do Bernardo e no Travessão que interliga as linhas 27 e 32.

XICO NERY com informações da SEMAGRIC 

Fonte: Xico Nery

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias